Só tô criando esse POST pra expressar minha indignação com os Drivers NVidia e o Zorim Os.
A uns 3 meses entrei no universo Linux da força, a dois meses instalei minha primeira distro, o Zorim e ainda estou nele.
Ele pode até ser estável mas não tem fundamento de como ele quebra os drivers NVidia tão facilmente, qualquer coisa é motivo pra ele corromper e só funcionar a GPU integrada
Tenho um notebook Acer com uma rtx 3050.
Agora já tenho a isso do bazzite e do cachyos baixados. E um desses dois vai ser minha próxima distros.
Pelo q vi o cachy tem uma opção de lidar melhor com GPU híbrida isso me agrada bastante.
Tenho a mesma gpu e utilizando a um tempo o Zorin. Inclusive mudei da versao 570 para a 575 sem problemas. So ir no aplicativo Programas e atualizações e na aba Driver adicionais. Selecionei a de kernel open.
Gostaria de levá-lo à real causa do problema, que é a junção do software proprietário da nvidia com a imensa gama de distribuições linux.
Não obstante, agora há dois servidores gráficos: X11 e Wayland. Embora um deles seja disponibilizado por padrão conforme a distribuição, sempre vale a pena testar o outro e ver qual te atende melhor.
No mais, estamos sempre por aqui para ajudar naquela configuração marota que faz toda a diferença!
Cara recentemente até cogitei ir pro fedora silverblue ou bazzite pela imutabilidade, pelo que me parece uma ver instalado ele dificilmente pode corromper, sem mexer com a rpm ostree