Há um tempo atrás (e faz bastante tempo kkkk) tinha criado um tópico em relação a instalar Linux por dual boot e desde então, tinha começado a entrar na jornada em tentar permanecer no Linux com um tempo, mas no final das contas, acabo voltando para o Windows. Mesmo deixando como dual boot, acabei usando mais Windows do que o Linux.
A última vez que tentei migrar para o Linux foi quando eu estava tentando instalar o Arch na minha máquina, mas por algum motivo não obteve-se sucesso. Eu tinha feito instalação manual sem utilizar o archinstall e usando GNOME como DE principal, e por algum motivo, quando reiniciei, sequer aparecia a tela de login, somente executava o Grub. Depois tentei instalar o EndeavourOS e continuou ocasionando o mesmo problema. O mais estranho é que da base Arch, o que funcionou sem problemas para mim e executou normalmente na minha máquina foi o Manjaro.
Mas bem, mesmo tendo instalado tudo certinho, eu tinha passado por um problema bem chato que até hoje não consegui resolver e acabei voltando para o Windows. Eu tenho o microfone Fifine Ampligame A8 para entrar em call no Discord, mas por algum motivo, quando entro em call, o aúdio do participante acaba saindo pela minha caixa de som ou microfone, tanto que no Windows nunca acontecia isso. Alguém poderia me dar uma ajuda ou saberia no que pode ser esse problema?
Isso é comum aqui no fórum, eu mesmo vivo voltando a utilizar Windows.
Tu quis começar pelo mais difícil, sinto muito em te informar que nós não somos os alecrins dourados que nasceram no campo sem ser semeados. A missão é usar Linux ou é massagear o ego pra dizer que sabe usar um sistema difícil? Se for pra massagear, procure por gentoo.
Tá usando o Discord como? Flatpak? Navegador?
Normalmente é só configurar as rotas de audio no próprio discord.
Você quer estabilidade? Se sim, procure por sistemas com base Debian.
Da pra ter estabilidade com Arch, mas você disse que é novato, vai quebrar bastante a cabeça. Normalmente, não precisa seguir isso, mas é o mais comum, o pessoal começa e distros que veem do Debian, tipo o Mint( sim chatonildos de plantão, eu sei que se baseou no Ubuntu, mas o ubuntu vem do debian, por transitividade o Mint também veio do Debian). E depois que se familiarizaram e aprenderam o básico, ai sim passam para distros mais complicadas para tapar os buracos que as outras tem.
Tem Distros que são base em Arch focado pra jogos, mas eu particularmente não conheço sobre, pesquisa sobre, quem sabe não resolve seu problema.
Sobre o som, se o seu sistema tiver um seletor de áudio em teoria é só clicar pra voltar a sair o som pelo fone, posta print’s de como fica as configs quando tu tá com alguém na chamada.
Recomendo usar uma distro mais focada em usuários comuns, mas que use o KDE, tipo o Kubuntu ou KDE Neon, pois o KDE Plasma é uma interface bem completa.
Acho que quando tentei sair do Windows as primeiras vezes, eu esperava um Windows OpenSource. Acredito que só consegui ficar no linux quando entendi que Linux não é Windows. O que estou querendo dizer com isso? Eu estava acostumado com os desafios de utilizar Windows, e sabia como lidar com muitos deles. Quando vim para o mundo do Linux, eu achava que era “mais ou menos a mesma coisa”. Em muitas coisas existem semelhanças. Mas hoje, interpreto que usar Linux é um novo desafio. Que às vezes eu vou quebrar o sistema (por ignorância minha ou mesmo por ele ser passivo de quebra). Que as vezes não vou conseguir fazer algumas coisas que eu fazia em Windows (novamente por ignorância minha ou pq simplesmente não dá), mas que também vou conseguir fazer outras coisas que eu não conseguia fazer em Windows, e que, por muitas vezes, eu nem sabia que eram possibilidades.
O mundo do OpenSource é um esforço contínuo. Aos poucos vou melhorando, e vou conseguindo resolver mais problemas e, principalmente, aprendendo mais.
Eu mesmo não tiro o Windows do dual-boot. É mais fácil eu remover o Linux do que o Windows porque tudo que eu faço no Windows eu não consigo fazer (ainda) no Linux.
Não existe ninguém reclamando desse microfone, o que pode estar ocorrendo é configuração errada no Discord, nos dispositivos. Você tem que setar o input o seu microfone e o output o seu fone. Eu tenho 3 saídas de som aqui e 2 microfones e capta tudo certinho após eu ter configurado corretamente no discord.
Não sei se você ainda esta usando o Manjaro, mas se estiver executa e manda aqui nos comentarios
Dica sincera, se você realmente quer transicionar pro Linux, e consegue fazer exatamente o que quer no Linux sem precisar do Windows, instala só o Linux sem Windows em dual boot. Fazendo dual boot você sempre acaba voltando pro Windows por comodidade. Tenta uma distro mais amigável pra começar, tipo Ubuntu ou Mint, mas deixa sem dual boot (se quiser!).
Digo isso por experiência própria, lá pros anos 2009, 2010, por aí, sempre usava o Linux em dual boot com Win7 e sempre acabava voltando pro Windows. Quando resolvi que realmente queria migrar e tudo que eu precisava funcionava no Linux, deixei só o Linux e me forcei um tempo a usar sem dual boot. Resultado que estou desde então só no Linux. Raras ocasiões precisei do Windows.
faz assim linux dual boot windows, linux usa trabalho e window para games, o melhor entre dois mundos, é oque queria fazer mas meu note é ruim preciso só usar linux porque é muito bom para programar nele, muito leve, eu recomendo você ir direto para o Debian.
Dual boot pode ser uma solução, mas, na prática, você sempre acaba usando um sistema muito mais que o outro. E o ideal é fazer em discos separados.
Alguns meses atrás eu tive uma “recaída” e voltei para o Windows 11. Usei ele por algum tempo, até que começou a dar alguns problemas e percebi que o Windows me causava bem mais estresse que o Linux, além de ser (para mim) mais difícil de usar.
Aceitei sacrificar o único jogo que eu estava jogando que não funcionava no Linux (Battlefield 1, porque a EA inseriu malware - vulgo anti-cheat a nível de kernel - nele) e retornei para o Debian. Ah, home sweet home!
Tenho microfone USB da Fifine e nunca tive esse problema que você relatou com o Discord Flatpak. Acredito que seja algo específico da sua instalação.
KDE Neon nunca foi e nunca será focado em usuários comuns. A função dele é servir de vitrine para o que há de mais atualizado no projeto KDE. É uma distro para entusiastas e com propensão bem maior a ter bugs do Plasma. O próprio site do Neon tem esta descrição para a User Edition:
Featuring the latest officially released KDE software on a stable base. Ideal for adventurous KDE enthusiasts.
Ao contrário do KDE Neon, o Kubuntu de fato é um sistema mais “voltado” a usuários comuns. São sistemas completamente diferentes, com objetivos totalmente diferentes.
Como já te recomendaram, eu também indico utilizar sistemas com base Debian. No meu caso, a única base diferente que usei até hoje além do Debian foi o Fedora, nunca me aventurei pelo Arch, Suse ou Gentoo.
Comecei pelo Ubuntu mas atualmente estou no Debian 12 há uns 6 meses mais ou menos. Te recomendo fortemente instalar o próprio Debian, pois até agora não me deu a mínima dor de cabeça, nenhum tipo de problema com drivers nem nada do tipo, é super estável e leve. Ubuntu ainda acho um bom sistema, mas tive vários problemas de áudio com ele quando usei, além de que não gosto dos Snaps que a Canonical insiste em usar, inclusive era intrusivo a ponto de eu desinstalar o Firefox snap, instalar o .deb e quando eu atualizava o sistema ele instalava por si só o snap novamente ao lado do .deb.
Então, acredito que seria uma transição tranquila para mim ir para o Linux, tanto que eu usaria mais para o dia a dia além de programação, edição de vídeo. Mesmo que eu tenha que aprender a usar uma alternativa para edição de vídeo como DaVinci Resolve, seria bem tranquilo. Única preocupação que eu tinha estava relacionado aos jogos, por conta que alguns tem anticheat como Fortnite e etc., mas sinceramente, são sacrifícios que está tudo bem ceder por uma boa causa.
Salve @KairanD, então mano, acredito que pode ser algo desse gênero. Porque pelo Windows nunca me deu esse problema, só no Linux que me deu uma dor de cabeça.
Não, nem de longe. Fedora tem versões estáveis lançadas a cada seis meses e é direcionado ao público geral.
KDE Neon usa uma base estável, mas versões extremamente atuais e mal testadas do KDE Plasma (ele recebe as novidades muito antes de qualquer outra distro). O objetivo do KDE Neon é justamente auxiliar desenvolvedores e entusiastas na detecção e correção de bugs. Ou seja, ele é pensado para quebrar, é o objetivo dele.
Por favor, não indique o KDE Neon para usuários comuns, ainda mais se forem iniciantes. Não é o propósito dele, como os próprios desenvolvedores indicam. E falo por experiência própria, porque já cometi esse mesmo erro no passado.
Pois é, se for do seu interesse usar Linux, eu recomendaria tentar novamente, mas com outra distro e mais calma.
Por sinal, não fique centrado em usar Linux por uma “causa”, mas apenas por ser algo do seu interesse, que te faça bem. Se for causar problemas e te impedir de executar software que você curte, pode ser melhor permanecer no Windows (e não há qualquer problema nisso!).
Se quiser, posso te ajudar a instalar o Debian do jeito que eu faço, bem clean, no passo a passo. Você tem o meu contato, só combinar o dia.
No site, na parte de downloads, tem duas opções, User Edition e Testing Edition.
Se eu for em qualquer sistema, qualquer app, e ver que tem uma opção “normal” e uma instável/alpha/beta/testing, automaticamente vou pensar que a versão “normal” é pra usuários comuns, pra quem deseja usar o sistema/app sem problemas.
Fora que, no site do KDE Neon, tem coisa sobre notebook que vem com o KDE Neon pré instalado, dando ainda mais a impressão de que o KDE Neon é pra uso geral.
Eu nunca vi por exemplo, notebooks sendo vendidos com alguma versão beta do Ubuntu.