Passou da hora mas se bobear ninguém vai querer mexer
Mozilla tá precisando e entregar esse navegador pra comunidade opensource(por mais que já tenha o código aberto) e sair do ramo
Não existem nenhum navegador relevante e popular, multiplataforma e que seja gerido apenas por uma comunidade. Infelizmente navegadores são algo caros de se manter devido a alta complexidade e mudança constante das tecnologias web.
Até onde sei o único navegador que deu essa mancada foi o Opera do linux (Linux)
A reputação do firefox continua procedendo graças a anos de desenvolvimento, ele não é perfeito mas cumpre seu papel. Eles deveriam se preocupar mais com os mecanismo de busca que mais vaza informações e privacidades de usuários como o google.
O que faz o navegador ser seguro é a escolha do mecanismo de busca que melhor te atende.
tava usando o FF com duckduckgo como buscador e te falo uma coisa: muito inferior ao google. nem se compara. n tô desmerecendo o DDG mas não tem como competir com o google, e eles nem tem essa pretensão.
Existem n razoes para deixar de trazer o FF por padrao, mas o usuario comum nao liga pra nada disso.
Damn, existem varias razoes pra nao usar uma pa de distro por ai, mas o usuario comum nao liga pra isso.
No final, nao importa o que os navegadores/distros facam, vai continuar tudo igual como sempre foi.
O mais facil e funcional vai ser usado, independente do que ou de quem esta por traz do que se eh usado, ou do que eh dito por quem faz o que se eh usado.
E não sei se é apenas comigo, mas tenho a sensação de que o Firefox parece ser mais otimizado para o Linux. Testei ele tanto em pacote nativo, quanto em Flatpak e Snap, e parece que independentemente do empacotamento, o Firefox parece sempre ser mais rápido que os outros navegadores.
Além dele parecer um pouco mais integrado ao ambiente usado e ter a possibilidade de temas que alteram boa parte do navegador.
Mas o Firefox poderia ser melhor do que ele é hoje em dia.
Pelo visto é a vez da Mozilla entrar na mira da galera, sempre vejo esses burburinhos por parte da comunidade muito exagerada agindo mais pela emoção do que a razão/logica, a maioria sequer sabe as diferenças dos tipos de licenças existentes e curiosamente estão resmungando de seus smartphones Android ou IOs cuja privacidade…