Discussão sobre Linus Tech Tips mudando para Linux

No meu ver problema do Linux Desktop no geral é pecar é algumas áreas fora o software. Empresas grandes como a Apple, a Microsoft e a Google, investem bastante em marketing, design, experiencia do usuário além de entregarem um sistema funcional e sem grades bugs. Aquele menu do Manjaro tá implorando pra algumas melhorias na experiencia do usuário.

Em distros pequenas eu até entendo, porque faltam recursos, mas em distros que tem empresas por trás e q focam em usuários leigos é preciso ter mais investimento nessas áreas. Os usuários comuns não querem saber o que é deb, rpm, flatpak, x11, wayland, gnome, kde, ext4, btrfs, drivers etc. Eles só querem fazer as coisas do dia a dia e serem produtivos.

2 curtidas

Aí é um dos pontos que abordei aqui :arrow_down:

Posso até ser jubilado do fórum pelo que direi, porém, as distros oferecerem essa liberdade de você correr atrás de alguns pontos, isso onde convém e a proposta da distro em si, é algo muito positivo. Muitos “imploram” por uma certa homogenia como no Windows, exemplo: interface padrão e uma forma única de instalar pacotes. Mas isso acaba com a graça do Linux que é ter a liberdade de sair explorando a fora, não “apenas” editando registro do sistema operacional.

7 curtidas

Eu discordo.

Linus se propôs justamente a utilizar Linux no Desktop da forma que uma pessoa normal começaria a usar, sem saber nada e aprender enquanto usa. Não consultar Anthony é proposital também, porque as pessoas normalmente não tem um guru como o Anthony para consultar.

O vídeo é resultado de uma tentativa genuina, similar a minha quando comecei a usar Linux no Desktop.

5 curtidas

Eu sou um dos que desejam isso, porque é a trilha mais sã. Entretanto, isso não significaria o fim da diversidade, aliás, seria impossível devido a natureza do software livre. Como exemplo, o Ubuntu conseguiu ser o porto seguro por anos e os reflexos desses esforços são vistos até hoje, mesmo que o sistema ofereça hoje uma experiência medíocre no Desktop devido as políticas da empresa responsável pelo sistema.

2 curtidas

Ou simplesmente optar pela versão Flatpak da Steam. É para evitar esse tipo de problema que Flatpak existe :man_shrugging:

3 curtidas

Usuários comuns têm, sim, seus “gurus de informática”, seus amigos que ajudam quando dá problema no computador. Seja usando distro Linux, seja usando Windows. O papel dos amigos “micreiros” era de grande importância antes da popularização da Internet, e ainda é relevante.

A meu ver, o problema do desktop de base Linux não é a diversidade. As distribuições amigáveis estão muito bem sinalizadas, uma pesquisa simples no buscador vai revelar o Linux Mint, o Zorin OS, o Linux Lite, e, de todo modo, o Ubuntu e suas variações continuam sendo grandes referências em desktop acessível.

A questão maior, para mim, é que distros Linux ainda incorporam pouco o olhar de usabilidade e design que priorize o utilizador leigo. Neste ponto, as análises do Dio no YouTube prestam grandes serviços. Vale lembrar que, recentemente, ele deixou valiosas dicas para os desenvolvedores do Regata OS, que, por sua vez, responderam que as estão levando em consideração. Aliás, quanto à organização da interface, o pessoal do Regata OS está à frente do time do Manjaro…

ADENDO: O próprio Linus do Tech Tips reconhece que a interface de configuração e customização do Windows é ruim. Usar o Windows é relativamente tranquilo para usuários leigos porque é padrão de mercado, mas, quando dá problemas, os caminhos de resolução não raramente são mais tortuosos que os das distros Linux. Daí que o leigo vai atrás dos seus “gurus de informática”. Até porque várias soluções para os paus no Windows exigem digitar comandos no terminal…

2 curtidas

Oi pessoal, neste domingo sai o vídeo do Diolinux sobre o vídeo do LTT, não percam, 19 horas :slight_smile:

15 curtidas

Concordo, pena que essa não era a opção padrão pra instalar a Steam, e possivelmente ele não conhecia Snaps e Flatpaks.

Esses “canais de fora”: poderia me recomendar?

Se não me engano, descobri o Techlore por algum comentário em um vídeo do Diolinux, e foi um life-changer. Seria legal descobrir mais alguns.

1 curtida

Recomendo dar uma olhada no seguinte tópico: Quais os melhores sites e canais sobre linux?

1 curtida

Opa, tudo o que eu precisava!!
Obrigado.

1 curtida

Tanto é veridico o que vc falou na parte de gurus, tenho um amigo que veio me pedir ajuda pra instalar alguns softwares no Mac. Ou seja, independentemente do sistema os usuários “comuns” vão pedir ajuda pra fazer as coisas, seja no Android, Windows, Mac ou Linux.

2 curtidas

Minha entrada no mundo linux foi consumindo bastante conteúdo antes, e acho que pra mudar de sistema de operacional você tem que entender o pouco do que ta acontecendo. Em qualquer forma de conteúdo em tecnologia eu penso

Rapaz tem o slackjeff que eu curto e que já apareceu no diolinux, terminal root, riker linux. Esses é que eu me lembro pq eu vejo video de linux sem ver o canal, apenas o conteúdo e etc

1 curtida

Novo vídeo do desafio já está disponível:

1 curtida

nvidia feelings…

Isso não pode estar mais errado, Linux e Linux Desktop são coisas diferentes, Linux é o kernel, Linux Desktop são conjuntos de especificações e abstrações teóricas para prover a metáfora do desktop no Linux, existem 3 padrões sendo que o mais “popular” é o FreeDesktop, os outros 2 são Aura Project (Chrome OS, é uma fase de transição para sair da metafóra desktop, não vem ao caso) e o outro não tem um nome especifico, GNOME, KDE, XFCE e por aí vai… nada mais são que imaginações sobre como implementar o Desktop Linux, são basicamente jeitos diferentes de organizar painéis

Você resumiu o que penso

4 curtidas

Pessoal, chegaram a ver o vídeo do Distrotube a respeito do caso?

Assisti só o react do DT, talvez para passar menos raiva. Mas só pelos comentários do Derek, achei desnecessário o que um canal tão grande, Linus Tech Tips, anda fazendo a respeito do Linux.

Segue abaixo o vídeo do distrotube

:wave:t2:

Não querendo ser polêmico… Eu gosto muito do Linus Tech Tips e seus sub canais.
Mas eu não acompanhei nada ainda, nenhum vídeo deles a respeito de Distros Linux. Talvez os únicos que eu acompanhei foram de um super servidor com uma Distro Linux focada em fazer deste servidor 7 máquinas gamers, com apenas um computador, que é este servidor e sobre o Steam Deck.

Primeiro lugar, a Microsoft, a Apple e própria Google, nunca apontam seus Kernels ao fazerem marketing de seus Sistemas Operacionais. Se a Google fizesse isso, talvez o Android não teria força para bater o IOS. É só um talvez bem talvez…

Segundo lugar, se as empresas como System76, Slimbook (Empresa na Espanha que fábrica computadores com Distro Linux e outros dispositivos) fizessem igual fez a Google em especial, apontando o Sistema Operacional em seus marketings, invez do Kernel, acredito que estas empresas iriam decolar de vendas e o Sistemas Operacionais delas que poderiam ser mais famosos. O paradigma Linux é fortíssimo.

Terceiro lugar, vendo thumbnails, comentários e tals de como o Linus e sua equipe estão agindo com os distros Linux, ae vem minha conspiração, “Será que alguma big empresa, estilo a Microsoft, Google ou a Apple, não estariam patrocinando eles “por baixo dos panos”?”

Para eu ter uma opinião real e bem formada eu precisaria assistir os vídeos deles a respeito do Linux, mas não estou com coragem :joy:. Eu acho muita hipocrisia, pessoas que usam algo de graça e ainda falam mau daquilo que usam e so falam bem daquilo que lhes convem…

Disclaimer, isso é só um pensamento meu, não é algo afirmativo e tals. Os moderadores tem total permissão de me repreender, deletar este post e o pessoal da comunidade também de sinaliza-lo como impróprio… "Eu mesmo estou pensando em fazer isso para mim mesmo, :rofl:.

:vulcan_salute:t2:

5 curtidas

Acho muito perigoso dizer isso:

Logo depois de ter dito isso.

Vários jornalistas, reviewers, designers, programadores, usuários tecem as mesmas críticas que o Linus há anos, mas simplesmente não tinham alcance.

Estamos em um momento onde alguns paradigmas estão sendo testados/quebrados… veja as discussões entre projetos ocorrendo abertamente nas redes sociais. O criticismo do Linus pode ser positivo, se as pessoas por trás dos projetos ouvirem e buscarem trabalhar isso de forma positiva.

:vulcan_salute:

6 curtidas