Distrobox-adv-br funcional | Contêiner com ferramentas para advogados

O ideal é copiar mesmo…

Cenário

O exe com 270 MB em rede de +500 estações é recomendável não move ou remove o arquivo original.

$ du -sh pjecalc-2.14.0-instalador-x64.exe
270M pjecalc-2.14.0-instalador-x64.exe

• Consumo excessivo de banda (pode sobrecarregar a rede interna).
  • Aumento no tempo de distribuição.
  • Possível lentidão em outros serviços da rede.
  • Risco de falha durante transferência em massa.

Baixa o exe em um computador e instala nas outras estações.

Ué, você deletou tudo?

Meus olhos brilharam quando eu vi esta postagem, mas logo depois eu lembrei que preciso lidar com documentos feitos no Word. Infelizmente os caminhos da advocacia levam ao Windows.

Que nada. Uso Libreoffice e Softmaker Office e nunca tive qualquer problema

Certos documentos só dão certo no Word mesmo, principalmente aqueles que têm papel timbrado mais elaborado.

Eu lido com vários tipos de documento porque lá no escritório prestamos assessoria jurídica para prefeituras, câmaras municipais etc.

1 curtida

O único problema que existiria seria por conta de fontes. Mas, se for o caso, você pode instalá-las. Tudo funciona redondinho aqui, sem neura. Eu recomendo você testar no dia a dia para verificar isso. No meu escritório advogo há 3 anos só usando Linux.

@pedrohqb, conseguir recriar uma imagem distrobox pronta com todos os recursos. Sem precisar ficar fazendo download de todo, a imagem foi de 1GB. Ainda não foi testada ainda, fiz um issue em sua repositório falando sobre isso e uso dos tokens do firefox.

Olá a todos!

Estou tentando configurar um ambiente Distrobox para o meu trabalho como advogado, focado em utilizar o certificado digital (ICP-Brasil) e o PJeOffice, seguindo a lógica do projeto Distrobox-adv-br.

Inicialmente, encontrei um problema de acesso aos scripts de instalação (distrobox-assemble) porque os links disponibilizados no GitHub do projeto pareciam estar incorretos ou desatualizados. Por isso, passei a realizar a instalação dos componentes manualmente.

Encontrei problemas na etapa de instalação dos drivers (safesign-scl, safenet-scl e pjeoffice-pro) e fiz várias tentativas, mas sempre esbarrei no mesmo erro, que parece ser um problema de manutenção do repositório oficial do PJe.

O ambiente host é o Linux Mint (que já tem o pcscd.service rodando e detecta o token corretamente).

O problema ocorre ao tentar adicionar o repositório oficial do PJe: http://pje-apt.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com

Tentativa com debian:trixie (Debian 13): O comando sudo apt update retornou 404 Not Found ao tentar acessar a Release do repositório PJe na versão trixie.

Tentativa com debian:bullseye (Debian 11 - Stable): Recriei o contêiner com debian:bullseye. O comando para adicionar o repositório, usando explicitamente bullseye, também retornou 404 Not Found na URL.

Tentativa com debian:buster (Debian 10 - Old Stable): Recriei o contêiner com debian:buster. O comando para adicionar o repositório, usando explicitamente buster, também retornou 404 Not Found na URL.

Em todas as tentativas, a URL: http://pje-apt.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/{versão} main falhou, indicando que o repositório não tem suporte para as versões recentes (ou nem mesmo para o Bullseye/Buster).

Enfim…

Perguntas para a Comunidade: Alguém que usa o Distrobox-adv-br recentemente conseguiu contornar o erro 404 Not Found do repositório PJe? Qual base Debian (ou outra distro) vocês estão utilizando que o repositório ainda suporta? Existe alguma alternativa de repositório PJe ou um instalador de drivers que substitua essa fonte, ou uma forma de baixar os pacotes .deb manualmente de uma fonte confiável para instalar dentro do contêiner?

Queria muito fazer esse setup funcionar para não depender de dual-boot ou outro pc com windows para reconhecer meu token-certificado. Agradeço muito a ajuda de todos!

Boa noite. Então, na verdade, como fala a documentação, o suporte é para distros Ubuntu 25.04 para cima. Como o Mint está baseado no Ubuntu 24.04, não funciona. Funcionaria no LMDE 7, contudo.

De todo modo, agora está com problema no Distrobox porque houve muitas tentativas repetitivas de executar o script e ele está dando um erro 429: Too Many Requests. Acredito que na sua tentativa de arrumar a questão, acabou derrubando o projeto… Tudo bem, vou ver como limitar isso.

Recomendo tentar amanhã. Mas já aviso que não funciona em qualquer distro Ubuntu 24.04, que, aliás, está sendo uma bela fonte de dor de cabeça…

Se precisar de ajuda, também tem o canal do Telegram.

1 curtida

Pessoal, aparentemente o Github está passando com algum problema como usuários brasileiros, que estão relatando problemas com o erro “429: Too Many Requests
For more on scraping GitHub and how it may affect your rights, please review our Terms of Service ( GitHub Terms of Service - GitHub Docs ).” em qualquer projeto.

Diante disso, usem, por enquanto, o repositório no GitLab: Pedro Barreto / distrobox-adv-br · GitLab