Distro que rode com 128 de RAM

Boa noite.
Abro este tópico porque tenho um computador muito antigo e recentemente vi um video do Dio “ ressuscitando o pior pc do mundo(com linux)” como ainda sou novo com o linux não conheço muito, gostava de saber se tem alguma distro que corra bem nestas specs

Atualmente está com o windows xp mas como sabem o xp já morreu a algum tempo.

As imagens não tem muita qualidade porque o monitor também é velho. Agradeço se me conseguirem ajudar obrigado.

3 curtidas

Creio q o TinyCore ou o Puppy, mas nao creio q vá resolver muito. Acho q o tempo pra “aposentar” esse PC já chegou rsrsrs.

5 curtidas

Cara, queria ter uma maquina dessas para fazer testes! Me empolgo com estas antiguidades! :laughing: Bom… Você deve tentar sistemas ultra-leves, não recomendo tentar lxqt, lxde nem xfce, afinal, por mais que sejam leves eles ainda consomem no minimo uns 100 mb de memoria ram. :sweat_smile:

Tendo apenas 126 mb de ram você pode tentar usar alguns puppylinux antigos ou tinycore, mas, minha recomendação por questão de “custo-beneficio” é o slitaz… Ele consegue rodar com apenas 32 mb de ram. :slightly_smiling_face:

Mas fique atento! Isso não te salvará completamente, os 94 mb restantes podem ser pouco para rodar diversos programas e será necessário selecionar bem quais aplicações irá usar e limitar a apenas 1 por vez… Tradução, acredito ser plenamente possível e te dou maior apoio, mas, creio que terás um computador mono tarefa que pode sim ser útil para você estudar ou servir computador emergencial. :grin:

5 curtidas

Vou experimentar os vossos conselhos obrigado :+1:

2 curtidas

Sim isto já é quase museu quando liga parece que vai levantar voo ou explodir :joy: … minha mulher disse para eu meter para o lixo eu disse que não vou ver se existe algum SO que ele consiga rodar

2 curtidas

Sinceramente cara, se tivesse aqui em BSB eu pegava pra mim :slight_smile:
Bom, eu tenho um laptop toshiba com pentium dual core e 1GB de ram. Depois de fuçar com ele de um lado para o outro, instalei o Debian sem terminal gráfico de depois botei pra rodar o pi-hole nele. Virou um ótimo servidor de DNS que bloqueia domínios de propaganda e suspeitos. Bloqueou inclusive algumas das propaganda nos joguinhos de celular que meus filhos adoram. Recomendo e é um bom lugar pra você aprender mais sobre linux na linha de comando.

7 curtidas

pode tentar o AntiX

3 curtidas

Pô cara, depois podia criar um tópico comentando como foi isso. Muito interessante.

3 curtidas

cara, eu basicamente segui o site do pi-hole. Não tem mistério não, mas se precisar de ajuda avisa aí que eu ajudo com prazer!

2 curtidas

Meu roteador tem especificação superior a esse computador!

A dica é usar como roteador KKK Sem interface gráfica, e teria que instalar mais placa de rede para ter várias saídas.

Detalhe que em consumo de energia, o roteador consome 10W e esse trambolho deve gastar uns 50W. A diferença entre eles ligados o mes inteiro é 28 KWh, por volta de 28 reais na conta de luz… Em poucos meses se paga a eficiencia energética da tecnologia mais nova.

Na minha opinião, ou guarda ele assim como um museu vivo para mostrar como era usar o computador naquele tempo, ou então sucateia. Manter ativo não é uma opção viável.

3 curtidas

Mas para aprender linux deve chegar não?

1 curtida

Eu recomendo que você instale DOS e Windows 98 e use para retrogaming. Outra opção é vender para retrogamers no OLX ou Mercado Livre. Mas não joga no lixo não, muita gente gostaria de ter uma máquina dessas para jogar jogos antigos.

Com 126 MB, não vai dar para fazer nada de útil com sistemas operacionais modernos. Só serve para jogar jogos antigos mesmo.

6 curtidas

Acho que ista bios não dá para arrancar por usb pois não?

1 curtida

Será que tem gente aqui em Portugal que queria isto?

2 curtidas

A mais usável é o slitaz

4 curtidas

Cara renomeio o poste para saber qual distro roda nisso ai.
Ate tem distro que roda mais esse computador o uso dele é tão limitado que nem é mais produtivo.
Distribuição sem interface gráfica são os que terão mais desempenho como distros voltadas para servidores.
Tipo um Ubuntu minimal crú pelado.
Você quer navegar na internet?
Tem como navegar na internet pelo terminal você não pode ver video ou imagem ou fazer login mais poderá fazer leitura dos sites.
Agora você precisa usar a swap para usar essa maquina se você tiver 128mb de swap você já tera 256mb de memoria virtual.
https://gnulinuxbrasil.com.br/2018/07/25/ubuntu-minimal-parte-01-instalando-um-sistema-operacional-super-leve/
No passo: 21 deixe tudo desmarcado para que o Ubuntu fique crú pelado.
Quando terminar a instalação instale um desses programas:
https://sempreupdate.com.br/conheca-3-navegadores-web-de-linha-de-comando/
Ou mesmo esse se ele rodar:

Agora presta atenção o seu computador só roda em 32 bits então baixe o Ubuntu minimal i386 ou outras distro mais sempre selecione distros i386 não use amd64 porque não vai roda.
http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/bionic/main/installer-i386/current/images/netboot/mini.iso
como você pode ver o link tem no corpo installer-i386 então eu já peguei o link da versão que vai rodar no seu sistema para você.
O suporte desta versão que eu te passei vai ate 04/2023.
Você precisa estar conectado a internet para instalar.
E a sua maquina não arranque por USB mais você pode queimar a imagem do Ubuntu minimal em um CD ou DVD e usar o gravador para fazer o arranque.
Voltando novamente para o passo 21:
Esse passo ensina a instalar a interface gráfica XFCE mais se você instalar isso pode ser que o sistema não inicie ou se iniciar ele vai estar lento.
O melhor desempenho que você pode ter é sem interface gráfica usando somente terminal.

2 curtidas

Meu leitor digital (e-reader) também! hahaha Fiquei pensando se serviria pelo menos pra leitor digital, talvez sim. Baixar o livro/e-book/PDF em algum outro lugar e jogar pra ele por pendrive ou CD/DVD. Quem sabe. Será que roda leitor de PDF nele, tipo Okular?

1 curtida

muito obrigado vou ter de comprar cd primeiro e vou testar a ver como fica

1 curtida

É bem difícil… Talvez só o X com o Blackbox consiga consumir menos de 128 de RAM e ainda sobre alguma coisa pro Okular. Mesmo assim eu abri agora um PDF de apenas uma página de texto e consumiu 50 MB. Talvez teria que usar o xPDF, um programa bem simples para mostrar os PDFs na tela, sem todos os recursos que o Okular oferece.

3 curtidas

Poste as configurações completas por gentileza.Mas, com certeza as mini distros são as melhores opções, mas, já aviso que tudo vai depender do uso, por exemplo, um uso intenso de internet é o calcanhar de aquiles de qualquer sistema.

1 curtida