Distros discutem abandonar Firefox por motivos de privacidade

Algumas distros estão discutindo abandonar o Firefox ou criar um fork dele por causa da recente mudança nos termos de uso da Mozilla:

https://discussion.fedoraproject.org/t/will-fedora-still-use-firefox-after-their-privacy-policy-changes/146303/

#1099130 - firefox-esr: Please package a fork that respects users privacy - Debian Bug report logs (marcado como severidade=sério)

Lembrando que no momento é apenas discussão e nada decisivo.

Eu pessoalmente acho que não vai dar em nada.

6 curtidas

Vou ja me atualizar do que se trata todo esse barulho.

1 curtida

Passou da hora mas se bobear ninguém vai querer mexer
Mozilla tá precisando e entregar esse navegador pra comunidade opensource(por mais que já tenha o código aberto) e sair do ramo

3 curtidas

Tem LibreWolf

2 curtidas

Cara, eu vou continuar usando o firefox, até por quê o Brave sempre se envolve com venda de dados e o opera é pesado para meu hardware

2 curtidas

Rapaz, saiu do main e distrib do Debian e foi para non-free, será que sai um fork ou a vai virar nada?

Saiu do main? Tem certeza que não tá vendo notícias desses blogs de fundo de quintal?
https://tracker.debian.org/pkg/firefox
https://tracker.debian.org/pkg/firefox-esr

2 curtidas

Há muito tempo que o uso. Realmente não há necessidade de criar um fork, o Librewolf já é um Firefox mais privativo.

4 curtidas

Então não vai sair?
A pagina da vulnerabilidade é da versão “128.7.0esr-1”, então é isso.

1 curtida

eu acho exagero. se sair do FF vai cair onde? no chrome ou edge? m por m menos pior ficar no F…

4 curtidas

Em tese não vai sair do main até que criem uma solução ou ignorem o problema, por enquanto essa mudança não e um status de fim do Firefox

1 curtida

Não existem nenhum navegador relevante e popular, multiplataforma e que seja gerido apenas por uma comunidade. Infelizmente navegadores são algo caros de se manter devido a alta complexidade e mudança constante das tecnologias web.

4 curtidas

Até onde sei o único navegador que deu essa mancada foi o Opera do linux (Linux)
A reputação do firefox continua procedendo graças a anos de desenvolvimento, ele não é perfeito mas cumpre seu papel. Eles deveriam se preocupar mais com os mecanismo de busca que mais vaza informações e privacidades de usuários como o google.
O que faz o navegador ser seguro é a escolha do mecanismo de busca que melhor te atende.

E no final disso tudo vai dá em pizza, a minha eu quero de calabresa.

2 curtidas

tava usando o FF com duckduckgo como buscador e te falo uma coisa: muito inferior ao google. nem se compara. n tô desmerecendo o DDG mas não tem como competir com o google, e eles nem tem essa pretensão.

4 curtidas

Saudades Netscape

1 curtida
3 curtidas

Tem esse ranking abaixo:

1 curtida

Existem n razoes para deixar de trazer o FF por padrao, mas o usuario comum nao liga pra nada disso.

Damn, existem varias razoes pra nao usar uma pa de distro por ai, mas o usuario comum nao liga pra isso.

No final, nao importa o que os navegadores/distros facam, vai continuar tudo igual como sempre foi.

O mais facil e funcional vai ser usado, independente do que ou de quem esta por traz do que se eh usado, ou do que eh dito por quem faz o que se eh usado.

2 curtidas

E não sei se é apenas comigo, mas tenho a sensação de que o Firefox parece ser mais otimizado para o Linux. Testei ele tanto em pacote nativo, quanto em Flatpak e Snap, e parece que independentemente do empacotamento, o Firefox parece sempre ser mais rápido que os outros navegadores.

Além dele parecer um pouco mais integrado ao ambiente usado e ter a possibilidade de temas que alteram boa parte do navegador.

Mas o Firefox poderia ser melhor do que ele é hoje em dia.

Pelo visto é a vez da Mozilla entrar na mira da galera, sempre vejo esses burburinhos por parte da comunidade muito exagerada agindo mais pela emoção do que a razão/logica, a maioria sequer sabe as diferenças dos tipos de licenças existentes e curiosamente estão resmungando de seus smartphones Android ou IOs cuja privacidade…

1 curtida