[DISCUSSÃO] Sistemas Init afetam o Desempenho?

Pessoal, usava o Arch ontem e não demorava muito pra iniciar, mas a internet nele era beem lenta. Agora no Devuan tudo roda melhor (ou quase isso). Mas vocês acham que usar um init system diferente (runit, Sysvinit, OpenRC) aumenta ou diminui o desempenho do sistema?

1 curtida

Já usei o Debian e Devuan (SysV); Arch e hoje uso o Artix (runit). O que notei foi uma ligeira diferença no consumo de ram. Tirando os bugs com o systemd, essa foi a única diferença que percebi.

3 curtidas

Nem sei o porque mas, sempre senti o sistema rodando melhor quando era algum outro init, como o OpenRC por exemplo.

1 curtida

E tem umas notícias estranhas sobre o Systemd, ouvi dizer que ele quer se tornar um usuário na /home.

1 curtida

Assim, me parece fazer sentido. O systemd tá longe de ser apenas um init, mas ele realiza várias outras funções em segundo plano, o que pode acarretar em maior uso de ram e talvez um desempenho pior, como você descreveu. Porém não sou o mais quotado para falar sobre.

1 curtida

Exato, veja o que achei sobre ele:

Desde a época em que foi lançado, o systemd trouxe uma rica quantidade de recursos e funcionalidades que, em comparação aos tradicionais sysvinit e Upstart, oferece muito mais possibilidades. Inclusive, ele não é considerado um sistema de init, somente.
Em suma, foram listados 99 recursos presentes no systemd; oito deles são encontrados no System V init e no Upstart, 16. Não há nada que eles façam que o systemd não seja capaz de fazer e, de quebra, o systemd oferece quase 80 recursos a mais.

Com todos esses recursos que ele traz, pode acabar usando mais memória.

Testa o Artix.

1 curtida

O Artix já tentei mas, por algum motivo, não deu pra reconhecer meu pendrive. Mas em VM pode ser diferente.

O Legal dele é que você pode escolher ISOs com o OpenRC e com o runit.

Falando em Artix, alguém tem ideia como eles conseguiram fazer uma ISO com o Gnome? Até onde sei o Gnome depende do systemd.

1 curtida

Pode ter um pouco de “placebo” nisso. Eu acho que só vou conseguir responder a pergunta do tópico com confiança se tivesse dois computadores com distros “comparáveis” e eu usasse ambos no dia-a-dia (como um com Debian e systemd e outro com Devuan).

Acho que “tudo melhor” é simplesmente vago demais.


É o tal do systemd-homed.


A parte específica do systemd que o GNOME depende é o systemd-logind. O pessoal do Gentoo fez então o elogind, que pega o systemd-logind e substitui as partes que atrelam ele ao systemd.

Se você comparar o pacman -Si gnome-desktop do Artix e do Arch:

$ diff <(pacman -Si world/gnome-desktop) <(pacman -Si extra/gnome-desktop)
[...]
10c10
< Depende de           : gsettings-desktop-schemas  gtk3  xkeyboard-config  iso-codes  libseccomp  bubblewrap  elogind  libxkbcommon
---
> Depende de           : gsettings-desktop-schemas  gtk3  xkeyboard-config  iso-codes  libseccomp  bubblewrap  systemd-libs  libxkbcommon
[...]
3 curtidas

Realmente, e mesmo eu fazendo essa comparação aqui pode ter resultados diferentes.

Espera, então eu poderia ter feito isso no Slackware? Nossa, agora é tarde demais.

1 curtida

Se o Slackware tiver nos repositórios GNOME recompilado para trabalhar com elogind em vez do systemd, ou você estivesse disposto a compilá-lo caso contrário, sim.

Então não daria certo mesmo não, Quando instalei veio um GNOME mas com Openbox como WM. E o próprio Patrick (Criador do Slackware) disse que nem ele mesmo consegue colocar o GNOME no Slackware.

Imagina um GNOME 40 com Openbox :thinking:

1 curtida

Que bizarro seria.

1 curtida

E quais eram as diferenças do GNOME com gnome-shell e esse?

1 curtida

Bem, imagine o Openbox padrão, com o fundo preto e apenas o menu dele e nada mais. Então, é assim que estava.

1 curtida

Gostei viu:

@Capezotte Achei esse repo do Github de um GNOME 3 pro Slackware:

E parece que usam o elogind.

@Joa Esqueci de dizer, mas o PCLinuxOS também não usa systemd, é rolling release, foi bifurcado do Mandrake Linux, ele tem edições oficiais com KDE Plasma, MATE, XFCE e edições comunitarias com LXDE, LXQT, TDE, e Openbox.