Comprei recentemente um Dell G15 5530, versão com o i5 13ª geração Intel® Core™ i5-13450HX
NVIDIA® GeForce® RTX™ 3050, 6GB
16gb RAM DDR5
Esse notebook veio por padrão com o Ubuntu 22.04LTS, mas como sou usuário do Pop!_OS há algum tempo, decidi formatar, mas não consigo de jeito nenhum.
Quando tento dar boot com a ISO NVIDIA 22.04, ele simplesmente trava naquela parte que aparece vários comandos do terminal.
Tentei a ISO NVIDIA 24.04 Alpha, também não consegui da boot, tentei a ISO Intel 24.04 Alpha, consegui formatar o PC, mas quando inicia ele fica praticamente inutilizável, travando, bugando tudo.
Queria muito continuar usando Pop!_OS ao invés do Ubuntu, alguém teria alguma sugestão?
Já alterei diversas coisas na BIOS, desativei o Secure Boot, desativei o Fast Boot, mudei o sistema de montagem SATA de RAID para AHIC, desativei os gráficos híbridos, já estou sem ideia do que poderia funcionar.
Obs.: consegui instalar o Windows depois de fazer a alteração no SATA e no Secure Boot, mas nenhum sucesso com o Pop!_OS
Tentei de todo jeito o Pop!_OS, mas não consegui. Acabei conseguido instalar o Arch Linux, mas ele só funciona no kernel LTS, se eu tentar da boot com o kernel normal, fica tudo congelado, nada funciona, só consigo mexer o mouse, mas o resto do sistema fica congelado. Alguém sabe o que pode ser?
Pop_os não funciona no nosso equipamento, só verões antigas, porém depois de atualizar ele quebra novamente, parece ser algo relacionado ao kernel/driver da NVIDIA, é aguardar atualizações, arch Linux funciona nele sem problemas com kernel atual e LTS e já vem com driver 555
@RafaelGH Não consegui usar ele no Arch com o kernel normal, quanso chega na área de trabalho ele congela tudo, consigo mexer o mouse, mas o resto fica tudo congelado.
Único que funcionou bem foi com o kernel LTS, mas mesmo assim tem horas que eu vou desligar ele, e ele simplesmente congela, preciso forçar o desligamento com o botão power, você sabe o que pode ser?
Outra coisa que acho estranha é que tou com a impressão que ele não ta acionando as ventoinhas normalmente, o seu tem algum problema em relação a isso?
@RafaelGH sim, primeira coisa que fiz quando chegou foi atualizar a BIOS. O arch tava funcionando tão bem no kernel LTS, só da esses problemas na hora de desligar. Já no kernel normal congela de cara, nao consigo fazer nada.
Tente instalar o archlinux e depois instale os drivers da sua placa de video, use wayland porfavor, aqui esta a documentação de como instalar os driversNVIDIA drivers
Vamos lá, eu tenho um notebook DELL G15 5530 e consegui instalar o POP_os sem problemas. Vou te passar alguns ajustes que eu utilizei por aqui, estou utilizando o notebook faz algum tempo e rodando super bem, desempenho está legal.
1ª ajuste: Desativei o secure boot na BIOS do notebook.
2ª ajuste: O notebook vem com seu SSD em um modo de raid, mudei para o modo padrão nvme, desativando o raid.
Feito isso, eu utilizei um pendrive com o ventoy e a ISO nvidia do Pop_os com base 22.04. Espero ter te ajudado, Pop_os para quem utiliza NVIDIA é uma excelente opção.
Eu, sinceramente, manteria o Ubuntu que veio de fábrica nessa máquina por enquanto, se tiver funcionando rendondinho, afinal está dando tanto problema para instalar outras distros aí…
Daqui mais algum tempo pode ser que o Pop!_OS e outras distros funcionem melhor nesse hardware, e então você poderá tentar novamente. Como o GNOME é altamente modificável por meio de extensões, você pode deixar do jeito que gosta, talvez até parecido com o Pop!_OS.