Discussão sobre Linus Tech Tips mudando para Linux

Estou vendo muita gente defender o experimento do Linus usando “o ponto de vista de um usuário comum” como base. “Ah, o Linus está mostrando como pode ser complicado para um usuário comum” etc.

O fato é que usuários comuns, leigos mesmo, também se enrolam enormemente com o Windows. Não são poucos os que apelam a seus amigos “micreiros” para que estes instalem programas e façam configurações para eles.

Uma distro de Linux com uma boa loja de software e uma tela de boas-vindas com dicas de pós-instalação não é mais “hostil” para um leigo que o sistema da Microsoft. A maior questão para os leigos é, a meu ver, perceber que certas coisas que funcionam no Windows não funcionam “de cara” na distro (e aí chegamos ao problemas com firmware proprietário…). Mas se eles já pediam ajuda aos amigos “bons de computador”, podem resolver essa questão com Linux assim também.

3 curtidas

e se esses amigos não fazem ideia de como o Linux funciona?
e outra “chamar um amigo para me ajudar” não realmente resolve o problema, é um placebo!
não fique apontando o defeito dos outros para justificar seus erros. (que não são seus mas enfim)
o que acontece é que ninguém aguenta mais esses problemas.

1 curtida

Essa é uma ótima forma de resumir a situação.

Muitos estão “ofendidos”, sendo que os problemas e/ou dificuldades abordadas são fatuais.

Exato.

Perfeito.

Ademais, vou ser mais pontual. Os vídeos apresentam problemas que não só são conhecidos, como já existem iniciativas tentando resolver e resolvendo os mesmos, iniciativas que saudosistas ou pessoas simplesmente ignorantes tendem a ver com maus olhos e criticar sem ter o mínimo de conhecimento sobre.

Aplicativo de usuário quebrando o sistema por estar ERRONEAMENTE na camada de pacotes do sistema? É por isso que existe Flatpaks e AppImages.

Problemas com multimonitores e disposição gráfica? É por isso que existe Wayland.

Sistema não funcionando corretamente pelo usuário não ter reiniciado após uma atualização? É por isso que o GNOME e o KDE Plasma “imploram” para o usuário fazer isso, mesmo que algumas distribuições que se dizem ser para o usuário leigo não incentivem essa prática.

Experiência de usuário horrível que confunde o usuário e deixa ele a merce da sorte para descobrir como operar as configurações do sistema? Hora de chamar os contribuidores do GNOME para resolver isso.

Problemas com áudio? É por isso que existe PipeWire.

Enfim, parte da comunidade precisa abrir os olhos e enxergar a situação como ela é em vez de criar desculpas.

3 curtidas

Rapaz, acabou de sair um vídeo fresquinho do mestre Liquuid que se encaixa nesse assunto, segue:

9 curtidas

A maioria das pessoas não quer saber de “mexer no computador”. Quer é ligar e usar. A coisa mais comum do mundo é o leigo ter um e outro amigo “que entende de computador” para ajudá-lo, e a ajuda é muitas vezes em coisa básica mesmo. Foi assim comigo quando engatinhava no uso de um PC, é assim com as pessoas de minha casa, que sabem menos de TI que eu e me procuram quando estranham alguma coisa no funcionamento da máquina, do sistema operacional ou do programa.

Provavelmente, um leigo que não tenha sido apresentado ao Linux por alguém que tenha como “guru de informática” nem vai instalar distro… Eu fui ao Linux por conta própria, mas não sou mais leigo, embora não seja “micreiro”, e conheço uns amigos que poderiam me ajudar se necessário.

Não estou negando nada. Não estou dizendo que os sistemas Linux podem dispensar melhoras em usabilidade, interface, organização etc. Só estou constatando um fato que relativiza essa coisa de “muito difícil de um novato usar”. O novato provavelmente vai entrar nessa escudado por alguém que saca mais. Isso é fato, não desculpa.

1 curtida

Me parece que o experimento do Linus está mais para “não consigo desaprender windows” do que “o linux me odeia”.

3 curtidas

Só mais um comentário meu, digitei, digitei e esqueci de fazer a ligação deste comentário :relaxed:.

Eu penso que tem uma injustiça e justiça ao mesmo tempo ae com o Linux Kernel, um Kernel extremamente competente. Posso dizer até que é mais competente que os Kernels das concorrentes, mas ele mesmo se “injustiça” vamos dizendo assim, pelas próprias distros.

Vamos supor que temos um usuário novo querendo usar um Sistema Operacional novo, diferente do Windows. Então analisando estes 4 cenários, hipoteticamente falando, indicamos:

1st cenário: Ubuntu. Se o usuário vier do mundo Windows, ele vai se perder e vai culpar o Linux.
2nd cenário: Devuan sysvinit. Ae complicou o Linux vai ser mais xingado que certos políticos :joy:.
3rd cenário: Mint. Se o usuário vem do Windows, vai se sentir em casa, “just like in home”. Mas isso dentro do prórpio mundo Linux, se o usuário vem de um Ubuntu ou Pop_OS com Gnome, daí ele vai culpar o Linux.
4th cenário: Red Star OS… Bom daí… :grimacing:

Ou seja, tudo é culpa do Linux Kernel se a Distro ir mau com estes usuários. E isso acaba se resumindo a todas as Distros, por causa de uma Distro que foi mau. Uma estrutura de repetição, um loop meio que infinito. Isso acaba refletindo nestes usuários desistirem de todas as Distros do mundo Linux e voltarem para o Windows ou o Mac…

Então o próprio Linux Kernel se injustiça. Mas por outro lado graças a ele mesmo, muitas pessoas em torno do mundo tiveram o privilégio de ter um Sistema Operacional bem pessoal, tiveram a oportunidade de se engressar no mundo do desenvolvimento open source e gerou muitos empregos.

Então isso quebra esta injustiça, tornando oque o Kernel Linux faz ser mais justo e mais competente que qualquer Kernel de concorrentes.

Se bem que a intenção do Linus Torvalds nunca foi ser famoso com seu “projetinho” de faculdade na época, mas… Amém e super grato ao Linus Torvalds :pray:t2:

:vulcan_salute:t2:

já assisti! recomendo.
o mestre liquid como sempre antenado.

3 curtidas

sim!! isso tbm faz parte da minha realidade, mas no caso eu sou esse “amigo” e infelizmente eu não tive ajuda de pessoas próximas, e durante meu processo de aprendizagem eu me perguntava: “pq as coisas simplesmente não funcionam?”, e eu gostava de ficar quebrando a cabeça para aprender novas coisas, mas as vezes isso me deixava exausto.
então gosto de pensar nesses “amigos” como aliados, mas não como pilar de sustentação principal, pq quero ver os problemas verdadeiramente resolvidos.

E alguns questionamentos, só para refletir mesmo:
Será que essas pessoas gostam de ficar chamando alguém para ajudá-las com seus problemas? Será que essas pessoas que são chamas para socorrer essas outras pessoas gostam disso?
Será que é salvável ter essas pessoas alheias?
Não seria um sintoma da nossa sociedade ter pessoas que dependem de outras para ajudá-las a usarem seus computadores? Será que essas pessoas são incapazes de aprender? ou as condições não são favoráveis para isso?
Reflexões para estender além do Linux e levar para vida!

1 curtida

Tem q ter cuidado com esse termo “leigo” se estiver se referindo ao video do Linus. “leigo” n usa placa de video dedicado e nem hardware avançado pra som. Muito menos formata computadores kkk.

2 curtidas

Acredito que muitos de nós ficaremos incomodados com o fato do Linus ficar agarrado em problemas que compreendemos e poderíamos resolver de forma relativamente simples… E com algumas coisas que ele disse. Mas acredito que há uma reflexão a ser derivada disso.

É fato que boa parte das pessoas quer apenas ligar o computador, baixar o jogo e clicar em jogar. As pessoas não querem usar o sistema operacional, mas os programas que rodam por cima dele. Então mesmo “pequenos” infortúnios (e outros nem tão pequenos assim) são suficientes para afastar novos potenciais usuários.

Não vejo relação entre o nível de conhecimento e ter ou não placa de vídeo dedicada. Com a popularização dos jogos, placas dedicadas são muito comuns e há milhares e milhares de usuários completamente leigos que só querem ligar o computador e jogar. Eu diria inclusive que correspondem à maioria dos jogadores.

Quanto ao hardware avançado para som, aí é realmente menos comum, mas também não tem relação direta com o nível de conhecimento. Tenho um amigo músico que não sabe nada de computadores e precisa usar esse tipo de equipamento.

Com relação à formatação, depende. Conheço gente que consegue formatar computadores - pois não há mistério ao fazer isso em sistemas modernos -, mas que passa longe de resolver, por exemplo, um simples problema de driver de vídeo desatualizado no Windows e muito menos uma quebra de sistema no Pop!_OS.

Um bom exemplo? Eu mesmo. Comecei a usar GNU/Linux há aproximadamente 2 anos. Eu já tinha um conhecimento bem razoável em hardware - já conseguia montar e dar manutenção em computadores e notebooks - e saía formatando computadores meus e dos outros para instalar Windows.

Quando comecei a usar o Ubuntu - minha primeira distro - quebrei a cabeça para resolver alguns problemas, e tive inclusive uma quebra de sistema ao atualizar o driver da Nvidia. Em termos de GNU/Linux, eu era completamente leigo. Um leigo com um computador que eu mesmo montei, com placa de vídeo dedicada, hardware de som e anos de experiência formatando Windows. Tinha que pesquisar para resolver esses problemas do GNU/Linux. Problemas que eu não esperava e em um ambiente que eu não conhecia. E tive algumas reações semelhantes às do Linus. A questão é que eu era um leigo bastante interessado, e por isso estou aqui hoje. Hoje sou um leigo um pouco menos leigo e ainda muito interessado.

Acho que o vídeo do Linus demonstra que ainda há considerável caminho a avançar para realmente termos alguma popularização do GNU/Linux em meio ao público jogador.

3 curtidas

Linus foi Horrível com essa serie, entendo o ponto dele de não pedir ajuda, mas ele não se bastou em conhecer um pouco da distro e foi muito pro terminal, se ferrou por conta disto, e ficou um bom tempo no manjara buscando como usar o terminal, cara eu to no Manjaro e mesmo sabendo usar e utilizando direto o terminal pra algumas coisas, eu não instalo nada por lá.

Enquanto o outro cara, perdão não lembro o nome, foi mais com calma, ta mais bem de boa com o linux, teve sim seus problemas, mas foi de boa e tentou resolver, e alguns resolveu, teve até umas coisas loucas q fez com emulação pra conseguir, mas de boa, fez e ta indo

1 curtida

Dá pra resumir essa treta toda com:

Se seu produto precisa de um manual, já é um problema, se o manual do seu produto começa com “como ler esse manual” talvez seu produto não seja tão lapidado como vc pensa

Praticamente em todas as distros o manual não só começa com “como ler o manual” como o usuário precisa procurar esse manual ou perguntar pra alguém que tenha lido

6 curtidas

O Linus Tech Tips é mais um canal que não merece a fama que tem, para ter o tanto de seguidores que ele tem acredito que foi efeito manada, porque se parar para analisar o canal dele não tem conteúdo que realmente acrescente algo, a maioria das coisas que ele faz qualquer um com dinheiro de sobra faria. :face_vomiting: :face_vomiting: :face_vomiting:

Fora que ele nem tem paciência para fazer as coisas direito, faz tudo de qualquer jeito, um exemplo é o próprio servidor de edição dele, e os testes com Linux agora. :woozy_face: :woozy_face: :woozy_face:

1 curtida

Pois então: o que critico é, justamente, defenderem o Linus nessa série com o argumento de que ele estaria “simulando as atitudes de um novato”.

Vi o vídeo do DistroTube comentando as atitudes do Linus e, embora não concorde com tudo, compartilho com a impressão de que o Linus está reagindo às distros um pouco fora da caixinha, frustrado e de má vontade.

Né?

Eu acho natural a gente pedir ajuda a quem parece entender mais do assunto. Até porque sempre há na vida momentos em que temos de enfrentar assuntos que não dominamos e nem sempre estamos em condição de nos preparar para dominá-los. Além disso, as pessoas têm seus conjuntos de interesses e afinidades, muitos dos quais nem passam perto dos “assuntos de computador”.

Particularmente, nunca me senti constrangido de “alugar” os amigos que sacam mais de computador. Quando eles não podem ou não querem ajudar, simplesmente não ajudam, pelo menos na hora. Mas quase sempre dão aquela quebrada de galho, e isso também é parte da amizade.

E é claro que, nos campos em que tenho algum domínio, eu retribuo as ajudas.

De todo modo, que as sociedades do Brasil e do mundo em geral muito se beneficiariam de uma larga alfabetização digital, disso não há dúvida!

1 curtida

Essa discussão sobre Linux Tech Tips de nada vai adiantar se continuarmos em um pé de guerra dentro de nossa própria comunidade, uma coisa é criar uma discussão saudável e pacifica outra coisa é lançar sua fúria sobre o que você não gostou ou muito menos que não entendeu como acontece no caso do systemd, wayland, gnome, KDE, além, disso é uma comunidade de 1% muito áspera e nada receptiva para novos usuários, quando nos tornamos pessoas civilizadas podemos pensar em fazer algo pensando para o próximo, falo isso independente das comunidades Ubuntu, Mit, Fedora, openSUSE, Gnome…

5 curtidas

Apesar dos pesares, esse vídeo rendeu o melhor meme do mundo OpenSource recente:

“SO YOU SEE I HAVE TO TYPE YES DO AS I SAY!!! YEEEEES, DO AS I SAAAY!!!”
Kernel Panic aparece
“Oh…”

1 curtida

Mais um meme

4 curtidas

saiu terceira parte da série:

1 curtida

Eu diria que tem 2 fatores principais nesta discussão toda:

problemas UX do Manjaro KDE e Mint
X
cérebro acostumado com modo Windows

Daí cada um vai junlgar o quanto acha pende para um lado quanto para o outro. Eu acho que estão misturados, muitas coisas vem do costume do Windows mode e outras problemas de UX, no caso do Manjaro KDE e Mint Cinnamon…

2 curtidas