Oi! Formatei o note, o sistema já está todo atualizado, e o download no firefox está extremamente lento sendo que nunca foi assim (sempre achei ele o navegador mais rápido pra downloads), tem algo que eu possa fazer? Nos testes de velocidade e usando sites a minha internet está ótima.
Exemplo: faz literalmente 30 minutos que tô esperando baixar o edge, o arquivo é de 115 megas, antigamente isso baixava em menos de 1 minuto.
A internet é de 100 megas e o download está em 38KB.
Uso o mint 20.2 cinnamon
Edit: a demora acontece também no Edge, porém no edge eu já ativei o parallel download. O vscode .deb e o edge .deb em ambos os navegadores demoram pra baixar, o edge parece um pouco mais rápido mas ainda assim leva minutos. Um pdf de 18 megas baixou em menos de 2 segundos em ambos os browsers.
Tentou instalar o edge via flatpak para ver se o problema de velocidade continua? Já experimentou baixar algum outro software só para testar se é problema mesmo do FF? Exemplo o .deb do Discord
Agora tentei baixar o vscode e mostra 4 minutos pra baixar 80 megas do arquivo, a velocidade está em 200KB
Testei agora baixar o vscode no edge e tá a mesma coisa, sendo que o parallel download está ativado no edge pra ser mais rápido os downloads. O edge é o .deb do site da microsoft
Hmm, só por garantia, faça um teste de velocidade com o Speed Test da Ookla para ver se sua velocidade de download está coerente mesmo. Se estiver, faça um teste de tentar atualizar o sistema por completo e verificar se os mirros do apt e flatpak estão lentos também. De brinde, instala o Edge em flatpak para testar logo a hipotese de ser apenas o FF é o vilão central da história: flatpak install flathub com.microsoft.Edge
Então provavel de ser algum problema com a sua rede mesmo. Mas como todo cuidado é pouco, teste pelo celular também baixar algo do navegador só para descartar que não seja a sua máquina então dando alguma loucura.
Você está usando a versão Edge do Mint? Tenta atualizar geral, reinicia e, só para matar uma formiga com uma bazooka, passe a lambida com o Stacer (AppImage).
Atualizar tudo: sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean && flatpak update -y && flatpak uninstall --unused -y
Tudo atualizado e testei baixar o edge em .deb da microsoft (testei baixar o arquivo tanto no firefox quanto no próprio edge), no ff a velocidade estava 40KB e no edge esta 130KB.
Testei baixar um pdf de 18 megas e baixou em menos de 2 segundos, a demora tá sendo com esses arquivos “grandes”
Como mencionado @Physis_19 pode ser algo relacionado aos servidores, já que ambos VSCode e Edge são da Microsoft… Experimente com outros pacotes por exemplo com alguma ISO do Debian presente neste link.
Outra opção tente baixar o Edge com o utilitário wget, para verificar se é algo relacionado ao Browser ou sua conexão.
O download do debian está normal para sua conexão(ainda mais se estiver uitlizando wifi de 2.4 ghz). Acredito que as velocidades baixas de download de alguns arquivos estejam relacionadas aos servidores mesmo, lembro de também já ter enfrentado problemas na velocidade de download do Edge nos repositórios da Microsoft.
Parece realmente que é algo relacionado aos servidores da Microsoft, a iso do Debian tá baixando numa velocidade padrão pra 100MB, já tive problemas com eles tbm para baixar iso do W10, em alguns horários era um saco, demoravam muito, o Mint também já tive problemas, alguns mirrors ficam bem lentos
Veja se amanhã esse problema continua, pelo o que me parece é algo mais localizado com alguns servidores congestionados, ou até algum problema da sua rede mesmo. Se puder, tenta ver se usando a rede cabeada (caso seu notebook tenha entrada para cabo de internet, e se tiver um também haha) ao invés do Wi-Fi o problema continua, eu sempre uso a rede cabeada no PC então quando eu tenho esses problemas de lentidão, quase sempre são os servidores congestionados.
A velocidade dos mirrors pode variar muito mesmo, também já enfrentei problemas nesse sentido na hora de fazer atualizações. Como o @Physis_19 sugeriu, recomendo tentar amanhã, acredito que se fosse algum problema relacionado a drivers ou algo assim, os testes de velocidade também falhariam, mas eles apresentam resultado normal. O download do debian também está normal(dificilmente mirrors de distros vão entregar 100% da sua velocidade de download).
Se não funcionar uma tentativa pode ser atualizar o kernel, o kernel que o Linux Mint 20 usa como padrão é bem antigo 5.4. O Mint tem um gerenciador de kernel dentro do gerenciador de atualizações, acreditor que tenha versões mais recentes do kernel pra instalar nesse gerenciador, provavelmente a versão mais recente seja a 5.15.