Congelamentos no Pop!_OS 22.04 LTS – Travamentos aleatórios em aplicativos

Olá, pessoal! Estou enfrentando alguns problemas com o meu Pop!_OS 22.04 LTS (versão 6.8). O sistema tem apresentado travamentos e congelamentos, principalmente em alguns aplicativos como o navegador Brave. Durante os jogos, o desempenho é normal. Quando ocorre o congelamento, geralmente dura no máximo 15 segundos e depois o sistema volta a funcionar normalmente.

Já formatei o sistema duas vezes, mas o problema continua. No começo, pensei que poderia ser algum defeito no SSD, embora ainda não tenha testado com outro para confirmar. Às vezes, percebo que o uso do SSD vai a 100% por alguns instantes e depois se estabiliza.

Vale lembrar que, quando eu usava o Windows 10, o computador também apresentava esse tipo de problema, o que me faz suspeitar que possa estar relacionado ao sistema, ao SSD ou até mesmo ao kernel.

Configuração do meu PC:

• Ryzen 5 5600G
  • Placa-mãe B550M Aorus Elite
  • SSD SATA de 1TB
  • Fonte de 650W
  • 24 GB de RAM"

Veja primeiro com qdiskinfo se está tudo ok ou com smartmontools

Você deixa um espaço sem uso no ssd?

Normalmente é recomendado no mínimo 10% do espaço do disco inteiro.

Está habilitado o serviço trim?

3 curtidas

df -h /
Sist. Arq. Tam. Usado Disp. Uso% Montado em
/dev/mapper/data-root 929G 118G 764G 14% /

Trim está desabilitado.

Eu instalei o QDiskInfo para verificar se o SSD está com problemas. De acordo com o programa, está tudo normal. Quanto ao espaço livre, há o suficiente para armazenamento, já que o SSD foi formatado. Será que esses travamentos podem estar relacionados ao fato de eu ter colocado uma senha no SSD durante a formatação?

O trim é recomendado está habilitado.

É o espaço sem nada no disco para o trim, ou sem uso.

Não é o espaço livre da partição

É o
Espaço não alocado

Ou

over-provisioning

Over-provisionamento, em termos gerais, refere-se à prática de alocar mais recursos do que o necessário para uma determinada tarefa ou sistema. No contexto de armazenamento, especialmente em SSDs, o over-provisionamento significa reservar uma parte da capacidade física para uso interno do controlador, em vez de torná-la disponível para o usuário. Isso melhora o desempenho, a confiabilidade e a vida útil do SSD.

Em detalhes:

• O que é?

O over-provisionamento é uma técnica onde uma parte da capacidade total de um SSD é reservada e não pode ser acessada pelo usuário.

• Como funciona?

O espaço reservado é usado pelo controlador do SSD para realizar tarefas de gerenciamento de dados em segundo plano, como coleta de lixo (garbage collection), nivelamento de desgaste (wear leveling) e correção de erros.

• Benefícios:

• Melhora o desempenho: O SSD pode executar tarefas de gerenciamento de dados mais rapidamente, resultando em um melhor desempenho geral, especialmente em operações de escrita e leitura.
    • Aumenta a vida útil: Ao otimizar as operações de escrita e leitura, o over-provisionamento reduz o desgaste do SSD, prolongando sua vida útil.
    • Melhora a confiabilidade: Ao realizar tarefas de gerenciamento de dados em segundo plano, o SSD se torna mais confiável e menos propenso a erros.
  • Por que é usado?

SSDs têm uma capacidade finita de escrever e apagar dados. O over-provisionamento garante que o SSD tenha sempre espaço livre para realizar essas tarefas sem comprometer o desempenho e a vida útil.

Por enquanto não sei se é isso.
Mas faça isso e veja se melhora

2 curtidas

Consegui!!! Quero te agradecer pela ajuda! Consegui resolver o problema de travamento que estava enfrentando — algo que já vinha desde a época do Windows 11. A cada dia a gente aprende alguma coisa nova, e sua atenção fez toda a diferença.

Mesmo assim, estou pensando em formatar o Linux novamente para remover a senha do disco, já que uso o AnyDesk com frequência e isso acaba atrapalhando um pouco.

Obrigado mais uma vez!
Segue abaixo o código que utilizei para ativar o TRIM no Linux:

# Verifica o status do serviço TRIM automático
sudo systemctl status fstrim.timer

# Caso não esteja ativo, use o comando abaixo para habilitar o serviço
sudo systemctl enable fstrim.timer

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.