Distros com BTFRS nativo

Não sei se é a palavra adequada. Mas acho que o excesso de ambição deles cobrou seu preço. No “papel” é uma distro bem legal - muitos apps gráficos de configuração do sistema, manutenção, uma aparência especial (um tanto rococó demais, mas nada que alguns ajustes não resolvam). Mas pouca coisa funciona de fato; o gerenciador de kernels não oferece outros kernels, que precisam ser instalados pelo Pamac. O suporte a Pipewire, que deveria funcionar, não vai (e eu rodo Pipewire no Manjaro Gnome aqui sem problemas). O app de instalação facilitada de programas não funciona. Um belo projeto que não tem as pernas pra se manter. Acho que se fosse menos impetuoso, seria melhor. Mas ter o chaotic-AUR funcionando é um ponto positivo sim

Ainda cogito instalar o Mabox como segunda distro, mas preciso ver como faria isso em btrfs e estou com pouco saco pra customizar o Openbox e deixá-lo mais bonitinho (ou menos feio) - mesmo a custom do Mabox já ser um belo trabalho, em se tratando de WM

1 curtida

Sem querer me meter muito no assunto (mas já me metendo rs). Se vc precisa usar algo mais estável e focado em produção, não seria mais interessante considerar usar distros no modelo LTS, Fix Releases? Pondere se vc realmente precisa usar sempre a ultima versão do Kernel, Pulseaudio, softwares de trabalho ou quaisquer outros componentes.

2 curtidas

Sou suspeito em falar, mas Tumbleweed parece se encaixar muito bem quando o assunto é “tranquilidade”, pois usei durante 8 meses e não tive nenhum problema com o sistema, nenhum crash de software, foi uma maravilha. E claro, você usará BTRFS, então terá Snapshots a sua disposição para usá-los, caso algo de errado ou seja necessário.

Eu sou usuário de driver proprietário NVIDIA, então o único problema que tive em média 1 vez a cada 1 ou 2 meses, foi em relação a atualização de kernel e o driver nvidia não acompanhar o kernel, resultando em tela preta, sendo necessário bootar pelo kernel anterior no GRUB, um problema simples de ser resolvido enquanto se espera por 3 dias ou até mesmo uns 15 dias até corrigirem, mas o legal é que não interfere na sua produção, o sistema continua funcionando.

Eu só não sei te dizer como o Pipewire está no Tumbleweed, ainda não cheguei a usá-lo, inclusive esse Pipewire está sendo uma novidade pra mim (sou atrasado em novidades).

Em relação a comunidade openSUSE, eu só conheço um pouco a comunidade alemã do Facebook, eles foram atenciosos comigo quando precisei, pediram log e me orientaram nas poucas vezes que precisei, enquanto a comunidade brasileira de Facebook parece meio morta (demoraram 8 dias pra aprovar minha publicação), um dos motivos que fez visitar a documentação do openSUSE, para não ser dependente de “talvez” um mal suporte comunitário, e por sorte a documentação e Wiki do openSUSE são bem ricos e amigáveis.

Também tem o Gecko Tumbleweed neh? Ainda não o conheço.

Embora dizem que o Fedora parece ser melhor quando usado com GNOME, “eu acho” que o Spin KDE Plasma deve funcionar perfeitamente, não consigo imaginar um motivo para que não funcione bem, então acredito que seja um candidato como plano B.

2 curtidas

Olha… kernel eu mantenho LTS. Mas há algumas coisas que sim, eu quero as últimas versões, em especial apps gráficos. Não sei como está no Ubuntu, mas a última versão do Inkscape, por exemplo, está muito superior à anterior. E eu tenho certa ojeriza ao apt, cansei de quebrar sistemas com PPAs. Tanto que as demais opções seriam o Fedora ou mesmo OpenSUSE/Gecko/Regata Leap…

1 curtida

Essa experiência com o Garuda merece um tópico próprio (que poderia até entrar para os Artigos da Comunidade).

2 curtidas

Sim, eu pesquisei pelas spins do Fedora tbm. Mas me incomoda não conseguir usar o Dolphin em modo adm. Se for pro Fedora, iria com XFCE. Mas o Anaconda é tão mal falado que me assusta um pouco, admito

1 curtida

Se o tempo me permitir, escrevei algo mais completo sim

Entendi. No caso vc n deseja usar uma distro LTS e usar ppas para alguns softwares. Nesse caso, te indicaria o Manjaro. É bastante conhecido, tem uma boa documentação e acho que será bem mais difícil “quebrar” ele com as atualizações. A não ser que vc vá modificar muitas coisas que venham a afetar a estabilidade do sistema.

1 curtida

Eu já uso o Manjaro, é a distro principal aqui, onde faço de tudo - uso na versão Gnome em ext4. Não cogitei instalar outra versão, com DE diferente, pq ia ser meio redundante, e não sou dev do sistema (coisa que o TioGuda, do Manjariando, é, fazendo sentido pra ele ter 3 Manjaros instalados). As ideias de um plano B são ter uma saída em caso de problemas e, ao mesmo tempo, aprender mais sobre outras bases - e nisso, não nego, esse tempo de Garuda me ajudou a ter mais conhecimento

Pera aí… @u_lts, como assim vc não sabe que sou o Mago do Manjaro? Hahahahaha

Ahh tendi agr. Vc está usando outros sistemas pra pegar conhecimento e como uma forma de “backup” caso o seu principal dê problemas. Mas voltando ao assunto do titulo. Qual tua dificuldade com o btrfs?

1 curtida

Entender isso de subvolumes quando se usa home separada. Por isso queria algo facilitado

1 curtida

Fedora rawhide é rolling release, mas vou retomar a “tese” de que o Fedora regular é a distro fixa mais dinâmica possível, combinando bem estabilidade com novidades.

2 curtidas

Concordo, tanto que iria pro Fedora normal. Mas nunca sequer testei o Fedora em VM. Mal conheço o gerenciador de pacotes dele e nunca vi a cara do Anaconda, só de ouvir que é complicado. O Gecko tem uma vantagem interessante: Calamares

1 curtida

1 curtida

Hoje só uso Ubuntu, mas já usei Fedora por bastante tempo. Não é complicado, é só diferente. Usa pacotes .rpm e seu dnf para gerenciar os pacotes. Basicamente se eu precisasse sair da base Ubuntu hj iria direto pro Fedora. Quanto ao seu gerenciador de instalação é muito completo! Qualquer duvida pode lançar aqui no fórum q eu te ajudo!

2 curtidas

Ou Presto

image

1 curtida

Pô, valeu… mas se prepare, pq será na base de particionamento manual e triple boot em UEFI… só não sei quando; primeiro, preciso de tempo, este é um projeto a ser amadurecido. Segundo, ainda estou mais tentado pelo Gecko ou pelo Regata (esperemos que o @Krill nos avise quando sai a versão baseada no Leap 15.3; e quero ver ainda a oferta de programas, mas parece que é sim realmente boa, ainda mais que não uso snaps mesmo, só repos, compilados e flatpaks)

3 curtidas

kkk. Só manda! Felizmente já sou bem experiente na arte de instalação de Linux rs seja dual, trial boot.

2 curtidas

Em 2017, o instalador do openSUSE Leap recomendava BtrFS para /, e XFS para /home ─ mas era possível escolher ext4 para /home, e se quiser preservar o que já tem nela, basta marcar para não formatar.

Na imagem acima, as opções da /, como exemplo da opção de não formatar.

Na foto acima, a opção de visualizar as partições tipo fluxograma, que facilitar evitar erros.

Os subvolumes eram sugeridos por padrão. Hoje são em menor número.

Infelizmente, não criei partição /home ao instalar o Tumbleweed em 2020 (e não fiz um relato), por isso estou mostrando imagens de 2017, que foram tratadas, e fiz um relato na época. Foi minha segunda experiência fora do mundo Debian, e consegui instalar, lendo tudo com muita atenção. Só foi um pouco mais demorado, para evitar erros.

2 curtidas

Pegando um gancho com as explicações do @frc_kde

Aqui está um trecho da documentação que fala sobre BTRFS, Instantâneos (que são os Snapshots) e o tamanho da partição raiz:

Página traduzida automaticamente para facilitar a leitura.

Agora, sobre manipulação de partições Windows que o instalador propõe:

Proposta com uma partição /home separada:

O openSUSE não sugere mais uma partição /home separada, porém, a documentação deixa claro que se você quiser separar a /home, você pode fazer isso (eu sempre faço isso).
Assim que você separar a /home, por padrão o instalador irá sugerir o sistema de arquivos XFS para ela, mas você pode escolher qualquer outro sistema de arquivos que desejar.

Aqui está o motivo pelo qual eles sugerem o XFS para uma /home separada:

14 de Julho de 2015

Referências:
Start-Up | openSUSE Leap 15.3
Why BTRFS for / but XFS for /home?

2 curtidas