Distro estavel para nao ter dor de cabeça

usei o linux mint e ele dava crash dunada,mais eu gostei dele era uma baita distro,eu tinha nele todos os meus estudos de programaçao soq esqueci de fazer o backup kkkkkkkkj

Melhor 3 anos garantidos do que 2,6 anos e criando mil e um problemas

nao consegui me acostumar nem com o gnome nem com o cosmic kkkkkj,eu acho bem melhor o kde,botei um tema lavanda,icones de mac os e na decoraçao das janelas botei o nordic,sistema flui muito bem no notebook,adicionei os flatpaks e ta pronto pra mim usar,como o maximo que faço e jogar minecraft(tlauncher)e ficar no navegador aqui no blog ou no youtube,e uma baita distro nem vou mexer mais pq ele ta bonito desse jeito,obrigado a quem ajudou abriu meus olhos que eu nao sou power user pra ficar mexendo em tudo

1 curtida

So não explica o porque a Canonical quer que o ubuntu-advantage esta nas flevours né.

1 curtida

Amigo, eu entendo perfeitamente você preferir o Kubuntu se você gosta do KDE e tal. Eu só não entendi você afirmar que não gosta do Ubuntu porque não quer ficar preso aos snaps, sendo que o Kubuntu tem a mesma política do Ubuntu quanto aos snaps, até mesmo porque o Kubuntu é Ubuntu.

1 curtida

Ahhhh, eu esqueci que o Ubuntu Pro também libera o suporte da Canonical aos pacotes dos repositórios universe e multiverse. A diferença aí é que o suporte não virá mais da comunidade

De fato o Kubuntu é o Ubuntu, usam o mesmo pacotes, recebem os mesmos updates, usam a mesma infraestrutura so muda detalhes que você pode fazer tanto em um quanto no outro. So achei que você iria dar uma dissonância cognitiva de dizer que são diferentes quando convém dizer.

1 curtida

Nunca convém dizer que existe diferença entre o Ubuntu e suas flavours, pois ninguém ganha dinheiro a mais por isso. Quando eu comentei em cima da sua fala sobre o Ubuntu Pro, eu erroneamente achei que estava corrigindo a informação que você passou. Eu tinha me esquecido de que o Ubuntu Pro não cobre apenas o repositório main.

Olha, há alguns meses atrás eu não vi mais instalado, não sei exatamente se voltaram atrás (usei a iso full). Lembro que bem no começo vinha o snap também pré-instalado, mas teve rebuliço na comunidade e tiraram e só tinham deixado o flatpak e quando testei já não estava mais, mas tinha opção de ativá-los, se não estou enganado. Tinha que instalar um pacote chamado flatpak-pamac e outro snapd-pamac (algo assim, já não lembro os nomes exatos).

Sim, exatamente assim, mas acho que depende da máquina de cada um. Eu sempre faço backups mesmo se eu fosse instalar o Debian que tem fama de ser o máximo da estabilidade. Não custa nada, né? Ubuntu é bastante criticado pelo snaptização (e até concordo, se fosse algo opcional, mas não é) e o Manjaro o povo diz que a cada atualização quebra (mas ficou anos na máquina e nunca teve essas quebras, talvez teve a quebra de algo, tipo algum programa e não percebi por ter sido algo tão imperceptível que se auto-corrigiu numa atualização futura ou realmente nada houve, nunca fiz uso doentio da AUR como muitos fazem e até mesmo a comunidade Arch recomenda cautela).

Kubuntu é um sabor do Ubuntu, é como 2 frango, 1 cozido com sal e o outro sem sal, o sabor é diferente mais ambos são frango.

1 curtida

Cara, você não tem que ficar mudando de distro. Você tem que encontrar a solução para as coisas que você precisa na distro que você quer.
Claramente você comprou preconceitos contra Snaps, mas já imaginou se essa ferramente te serve? Pois para os clientes da Canonical tem servido, para muitos outros usuários também.
Mesmo no Ubuntu é possível viver sem Snaps.
No PopOS é possível trocar o tema, ou até instalar outro Desktop Environment.
E não é possível quebrar o sistema por um simples arrastar a dock para cima, provavelmente o sistema quebrou porque você o modificou profundamente. Se crashou o KDE, era possível recuperá-lo apagando os arquivos de configuração do KDE.

Pra quem tem conhecimento, qualquer distribuição roda qualquer coisa e funciona do jeito que se deseja.

Mas, claro que tenho minhas preferências. Após 20 anos de experiência, cheguei a conclusão que somente as distribuições principais é que valem a pena, tanto pela quantidade de softwares disponíveis, quanto pela quantidade de documentação e tutoriais. Minha experiência fala que remasterizações só são boas em casos específicos, mas para propósito geral não vale a pena perder tempo com uma remasterização, pois não há como saber se as modificações são boas o suficiente para uso em produção visto que são menos testadas. Prefiro não mais arriscar, pois quando arrisquei usar uma remasterização, grandemente aclamada pela comunidade, tive graves problemas e perdi trabalho relevante graças a bugs introduzidos pelas modificações que a distro trazia.

Porém, respondendo a sua pergunta, talvez seja melhor você utilizar uma distribuição Linux imutável, como o EndlessOS ou o Fedora SilverBlue.
Qual a diferença num Linux imutável para um Linux tradicional? No tradicional o usuário tem acesso ao sistema base, podendo fazer modificações acessando como root ou usando o sudo. Num sistema imutável, o usuário não tem permissão alguma para mexer no sistema básico, os programas não são instalados no sistema básico, mas num sistema de arquivos de sobreposição, isso significa que não há alterações na base do sistema, então quebrar é quase impossível.

6 curtidas

Quer ajuda para escolher uma distro, siga a dica acima e acrescente apenas:

Qual interface gráfica você mais gosta ou se sente a vontade.

2 curtidas

sou mais acostumado com o apt,meu problema e com a loja do ubuntu que e toda lagada,so tem snaps,ai eu olhei o discovery vc adiciona flatpak facilmente,e a discovery ela e muito rapida,mais rapida doq a loja do pop os ate,e tbm pq eu nao gosto do gnome em si,nem do gnome do jeito do ubuntu,entao eu fui pq eu preferia kde,queria uma loja rapida que vc consegue adicionar flatpaks facilmente,eu sei que e um pouco hipocrita sair do ubuntu pelos snaps e ir pro kubuntu,so segue o roteiro kkkkkkj

eu vi que a iso minimal do manjaro vem sem snap e flatpak,so a full

nao pq crashou e pq eu nao procurei mexer eu nem pensei eu tive 3 horas de sono esse dia e nem pensei direito kkkkkkkkkj,tanto que olhando agora eu vi que da de adicionar o painel igual o normal,nao questione eu achei que a soluçao era so mudar de distro,mas agora tu de boa no kubuntu,basicamente eu nao quebrei,inclusive falei errado me desculpe,eu so deixei o painel todo esquisito e achei que tinha feito cagada,e como vc disse e bom sempre pegar as distros principais,peguei o kubuntu por ser base ubuntu e ter 50 mil tutoriais diferentes a rodo no youtube,blogs e etc

Essa pergunta é muito pessoal. Cada pessoa tem suas preferências e experiências e leva isso em conta ao recomendar uma distro.

A própria palavra “estável” pode ter, nesse cenário, duas interpretações: “estável” porque muda pouco ou “estável” porque raramente dá problema? :wink:

Bem, considerando a minha visão pessoal: a distro mais estável (nos dois significados) e, ao mesmo tempo, mais customizável, é o Debian Stable. Contudo, se você for iniciante, eu diria que pode não ser boa escolha.

O Kubuntu pode ser interessante. E, como você disse, a Discover não tem as limitações da Snap Store (embora isso pudesse ser contornado, no Ubuntu, removendo-a e instalando a GNOME Software no lugar).

Se você ainda não quiser usar o Kubuntu, posso sugerir como opção o KDE Neon. Foi uma das melhores experiências que tive no Linux até hoje:

O BigLinux é uma boa opção. É baseado no manjaro e é bem simples de instalar… tem um visual bacana e vai te fazer feliz :slight_smile:

1 curtida

Sabe aquele conhecimento milenar que todos conhecem sobre emagrecer, que é tiro e queda?
se exercitar e comer menos.
Existe algo assim, não só para distros, qualquer coisa na TI.
Usar LTS, quanto mais longo o ciclo melhor, e usar as configurações padrões.

5 curtidas

Até dá pra usar Ubuntu sem snaps, dá um trabalhinho, mas funciona:

Sugiro primeiro seguir esse tutorial:

Depois seguir este:

Atualmente dá para evitar os snaps porque o Ubuntu tem um suporte grande, então sempre existem formas alternativas para se instalar o software desejado. Com a Canonical se movendo cada vez mais em direção aos snaps, a tendência é que essa forma de empacotamento se torne inevitável em algum momento. Falando nisso, o CUPS está programado para ser distribuído em snap a partir do Ubuntu 24.10.

De maneira geral, lutar contra a forma de empacotamento das distros não é recomendável. Seguir o padrão sempre é melhor.

2 curtidas