Driver de vídeo do kernel Linux está sendo reescrito em Rust por brasileira

A brasileira Maíra Canal está reescrevendo o driver VGEM em Rust, à exemplo do que a desenvolvedora Asahi Lina tem feito no projeto Asahi Linux, onde o Kernel Linux está sendo refatorado, também com a linguagem Rust, para funcionar em computadores com chip Apple Silicon.

O driver VGEM (Virtual Graphics Execution Manager) é um serviço de administração virtual de memória de vídeo, utilizado pelo LLVMpipe e outros cenários de compartilhamento de buffer entre o servidor e o DRI em hardwares que não possuem nativamente a capacidade de renderização 3D. Ele aumenta o desempenho durante a rasterização e suas cerca de 400 linhas de código fazem parte do kernel há quase uma década.

Segundo a Maira em seu blog, a escolha do Rust ocorre pela linguagem ter um gerenciamento de memória nativo eficiente e poderia melhorar o desempenho, deixando o VGEM mais fácil de ser aprimorado, além de assegurar a segurança de dados e eliminar uma série de bugs durante a compilação. Ela se considera uma iniciante em Rust e esta refatoração seria também uma forma dela se aprimorar na linguagem.

A refatoração ainda está em fase inicial e não há previsão para a sua conclusão, em seu blog ela relata o presente estágio de desenvolvimento.

8 curtidas

Sensacional! A Mozila acertou demais no Rust. Tem se mostrado muito eficiente em muitos cenários.

Agora, temos que levantar mesmo esses talentos brasileiros! Tem muita gente ■■■■ ai.
Parabéns à Maira, top!

Parabéns a vocês equipe Diolinux por trazer essas particularidades.
#valeu

5 curtidas