Para além de problemas nos pacotes que são nativos do projeto (o último foi uma atualização do pulseaudio-alsa, que quebrou meu Pulse Effecs Legacy; instalar o Pipewire não foi possível e deletar o Pulse levou a instalar o Pipewire-dummy, mas nada de Pulse Effects, legacy ou não funcionar) - ok, a culpa não é toda deles, já que dependem dos repos do Arch -, o fórum deles é baseado na dupla “Se vc usa Arch-based, precisa saber se virar”/“Não sabemos o que aconteceu, não garantimos nada, use tudo por sua conta e risco”
Eis o tópico em que descrevo o problema: Pulse Effects legacy doesn't work after update june'21 - Issues & Assistance - Garuda Linux Forum
O dev diz “instale o Pipewire”, quando eu disse que por algum motivo desconhecido o Pipewire não funciona na versão Dr460nized/Plasma. E isso foi o máximo de atenção que recebi. Outro usuário disse que não usa o Pulse Effects e acabou-se (e quem usa esse app sabe o quão melhor fica o som do sistema quando bem configurado). Nos grupos e no Forum do Manjaro (nem vou mencionar o Dio+, aqui o ambiente é extremamente amigável) o clima é mais ameno e devs/outros usuários estão sempre dispostos a ajudar.
Outro aspecto é a troca constante de kernels. Eu instalei a minha versão com tkg-bmq, o que sempre causava lags. As versões mais recentes vem com Zen mas a minha instalação nunca ofereceu a mudança de kernel (de novo me remeto ao Manjaro, que quando tem um kernel novo disponível, logo pula uma notificação informando se quero instalar). Aí compilei o Xanmod para minha CPU, um I3 Ivybridge. Anteontem, logo após deixar o lap compilando por 6 horas a versão AUR, descubro que o Xanmod foi pro Chaotic-AUR (que não é do Garuda, mas há devs em ambos os projetos) e minhas horas de CPU fritando foram em vão.
Eu gosto de RR, mas desse jeito não. O que me parece é que falta maturidade e polimento, tanto ao projeto quanto aos devs. Uma pena que o Reborn não teve o hype que o Garuda obteve, aumentando a base de usuários da primeira da mesma forma que a segunda distro (eu olhei o forum do Reborn, é bem menos povoado), pq me parece que o projeto, por ter mais tempo de estrada, é mais estável.
Como eu quero uma distro ao mesmo tempo atualizada e estável, que não me dê dor de cabeça (a linha aqui é a mesma do @frc_kde, ter sempre um plano B caso a distro principal dê algum problema), preciso de tranquilidade e não ter de reinstalar a distro a cada 3 meses, que foi o que me aconteceu com o Garuda (primeira instalação no natal do ano passado, a segunda em março)