Eu sinto muita falta no ambiente linux, seja qualquer distro, uma forma oficial ou não de ter todos os recursos que os drivers dos fabricantes fazem.
Eu não comento sobre imprimir colorido ou preto e branco e coisas básicas, eu falo sobre:
* Limpeza da cabeça de impressão
* Frente e verso automático, se o modelo permitir
* Configuração de cores na hora da impressão
* Modo de impressão livreto, duas págias e etc.
* Ter todos os modos e papeis de impressão que existem no driver nativo pra Windows.
Eu acredito que muita coisa é possível mas, até hoje, eu não consigo virar minha gráfica pro modo pinguin da força por conta disso, pois imprimir eu consigo mas a qualidade de impressão que é o mais importante pra mim, esse controle eu não tenho e sempre imprime no modo “padrão” e não na qualidade “alta” ou “ultra” se o modo de impressão permitir.
Eu tenho impressoras Epson e Canon e hoje, até onde eu sei, não existe drivers pra Linux que permitam isso pois todos que testei, todos tem uma limitação em um pouco ou mais pontos do que comentei acima.
1 curtida
Já foi a este site procurar pelo driver da impressora?
https://www.openprinting.org/printers/
Não tem lá.
Aparentemente, só tem drivers para modelos antigos.
Isso não se resume somente a impressoras mas praticamente todo os drivers e utilitários dos drivers no Linux são desse jeito (exceção somente da NVIDIA que teve vergonha na cara e fez pelo menos algo pro Linux, mesmo que de maneira não funcional)
Nenhum desses é driver, isso é software utilitário e alguns nem isso, por exemplo:
Isso é o app de impressão
Isso depende da marca, EPSON, HP e Samsung (2016+) tem, as multifuncionais (especialmente com Android e similares) tem como configurar isso no painel da própria impressora
Acho que o problema não é que não tem, mas sim que não está agrupado de forma fácil.
- Limpeza da cabeça de impressão: Isso realmente não achei jeito pra fazer com a minha impressora. Mas quando seca, eu acabo sempre fazendo do jeito ROOTS injetando um pouco de água com detergente com seringa na cabeça. É esse jeito que todo mundo fala que queima a cabeça mas eu acho mais efetivo, fiz já umas 5x. No final o melhor jeito é sempre inventar algo pra imprimir a cada duas semanas e evitar de ressecar a tinta.
- Frente e verso automático: desconheço jeito para que ela pause durante a impressão. Sempre fiz imprimir pares, depois pegar e imprimir ímpares.
- Cores na hora da impressão: Desconfio que seja feito no cups por filtros de impressão. Já vi sobre mas nunca me atrevi a tentar configurar algo. Pra mim só o fato de escolher entre monocromático/colorido já é suficiente.
- Livreto: Como converter um pdf para o formato livreto? ou por opção no próprio programa de edição de texto (no libreoffice é possível configurar livreto). No cups também tem forma fácil de imprimir duas páginas por folha, em configurações de impressão.
- Tipos de papéis (dimensão) já enfrentei problemas do tipo. Tentei mexer mas meu problema foi mais que a própria impressora não quis pegar papel fora de dimensão, tive que grudar em cima de um A4 pra poder fazer a impressão.
Natanael, obrigado pela resposta.
Quando eu comento sobre a configuração na hora da impressão, penso em cenários onde eu não tenho controle na arte mas sim um PDF chapado pra imprimir, Uma foto desbotada pra imprimir.
Nesses cenários eu consigo, pelo driver do Windows, fazer alguns aprimoramentos pra melhorar a impressão e dar mais vivacidade às cores.
Sobre a questão da limpeza da cabeça de impressão, seria muito mais rápido do que ir navegar nos menus da impressora pra fazer isso.
Mas obrigado pelas respostas.
isso depende dos fabricantes disponibilizares tais recursos no linux.
Tá confundindo driver com software de gerenciamento.
nnnnn. na realidade, as duas coisas n s disponibilizadas com os mesmos recursos. uso uma impressora no meu trabalho, no kubuntu, que n tem limpeza de cabeça de impressão e outros recursos.
1 curtida
Sem driver não fosse disponibilizado vc nem conseguiria imprimir.
Tenho duas impressoras, uma HP jato de tinta fotográfica e uma Brother a laser. Na HP uso o HPLIP que possui as funções para limpeza e alinhamento de cabeça, além de outras coisas. Na Brother uso o software do fabricante, que tem tudo o que preciso, inclusive já deixo configurada para impressão frente e verso. Minhas impressoras não são multifuncionais, mas para scanner eu uso o VueScan.
Quando vou comprar um periférico sempre verifico a compatibilidade com o Linux e percebo que alguns fabricantes não dão a mínima para o Linux e os que dão, apesar da maioria não ser essas coisas, se sobressaem pelo mínimo que fazem.
1 curtida