Olá, Authi, você pode instalar dois sistemas operacionais num mesmo computador, eu mesmo tenho o Windows 10 e o Kubuntu no meu notebook. Você usaria o Windows para jogar o que você não conseguir fazer rodar no Linux e deixaria o resto para o sistema operacional do pinguim.
Normalmente não há impedimento técnico para instalar um jogo pirata no Linux via Wine/Lutris, todo o procedimento que você faz será o mesmo. Só recomendo que você instale os repositórios do Wine para ter uma versão mais atualizada desse software (passos aqui). Quando é para rodar jogos, normalmente se recomenda o Staging branch, eu, como sou mais conservador, instalo o Stable branch, aí é com você. Depois você instala o Lutris.
Pessoalmente, prefiro fazer assim: instalo o Windows 7 32bit numa máquina virtual e então instalo o Microsoft Office 2013 nele. Mesmo em pleno 2021, o Microsoft Office 2013 ainda continua sendo bastante usável. É claro que você pode tentar instalar o Microsoft Office diretamente no Linux via Wine, mas eu preferiria instalá-lo numa máquina virtual com Windows 7. Sugeri a versão 32bit do Windows 7 por ser mais leve que a versão 64bit, aí você dedica 3GB ou 4GB de RAM para a máquina virtual e fica com 3GB ou 2GB para o sistema operacional hospedeiro, que no caso é o Linux.
É claro que você pode tentar lidar com os documentos DOCX, PPTX e XLSX com o LibreOffice ou qualquer outra suíte de escritório disponível nativamente para Linux, mas existem limitações.
Não precisa nem comentar que coisas de internet são super tranquilas em qualquer sistema operacional.
Cara, a real é que a diferença entre uma distribuição leve e uma distribuição “pesada” é relativamente pouca no seu caso. Uma distribuição leve não fará milagres, então não use isso como fator limitante, seu computador está longe de ser um monstro gamer, mas dá para usar qualquer distribuição nele, mesmo levando em conta os jogos.
Não creio que você terá problemas para rodar o CS no Wine/Lutris. Jogos que rodei de boa no Wine:
- GTA San Adreas
- Skyrim
- Civilization IV
- A lista é pequena porque prefiro rodar os jogos no Windows mesmo.
Quanto ao Minecraft, esse jogo ainda é desenvolvido em Java? Se você for instalar a versão pirata para Windows no Linux, você teria que instalar o Java no seu prefixo Wine também, aí eu não sei como se sucederia, você poderia nos contar depois se deu certo
RESUMO: atividades envolvendo office e internet podem ser feitas 100% no Linux, e alguns jogos podem ser rodados via Wine/Lutris. Você literalmente só usaria o Windows para rodar jogos que você teve problemas para rodar no Linux.