Recentemente levamos o notebook antigo da minha mãe para usarmos em nossa loja. Ele já está um pouco desgastado e a bateria tem alguns problemas, mas não é exatamente uma “lata velha”. O mesmo possui 4gb de RAM e um Intel Core i3, o que para somente abrir planilhas, acessar o e-mail e editar algumas artes no GIMP está excelente.
O problema é que ele vem com o Janelas, o destruidor de hardwares com sua memória virtual e outras funcionalidades arcaicas e inúteis. Prometi à minha mãe dar uma nova vida ao mesmo rodando uma distro Linux e estava tudo indo perfeitamente bem até que me deparei com o fato de que ele é de arquitetura 32-bits, e quase ninguém mais desenvolve distros para 32-bits.
Alguém teria alguma sugestão? Tenho familiaridade com Ubuntu, Arch Linux e Manjaro, porém fico aberto a outras famílias de SO’s.
Qual é o modelo exato desse equipamento? Não creio que seja 32 bits. Desde a 1ª Geração, os Core i3, tanto mobile quanto desktop, já eram 64 bits. Inclusive não teria 4GB de memória RAM caso fosse 32 bits, já que o sistema não poderia utilizar toda a memória.
Além disso, sistemas de 32 bits já estão, de certa forma, abandonados, e os poucos restantes têm limitações (o Flathub, por exemplo, já perdeu o suporte para boa parte dos aplicativos).
Recomendaria o Linux Mint. Mas, já que você tem familiaridade, talvez seja uma boa ideia usar o Debian (não x86, mas x64).
Se realmente for um i3, é 64 bit pode estar confundindo com a versão do windows, mas como vai utilizar em uma loja seria bom um debian, um mint talvez, pega alguma distro 64 bits tenta instalar, já confundi pensando que meu pc é 32 bits
Se, mesmo sendo a máquina de 64 bits, preferir um sistema de 32 bits, vale dizer que, entre as distribuições de Linux, isso está ficando cada vez mais raro, mesmo porque o Ubuntu e suas derivações já deixaram essa arquitetura para trás (tal como Fedora e OpenSUSE).
Quem ainda está com ISOs recentes para 32 bits: Debian, Devuan, Linux Mint Debian Edition (LMDE), Q4OS, AntiX (que é pensado para computadores antigos), MX Linux, Bunsenlabs, Raspberry Pi Desktop (versão Debian, para PCs), Mageia, ROSA Linux. Isso do que me lembro. Não sei quanto a Arch e derivações.
Debian e distros diretamente baseadas no Debian ainda “seguram as pontas” para as máquinas de 32 bits. O Debian 11 vai continuar segurando.
Fora dessa base, há Mageia e ROSA, “herdeiros” do Mandriva. Pesquisei se o PCLinuxOS e o OpenMandriva LX ainda seriam compatíveis com 32 bits, mas não achei nada nesse sentido.
Solus é só para x64. Li em algum lugar que a comunidade Arch mantém uma versão 32 bits. E quanto a Void, Alpine e outras distros “exóticas”? Aliás, o último Puppy Linux de 32 bits de que me lembro é o Bionic, 8.0.
Isso é meio estranho, um i3 32-bits?..
chuto que você possa talvez tendo confundido a arquitetura do windows com a arquitetura da CPU
mas deixando isso de lado, aqui vai umas sugestões de Distros
Ubuntu
Zorin OS Lite
Linux Mint(XFCE/Mate)
Debian
Q4OS
(alem do trinity de ser leve ao ponto de ate um atom antigo rodar com um desempenho fluido,possui tema do windows xp/7,caso ela ainda esteja acostumada com as velhas janelas)
MX Linux
Parrot OS
Debian(Padrão também serve, estou utilizando o Debian Buster com KDE em um celeron 847 e ate agora não tive nenhum problema)
Você está confundindo o modelo do notebook e/ou processador. Como mencionei anteriormente, a Intel nunca criou um Core i3 que não tivesse suporte a 64 bits: Todos os Modelos do Core i3 - Processadores - Clube do Hardware. Portanto, se o processador realmente for um Core i3, a informação que você viu, de não ter suporte a 64 bits, está certamente incorreta.
Ao pesquisar por Lenovo G475, encontrei referência aos processadores AMD C-50, AMD C-60 e AMD E-350. Por sinal, todos também com suporte a 64 bits. Ao pesquisar por Lenovo G470, encontrei um modelo com Core i3 2310M, um processador antigo, mas ainda bem capaz e, naturalmente, 64 bits: Intel Core i32310M Processor 3M Cache 2.10 GHz Especificações do produto
Você me perguntou assim: “qual é o modelo exato desse equipamento?”. Se a sua intenção era saber o modelo do processador, deveria ser um pouco mais específico. Mas agradeço a sua ajuda.
Quando pego informações do sistema em “Meu Computador”, ele informa que é 32-bits. Se há outra maneira de ver o suporte do notebook no “Janelas”, eu não faço ideia de como, pois já não uso este sistema operacional arcaico e decadente do Windows já se fazem 3-4 anos.
O “Meu Computador → Propriedades” informa a arquitetura do sistema operacional. Como já destacaram aqui, creio que você esteja confundindo arquitetura do SO com da CPU. Isso é bem comum com máquinas mais antigas, fabricantes tinham o costume de colocar o Windows 32 bits em CPUs de 64 bits.
Meu notebook anterior veio com Windows 32 bits também e por muito tempo pensei que o mesmo só suportava 32 bits, depois descobri que foi a Acer que quis assim, mas, o processador era integralmente compatível com 64 bits.