DioCast: Venha fazer parte do SDA

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/diocast/diocast-sda.html

Se você sofre do mal de distro hopping, venha fazer parte do SDA e se curar desse mal.

11 Curtidas

Nunca conheci um usuário linux que não tenha sido SDA em algum momento na vida, faz parte ficarmos impressionados com um mundo tão diverso de possibilidades. O problema é quando essa fase de SDA não passa e acaba interferindo negativamente na sua produtividade e até na sua vida (Como o amigo citado no episódio com 30 distros ao mesmo tempo).

Quando comecei a usar linux em meu computador, por influência do Diolinux, passei um bom tempo saltando de distro em distro até que finalmente em 2018 me achei no pop os e consegui ser muito produtivo e feliz por lá.

Mas a vida é uma caixinha de surpresas e no final de 2019 perdi minha placa de vídeo e tive de vender o PC, fiquei apenas com um notebook mais simples que não suporta o Gnome com fluidez. E lá se volta eu novamente ao SDA até que parar no Mint XFCE que já uso desde o ano passado.

Agora só mudarei de novo quando conseguir comprar novamente um bom PC e voltar a usar meu querido POP Os.

Parabéns por mais um excelente episódio do Diocast!

6 Curtidas

Uma vez SDA, sempre SDA :joy:
Gosto de testar distros linux e personalizá-las a meu gosto (exceto o Elementary OS, que é lindo por padrão e mudo só o papel de parede).
#VemElementaryOS6

E sim, a /home separada é uma ótima ideia pra quem vive pulando de distro :v:

4 Curtidas

Eu só estou esperando ter um notebook reserva mais poderoso que quero testar um monte de distros de novo :rofl: No meu netbook, vai ficar o Linux Mint Xfce.

2 Curtidas

E quando, pra ficar feliz com o SDA, vc quer novos PCs?

2 Curtidas

Confesso irmãos que quase troquei de distro hj… Estou à alguns dias de abstinência, e como penitente digo que cheguei a olhar a versão live do sistema mas me impuz diante de tal tentação chamada KDE neon, tomei as rédeas da minha vida e ajeitei o problema que havia com o Pop OS.

6 Curtidas

Eu preferiria ficar no Pop do que ir para o KDE Neon. Quando instalei no meu netbook, foi uma tragédia…

2 Curtidas

Então, tá muito legal o podcast. Dei boas risadas e lembrei dos meus velhos tempos. Eu tenho uma história parecida com a do Eddie. Usei Linux no curso técnico em informática no início dos anos 2000. Passei por Red Hat, Mandrake, Cent_OS e até o Kurumim eu usei. Depois abandonei por um tempo e usei somente o Windows. Nesse ano de 2021, por culpa da pandemia e de outras demandas de trabalho também, resolvi voltar a explorar o Linux. Para minha surpresa, me deparei com inúmeras distros. A perdição de verdade se deu quando conheci o Diolinux (canal, site, fórum, etc.)…além de SDA, virei um SVD (Saltador de Vídeos do Diolinux), pois já passei horas pulando de um vídeo para outro.

Cheguei ao ponto de ‘ressuscitar’ um computador de um amigo, que ia jogá-lo fora, pra rodar algumas distros. Comprei memória, SSD e placa de vídeo, e montei um segundo PC.

Estou tentando me curar desse mal :sleepy:, e organizando um pouco a bagunça. Tenho um PC principal com Windows e Ubuntu. Meu notebook (Asus i-5) com Windows e Pop!_OS (que estou curtindo muito), e um note velinho com o Xu’xubuntu, que flui muito bem. No PC ‘ressuscitado’ quero testar duas distros mais a fundo, uma com KDE (talvez Neon) e a outra ainda estou pensando. O resto vai ser em máquina virtual…reservei um HD de 500 Gb pra isso :yum:

Bem a cura está se aproximando (eu acho!!!) :joy:

Parabéns pelo trabalho.

PS.: Vocês não deveriam ter me apresentado o ‘DistroWatch’, mais uma perdição :cry: :sob:

5 Curtidas

Como SDA, testei muito mas só em máquinas virtuais ou pendrives bootaveis.

Oficialmente no meu computador mudei duas vezes só: Ubuntu → Arch - > Manjaro.

Só não fiquei no Arch porque o tempo que perdia muito tempo configurando :grimacing:

2 Curtidas

Tadinho do Raul neste Diocast hahahahaha
Bom de mais!

3 Curtidas

Vou assistir só para ver se há uma menção especial ao @Joa

2 Curtidas

Eu não sei vocês mas além de ser SDA de distro, eu faço SDA de aplicativos e serviços na nuvem. Alguém mais? haha

3 Curtidas

Esse diocast foi uma bela seção de Distrohoppers Anônimos, haha

Um submundo do mundo do distrohopping que vocês não abordaram são os de Window Managers. Se vocês achavam que trocar de OS ou DE era o bastante, ainda há as WM heueheh

i3, openbox, xmonad, awesome, dwm, bspwm, entre outros. A galera cria coisas incríveis usando esses WM standalone. Eu viajo observando os design da galera no r/unixporn

4 Curtidas

Quando eu entrei no mundo Linux também fiquei saltando de distribuição para encontrar uma distro e chamar de minha; e olha que eu rodei bastante.
Mas aí fica o questionamento: quando a pessoa é novata no rolé e só quer encontrar o seu lugar ao sol, ela ainda pode ser considerada SDA? Porque tipo assim, depois que eu me encontrei no Fedora eu não saí nunca mais, então eu nunca me considerei SDA hehehe

1 Curtida

Prazer, nunca fui SDA !!! KKKKKK
Mas claro, não tenho anos de uso hehe.

Comecei: Linux Mint XFCE.
Atualmente: Debian 10 Buster.

4 Curtidas

Meu distro hopping não foi lá tão grande. Testei todos os flavors do Ubuntu e tentei instalar o fedora e manjaro mas na instalação desses últimos já tive problemas e engraçado que na VM funcionaram.

Conheci o openSUSE aí fiquei nele um bom tempo, depois fui conhecendo os projetos BR, amei o Duzeru mas eu fiquei mesmo no regataOS, o qual eu uso desde 2018.

Estou fazendo um experimento com o Debian testing na VM com algumas coisas do experimental e Sid. Ele tá aguentando 2 meses lá, aí um usuário do Debian falou pra mim que o Sid e o testing não tem muita diferença, coisa de 1 semana de atualização a frente, e me encorajou a mudar os repositórios do testing para o Sid e descobri que estou entrando para SDA diferente ( saltadores de Debian Audacioso) kkkkk

4 Curtidas

Pera só um segundo: nesse diocast teve menção especial a raposinha do fórum? Como assim?!

On topic: Eu só hoppava por que eu achava que a performance do computador ia melhorar 100000000000000% caso trocasse por algo mais recente, ou mais antigo e estável, enfim. Tudo mentira, meu problema com a nvidia continuou, e só perdi tempo. Bom, quase, por que aprendi muita coisa também. Hoje eu ainda procuro uma distro pra ficar 100%, mas tá difícil encontrar uma que seja 100% systemd + systemd-boot, seja relativamente atualizada como o Fedora/Solus, e que funcione fácil e cômodo como Ubuntu, Arch.

PS: usuários de Fedora, Debian, Devuan, Arch, Pop, Mint querem saber sua localização, Raul :laughing:

5 Curtidas

Sinceramente estou meio aliviado de ouvir esse Diocast, já que os casos que foram mencionados são muito parecidos com o meu. @Secret.Fox mencionaram foi o seu nome bem no começo, também esperando meu nome ser mencionado.

Agora deu uma vontade de ir pro Arch, no HD principal mesmo (infelizmente), mas também fico com uma preguiça só imaginando a instalação.

4 Curtidas

Reparei, quase cai da cadeira. Raposa famosa. rs

Sério, eu achei que fossem mencionar, já que você é o príncipe do hop. O rei do hop é aquele lá que tem as 500 distro instalada no HD de 2TB, atualiza e mantém todas.

Meu recorde é 15 minutos. Só não volto pra lá por que tem muita xieira com desinstalar DEs. No OpenSUSE é bem melhor. Enfim, estou fazendo dual boot novamente com Windows. Se eu me estressar muito por aqui, é só apertar F12 no boot.

PS: vou poder usar meus software de música novamente! :smiley:

3 Curtidas