Driver Nvidia em PC Antigo (GeForce 7200 GS)

Olá, gente!
Peço ajuda para instalar o driver da Nvidia no Lubuntu 18.04, ou alguma dica de distro que funcione bem com esta placa de video, ou alguma outra solução.

Eu utilizava o Lubuntu 16.04 no seguinte pc:
Pentium IV 3 Ghz (LGA775)
3 Gb de ram
Nvidia GeForce 7200 GS
Funcionava bem para meu uso que tem foco em estudo e em aulas. Porém preciso gerar superfícies 3D e o Geogebra fazia isto.

Com o fim do suporte da versão 16.04, atualizei para a 18.04, porém o Geogebra 3D não funciona nem no programa nem pelo navegador. Em “Drivers Adicionais” não há mais a opção do driver da Nvidia.
Tentei alguns tutoriais de instalação, inclusive o da própria Nvidia, e não tive sucesso.

1 curtida

no fórum tem um tuto que ensina a instalar o driver legado.

[Dica] Instalar driver legado 304.137 (Geforce 6 Series) em distros atuais com base no Ubuntu 18.04

só um aviso, é um parto fazer esse troço funcionar, nuca consegui fazer funcionar no 18.04.

1 curtida

No Manjaro, instalando o repo Manjariando, esse driver tem suporte até o kernel 5.4… dá uma olhada aí!

2 curtidas

ai se eu tivesse visto isso antes

1 curtida

Obrigado, não tinha visto. Eu tentei isso, funcionou por alguns 5 minutos e o pc travou. Tentei abrir o Geogebra pelo terminal pra ver se aparecia algum erro, mas o pc só trava do nada depois de uns 5 minutos .

Obrigado! Essa solução pareceu bem tranquila, mas na hora do boot pra instalar o Manjaro aparece o erro:

1 curtida

Verifica se vc iniciou com o 5.4 mesmo!

Desculpem a demora. Conferi e é o 5.4 mesmo. Baixei a .iso novamente e deu certo a instalação.
Segui esse tutorial para adicionar o repositório do blog: Repositório Manjariando | Manjariando

Na hora de atualizar dá um erro com os pacotes lib32-libcanberra-gstreamer e o libcanberra-gstreamer.
Segui essa solução e, a princípio, deu certo: Problemas para atualizar o Manjaro
Só que depois de fazer todo download e começar as instalações aparece uma mensagem escrito “error” e a tela fica com os caracteres alterados.
Depois disso fechei a tela e segui o tutorial da nvidia. Não apareceu nenhum erro. Reiniciei o computador, mas não apareceu imagem.

Acabou que eu instalei o Debian 9 que ainda tem suporte para esse driver. Está funcionando bem com exceção de quando o descanso de tela é ativado, pois na hora de reativar fica só a tela preta. Eu desativei o descanso de tela, mas gostaria de saber se isso tem solução.

Obrigado pela ajuda!

1 curtida