Tenho um notebook Asus S46CB (K46CB) com as seguintes especificações: Core i7 3537U @ 3.1 GHz, 8GB (2x 4GB) RAM DDR3 1600 MHz, SSD 120GB Sata + SSD 24GB mSata, GT 740M 2GB 128 bits.
Pois bem… Segundo o site da Nvidia, a versão mais atual do driver que suporta a GT 740M, no GNU/Linux, é a 418. Tanto é que sistemas como o Ubuntu só permitem a instalação até essa versão (oferecem o 340, o 390 ou o 418). Até aí tudo bem.
Acontece que migrei do Ubuntu para escapar dos vários bugzinhos e comecei a usar o Pop!_OS, o que tem sido uma experiência bem melhor. Acontece que o Pop!_OS sempre força a atualização do driver mais atual (descobri isso apenas recentemente), e o painel de controle do X Server indica que estou usando o 460.67. Quando clico em detalhes da GPU, tudo funciona, e ela está respondendo normalmente ao uso do sistema. Consigo inclusive trocar entre o chip gráfico integrado da Intel e a placa dedicada da Nvidia. Mesmo os jogos na Steam estão funcionando normalmente usando a placa dedicada. WTF?
Que tipo de magia está ocorrendo aqui? Como é possível estar utilizando um driver não suportado e ele funcionar? Será que esse pacote, oferecido pela System76, tem alguma alteração que possibilita isso?
A GT 740M tem a mesma arquitetura Kepler de outras placas que ainda são suportadas. O fato de isso estar funcionando apenas parece confirmar o que eu já suspeitava: a Nvidia desabilita a compatibilidade do driver propositalmente, sendo que não haveria problema. O Pop!_OS força a utilização do driver proprietário mais atual, passando por cima dos requisitos, e aí “milagrosamente” funciona. Mais um dentre os muitos motivos para odiar a Nvidia.
Essa trava acontece também no Windows, apesar de ser possível encontrar aquivos como .init de uma GT 740m em drivers mais atuais quando o .exe é descompactado a Nvidia nãos o testa e pelo visto ela faz o mesmo no Linux.
Foi uma audácia do POP! OS.
Atualmente estou usando o Manjaro. Por padrão, ele instala o driver 390, com Bumblebee, ao detectar a GT 740M.
Forcei, pelo terminal, usando o mhwd, a instalação do driver 470. Resultado? Funcionando perfeitamente. O comando, para o Manjaro, é este (após desinstalar, via opções do sistema, o driver 390):
Fica a conclusão: por mais que a Nvidia não liste a GT 740M como compatível com o driver Kepler mais atual (470), ela funciona normalmente, assim como outras placas de mesma arquitetura que são listadas como suportadas.
O driver 470 é o último a suportar a arquitetura Kepler, então drivers mais atuais provavelmente não funcionarão, e forçar a instalação resultará em tela preta.