Distro Linux adequeada para notebooks Lenovo

Olá a todos.
Estou com dificuldade na escolha da distro correta para meu notebook.
Meu equipamento é Lenovo 82MGS00200 IdeaPad Gaming 3i - Notebook i5-11300H, 8GB, 512GB, SSD Dedicada, GTX 1650 4GB. Após alguns dias de uso ele começa a dar pequenas congeladas. Já instalei algumas distribuições, mas acontece a mesma coisa. Estou usando o driver proprietário da placa de vídeo.
Alguém que tenha passado por este tipo de problema e consegui solucionar que poderia compartilhar comigo a solução.
Desde já agradeço.

Bom dia meu caro, tudo certo?

Você poderia nos dar as informações de quais distros já testou?

Já tentou usar X11 em vez do Wayland?

Eu uso o Ubuntu (25.04) no trabalho em um Lenovo com 8GB também, e consigo usar bem, inclusive gosto muito, mas me faz falta um pouco de ram. Já no meu notebook pessoal (Lenovo tbm, mas com 20 GB) eu tenho o mesmo Ubuntu e não tenho nada a reclamar da performance. Então indico o Ubuntu, mas se puder fazer um upgrade de ram para uns 12, por exemplo, já vai ser ótimo. Existem também outras distros mais leves que não são gnome tipo Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, mas particularmente acho meio feinhas.

Já usei Ubuntu 24.04, zorin (última versão),
Debian 12, OpenSuse, Manjaro.
Todas as últimas versões disponíveis.

Eu acrescentei no ano passado 16gb. Limite máximo dele.

1 curtida

Não sei se é a mesma coisa.

Veja se o trim está habilitado

1 curtida

Li o conteúdo que me passou @swatquest e habilitei o TRIM. Vou testar e retorno o resultado. Obrigado!

Ok.

Se continuar passe a configuração

lspci
lsusb

@swatquest até o momento não tive problemas.
Obrigado

Ok.

Se solucionou, coloque como resolvido.

Faça os testes e verifique.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.