Distrobox-adv-br funcional | Contêiner com ferramentas para advogados

Pessoal, eu fiz um arquivo assemble de distrobox para instalar tudo que um advogado precisa para operar no Linux.

Estão incluídos:

• Driver denominado Safesign necessário para uso do token GD Burti, atualmente o mais utilizado pela advocacia;

• Driver denominado SafeNet necessário para uso do token SafeNet 5100, o segundo mais utilizado pela advocacia;

• PJeOffice Pro, utilizado para assinatura eletrônica de documentos do sistema PJe, fornecido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ;

• Lacuna Webpki e Softplan Websigner, utilizado para assinatura eletrônica de documento em sistemas SAJ, fornecido pela Softplan;

• Okular, utilizado para visualização e assinatura digital de documentos em pdf; e

• Firefox-OSR, utilizado para acessar sítios de internet, especialmente aqueles que demandam acesso ao token de certificado digital de modo direto, tais como Projudi e eproc; e

• PJeCalc, utilizado para cálculos trabalhistas no sistema PJe, fornecido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

Pode ser útil para alguém aqui!

9 curtidas

Ferramenta ótima. Passando aqui somente para agradecer pelo ótimo trabalho!

1 curtida

Em relação ao pjecalc-instalador fiz uma atualização:

PJeCalc Cidadão versão: 2.13.2

Os advogados usa certificado ICP-Brasil?

1 curtida

Eu estou usando a sua versão. Apenas fiz um empacotamento em deb por aqui: GitHub - pedrohqb/pjecalc-instalador-deb: Empacotamento .deb de script que descompacta o .exe do Pjecalc e faz funcionar no Linux sem precisar do Wine.

Aliás, peço para dar uma olhada na issue que eu fiz no seu repositório, já que ícones “ico” já não são mais suportado no Gnome há anos.

1 curtida

Sim, via de regra certificado do tipo A3. A maioria dos que conheço utilizam o Token GD Burti.

1 curtida

@Natanael.755 @CharlesStna confiram isso aqui

2 curtidas

Eu usaria alguma outra imagem que remetesse a cálculos de PJe. Essa daí parece uma imagem tirada de prateleira.

Estou usando o Bluefin GTS, então é o 47.5

O instalador instalou PJeCalc Cidadão versão: 2.14.0 no Gnome?

Data de Publicação: 02/09/2025

Substituído .ico por .png nos arquivos .desktop.

Por padrão usa o arquivo pjecalc.png

Versão 2.14.0 funcionando no xfce.

Achei que é um avanço. O problema é que, como falei no github, como você usa um padrão diferente de diretório, na hora de exportar as aplicações do distrobox ele não está levando o ícone. Não acha melhor utilizar o /usr/share/icons e deixar a linha icon do .desktop apenas com o nome? Eu testei aqui e na hora de exportar a aplicação do contêiner não apareceu o ícone.

Nem o Importar dados para PJeCalc Cidadão aparece o ícone?

ele usa o brave-browser

Icon=web-browser

1- O distrobox não acha a pasta /usr/share/pixmaps/?

2- Criando o link /usr/share/pixmaps/pjecalc.png em /usr/share/icons/ funciona?

3- Sem usar o distrobox funciona os ícones no Gnome?

4- Isso funciona ai?

sudo ln -s /usr/share/pixmaps/pjecalc.png /usr/share/icons/pjecalc.png
sudo ln -s /usr/share/pixmaps/Manual_do_PJe.png /usr/share/icons/Manual_do_PJe.png
sudo ln -s /usr/share/pixmaps/limpar-navegadores.svg /usr/share/icons/limpar-navegadores.svg

Se não pode gera redundância de ícone.

No Gnome vc usa sudo gtk-update-icon-cache /usr/share/icons/

Funcionou! Obrigado!!

Agora, testa sem os ícones na pasta /usr/share/icons para ver se ele vai puxar da pasta /usr/share/pixmaps.

Aparentemente puxou também. Agora precisa de tantos ícones adicionais? Eu deixaria apenas um. Até porque na exportação estão indo todos os pjecalc.png para lá.

Além disso, abri mais uma issue porque a deleção do arquivo exe não está funcionando.

Ao invés de só sugerir, fiz um pull request. Veja lá se faz sentido. Funcionou aqui.

A ideia de usar diferentes ícones pode ser aplicada em datas comemorativas, como o VLC faz em certas ocasiões.

Sem usar o distrobox o arquivo é deletado?

O arquivo pjecalc.exe é renomeado da versão atual do $ARQUIVO

O que mostra o arquivo de log

Mas aí ele está copiando, não movendo. Continua o arquivo na home