Dificuldade em formatar notebook Dell G15 5530

Boa tarde!

Comprei recentemente um Dell G15 5530, versão com o i5 13ª geração Intel® Core™ i5-13450HX
NVIDIA® GeForce® RTX™ 3050, 6GB
16gb RAM DDR5

Esse notebook veio por padrão com o Ubuntu 22.04LTS, mas como sou usuário do Pop!_OS há algum tempo, decidi formatar, mas não consigo de jeito nenhum.

Quando tento dar boot com a ISO NVIDIA 22.04, ele simplesmente trava naquela parte que aparece vários comandos do terminal.
Tentei a ISO NVIDIA 24.04 Alpha, também não consegui da boot, tentei a ISO Intel 24.04 Alpha, consegui formatar o PC, mas quando inicia ele fica praticamente inutilizável, travando, bugando tudo.

Queria muito continuar usando Pop!_OS ao invés do Ubuntu, alguém teria alguma sugestão?

Já alterei diversas coisas na BIOS, desativei o Secure Boot, desativei o Fast Boot, mudei o sistema de montagem SATA de RAID para AHIC, desativei os gráficos híbridos, já estou sem ideia do que poderia funcionar.

Obs.: consegui instalar o Windows depois de fazer a alteração no SATA e no Secure Boot, mas nenhum sucesso com o Pop!_OS

na bios ativa (ou desativa) nvidia optimous, provavelmente é isso

Pode também estar escrito como destaivar placa integrada ou ativar placa externa algo assim

1 curtida

Eu fiz isso, mas não resolveu

Tentou a iso sem o drive da Nvidia? É bem fácil instalar dps

Tentei de todo jeito o Pop!_OS, mas não consegui. Acabei conseguido instalar o Arch Linux, mas ele só funciona no kernel LTS, se eu tentar da boot com o kernel normal, fica tudo congelado, nada funciona, só consigo mexer o mouse, mas o resto do sistema fica congelado. Alguém sabe o que pode ser?

Pop_os não funciona no nosso equipamento, só verões antigas, porém depois de atualizar ele quebra novamente, parece ser algo relacionado ao kernel/driver da NVIDIA, é aguardar atualizações, arch Linux funciona nele sem problemas com kernel atual e LTS e já vem com driver 555

1 curtida

@RafaelGH Não consegui usar ele no Arch com o kernel normal, quanso chega na área de trabalho ele congela tudo, consigo mexer o mouse, mas o resto fica tudo congelado.
Único que funcionou bem foi com o kernel LTS, mas mesmo assim tem horas que eu vou desligar ele, e ele simplesmente congela, preciso forçar o desligamento com o botão power, você sabe o que pode ser?
Outra coisa que acho estranha é que tou com a impressão que ele não ta acionando as ventoinhas normalmente, o seu tem algum problema em relação a isso?

Você está na última bios disponível? Pq estranho, comigo funciona o arch nos dois kernel.

Essa parte de congelar no desligamento realmente acontece, mas só no arch, não consegui resolver tbm e acabei mudando.

Sobre as fans, funciona normalmente CMG, não senti nenhuma diferença do windows.

1 curtida

@RafaelGH sim, primeira coisa que fiz quando chegou foi atualizar a BIOS. O arch tava funcionando tão bem no kernel LTS, só da esses problemas na hora de desligar. Já no kernel normal congela de cara, nao consigo fazer nada.

Qual sistema você tá utilizando nele, atualmente?

1 curtida

tenho o mesmo notebook, e a unica distro q funcionou sem problemas aqui foi o LMDE 6

1 curtida

@diegorodrigues pior que não gosto nem um pouco do Linux Mint…

puts, então tenta o Ubuntu

1 curtida

Tente instalar o archlinux e depois instale os drivers da sua placa de video, use wayland porfavor, aqui esta a documentação de como instalar os driversNVIDIA drivers

2 curtidas

Atualmente tive que voltar pro W10, mas consegui usar o arch como falei e o ubuntu com com wayland

Olá @brunot, tudo certo?

Vamos lá, eu tenho um notebook DELL G15 5530 e consegui instalar o POP_os sem problemas. Vou te passar alguns ajustes que eu utilizei por aqui, estou utilizando o notebook faz algum tempo e rodando super bem, desempenho está legal.

1ª ajuste: Desativei o secure boot na BIOS do notebook.
2ª ajuste: O notebook vem com seu SSD em um modo de raid, mudei para o modo padrão nvme, desativando o raid.

Feito isso, eu utilizei um pendrive com o ventoy e a ISO nvidia do Pop_os com base 22.04. Espero ter te ajudado, Pop_os para quem utiliza NVIDIA é uma excelente opção.

Se precisar de algum apoio é só chamar!

2 curtidas

Eu, sinceramente, manteria o Ubuntu que veio de fábrica nessa máquina por enquanto, se tiver funcionando rendondinho, afinal está dando tanto problema para instalar outras distros aí…

Daqui mais algum tempo pode ser que o Pop!_OS e outras distros funcionem melhor nesse hardware, e então você poderá tentar novamente. Como o GNOME é altamente modificável por meio de extensões, você pode deixar do jeito que gosta, talvez até parecido com o Pop!_OS.

1 curtida

O jeito é esperar o lançamento oficial do Pop OS

@Gabriel_Hespanhol fiz isso tudo que você falou, mas aqui a ISO nem boota

1 curtida

@brunot uma pergunta, qual software você utilizou para criar o pendrive bootavel?

Que pena que não rolou, eu realmente não sei dizer o motivo do erro.

@Gabriel_Hespanhol tentei com o ventoy e com o balena etcher, mesmo resultado