Ola a todos,gostaria de saber uma distro bem estavel para que eu nao tivesse dor de cabeça,eu tava pensando em testar o nitrux os,ja testei a versao core e lite do zorin e tinham coisas que me incomodavam,linux mint crashava toda hora,ubuntu eu nao gosto de ficar preso em snaps,pop os eu achei legal soq nao consigo achar ele bonito,ja testei fedora mais nao consegui usar o anaconda direito,e na minha experiencia kde plasma eu testei biglinux,era um bom sistema agora escrevendo eu me penso pq eu larguei sendo que meus unicos problemas eram com o kde plasma,e ja no kubuntu eu quebrei o sistema tentando arrastar a dock pra cima,bom quem puder me ajudar eu ficaria grato,alias tem problema testar tantos sistema em um notebook com ssd com menos de um ano de vida
Na versão 39 do workstation vai vir com um novo instalador…Me parece que tu desiste por qualquer problema, em algum momento tu vai ter que encarar e descobrir o que acontece, é impossível esse monte de distro estar tão ruim assim, já parou para pensar que pode ser teu hardware ou algo que tu está fazendo?
cara assim eu queria ter algo mais estavel eu relevo algumas coisas pois sao problemas que eu tinha no windows e por isso vim a testar distros,eu nao gosto muito da experiencia do gnome soq tenho medo de ir pra outra distro e quebrar o sistema mais uma vez,eu consegui quebrar o pop os so de instalar a extensao do material shell
eu gosto da experiencia kde e queria algo estavel,tem alguma recomendaçao
quanto ao meu hardware e um lenovo ideapad 3i com i3 1115g4 e 4gb ram com 128gb de ssd,nao e o melhor computador mais eu acho que deveria rodar bem nele
pode ser qualquer base do kde,se for estavel eu gosto,estou pensando em voltar pro kubuntu pq eu mesmo que quebrei ele pq eu nao sabia oque estava fazendo,tenho medo so de danificar o ssd pq eu ja botei muitos sistemas nele
qualquer das que citou vai ser estável, se tu parar de quebrá-las…
kkkkkkkkkkj,vou voltar pro big linux msm,a distro so me fez trocar pq eu queria ficar fuçando nas coisas
SSD não dura para sempre, mas ate ele dar pau, você vai perceber que ja fico velhinho.
Para PCs antigos se for notebook com NVIDIA, Ubuntu é a melhor opção
Se for amd ou mais recente, eu iria de manjaro, (não estou louco rsrs) manjaro parece incrivelmente estável em notebook AMD na minha opinião
peguei o kubuntu,deixei bonito do jeito que eu gosto e nao quebrei,vlw abriu meus olhos pra parar de ficar querendo mexer em tudo sem ser um power user
a minha ideia e ficar no kubuntu 22.04 lts ate acabar o suporte e dps ir pro 26.04 pq ele tem suporte ate 2027
Existe o suporte estendido da Canonical, fica o suporte de 10 anos.
Indo bem direto ao ponto: Ubuntu LTS. Relendo seu texto vi que não gosta do Ubuntu por causa dos snaps. Então nesse caso tem o Linux Mint.
Tentou instalar um tema diferente?
Então quer dizer que você não consegue usar o Ubuntu por causa dos snaps, mas usava o Ubuntu com KDE Plasma, que também tem snaps, tranquilamente? Além disso, não faz sentido você largar uma distro porque você mesmo a quebrou. Se o usuário não colaborar, nem o Debian faz milagre.
Mas as flavours do Ubuntu têm suporte por apenas 3 anos.
Uai, o suporte oficial do Ubuntu é de 5 anos, olha ai que você vai ver que o ubuntu-advantage esta instalado.
Eu recomendo o Manjaro porque ele tem a maior quantidade de aplicativos com acesso fácil através de um só programa, que é o Pamac.
Por padrão, ele terá suporte ao repositório do Arch e do Manjaro. Mas tem como ativar o AUR e também tem como adicionar a ele suporte ao flatpak e snap, mas por padrão não vem com isso.
E ao menos nos meus testes, a distro mais criticada que são duas: Ubuntu e Manjaro, ambos se saíram bem e não bugaram com anos usando. Mas vejo muita reclamação de ambas por parte da comunidade. Acho que vai de cada um, né? Só testando pra saber e evite mexer muito no que não sabe ou não domina pra não quebrar. Se quiser mexer em algo que é estranho a primeira vista, pesquise bem antes, assim não quebrará.
E mesmo que ocorra uma quebra, se você fizer backup, sempre vai ter como voltar atrás e recuperar.
No caso do Manjaro eu recomendo o Manjaro KDE. E no caso do Ubuntu, recomendo o Kubuntu mesmo, a versão padrão e estável, de preferência da última LTS, a 22.04.
É o que eu acho.
O que está no repositório main, mantido pela Canonical, tem suporte de 5 anos. O Gnome é a única DE que está no repositório main. Os pacotes do KDE estão no repositório universe e só têm suporte garantido pelos seus mantenedores por 3 anos.
Tiraram o flatpak e o snap da instalação padrão do Manjaro? Eu me lembro de que antes ele só não vinha com esses dois instalados no caso de uma instalação mínima
Sim, essas duas distros são as mais criticadas e também são as minhas duas favoritas. Eu parei de me importar tanto com o que a comunidade fala depois que percebi que ela tem muitas pessoas tóxicas.
eu sei cara isso foi a pouco tempo,eu so reinstalei o pop dps pq eu tinha a iso,e eu nao uso snaps no kubuntu o maximo que eu tenho instalado e o pokemmo pra poder jogar pokemon online,o resto e tudo flatpak