Distro Linux para Pc Bem antigo

Boa noite! Espero que todos estejam bem! Ganhei um kit de placa mãe, processador e memória bem antigos, e queria outras opiniões sobre que distro Linux usar nele. Segue a baixo as configurações:

AMD Sempron Le 1200
1 gb RAM DDR2
HD n/a, vou usar um pendrive como disco do sistema
Placa de vídeo: vídeo integrado (não sei qual, mas está embutido na placa)

A placa mãe suporta

Phenom ii x4 955 (somente a revisão de 95w)
4 gb de ram
Uma placa de vídeo (limitada a pci-express 1.0)

Pensei em usar de distro um Debian 12 com lxqt ou xfce, com uma instalação mínima, instalando somente o básico do Debian e depois a interface gráfica via terminal ou ssh, mas gostaria de mais opções de distro para uma máquina na qual eu não planejo investir dinheiro (a não ser que eu queira um Pc retro de 2009 no futuro hehe), e que é realmente bem fraca

Olha, o que deixa lento é o numero de programas e serviços que sobem junto do sistema e a DE, o que acontece é que distros focadas com hardware modesto é que eles vem capado desses serviços e programas e uma DE básica.
Lubuntu
Xubuntu
Debian XFCE, LXQT, LXDE

Pegando pesado.
TinyCore Linux.

minha sugestão é usar o AlpineLinux

1 curtida

Você pode tentar uma distro popular, o MX Linux que cai uma beleza em seus requisitos.

3 curtidas

Partiria pra algo com lxde. Debian, Fedora e o Loc-Os seriam uma boa. Desktop é exatamente leve, vai te atender nas necessidades.

Se estiver querendo um TWM, vai de Fedora i3. Leve e bem tranquilo.

1 curtida

Olha mano, dependendo dos seus conhecimentos sobre linux, o alpine e uma otima opção, mas pode ser complicado para iniciantes, mas existem opções mais faceis, como o MiniOS, distro exelente, e ultra leve, tbm progetada para rodar em um pendrive, vale a pena testar.

1 curtida

Eu iria de Slackware ou alguma distro derivada. :wink:

1 curtida

Lá tem algumas sugestões

Essa placa mãe utiliza chipset da nvidia? Se sim a experiencia não vai ser das melhores :grin:

Boa tarde, agradeço a todos pelas respostas e sugestões!

Estive meio ocupado e sem tempo para vir públicar, mas a placa mãe infelizmente deu defeito, a placa em questão era uma A6VMX Series da FOXCONN, ela tem um defeito de só ligar se tiver a bateria da BIOS em boas condições, por eu ter recebido ela usada, o slot da bateria estava bem gasto, e infelizmente morreu após o primeiro boot, no momento não tenho recursos financeiros para mandar para reparo, ou reparar por mim mesmo, mas deixarei essa placa guardada para quem sabe no futuro eu consiga reparar ela. caso eu conseguia realizar o reparo (o que não deve ocorre em um futuro próximo) eu trago mais atualizações ou crio um novo post, agradeço desde já a todos que me deram sugestões ou fizeram perguntas no meu primeiro post!

Oie,
Olha não sei se valhe a pena guardar. É realmente uma máquina muito antiga que vai ter muita dificuldade de fazer qualquer coisa, mas existem usos possíveis com certeza. Acredito que faz mais sentido decobrir usos pra esses componentes primeiro e depois pensar no SO. Assim, tu vai conseguir equilibrar melhor o potencial das peças e saber escolher melhor o SO, como o Dio sempre fala sobre escolher a distro correta pra uso pessoal.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.