Dificuldade em formatar notebook Dell G15 5530

Eu estou observando a conversa.
Também tenho um Dell 5530 e uso o arch, só consigo usar ele com o kernel-lts, mas ainda sim apresenta problemas como não iniciar o drive de audio(eu tenho que desativar e ativar o som no teclado), bem como desconfigura o teclado sempre que inicio o sistema(resolvo isso através do terminal).
Alguém tendo maiores problemas em relação a isso?
Fui para o kernel-lts pois quando estava com o kernel normal frequentemente ele travava em alguma atualização ou configuração mais pesada(por exemplo, instalação do android studio)

@Dfera aqui eu tambem só conseguir rodar ele no Arch com o kernel-lts, se por o kernel normal, ele freeza assim que faz login.
Agora não tive nenhum desses problemas que você relatou do audio ou teclado, único problema que tive é ele travar depois que dou o comando de desligar algumas vezes.

No site da Dell tem uma BIOS do dia 16/08, um dia depois de você abrir o tópico @brunot
Nem no Ubuntu de fábrica estava funcionando bem?

@jridel vou dar uma verificada nessa BIOS, mas se não me engano eu já atualizei.
Em relação ao Ubuntu de fábrica, não curto muito Ubuntu, mas estava funcionando bem sim, apesar de ser uma versão LTS mais antiga (a 22.04, agora estamos na 24.04)

Entendo, no meu notebook do trabalho (Acer) uso o Ubuntu 22.04 mas modifiquei a aparência.

Pelo que vi no site do Ubuntu essas ISOs da Dell são customizadas e o Ubuntu padrão não funciona, talvez por isso o 24.04 não funcionou para você nem o PopOS.
https://ubuntu.com/certified/202212-31031

@jridel eu imaginei isso, mas não quero ficar preso no Ubuntu 22.04 LTS.
E acho no mínimo estranho um notebook que já vem preparado pra ser usado com Linux, ter dificuldade em instalar distros tão populares kkkk. Mas é assim mesmo, pelo menos no Arch aqui consegui certa estabilidade, pelo menos usando o kernel-lts.

É fogo, já tive notebooks da Dell que mesmo no windows só funcionava com o driver fornecido por ela para a nvidia por exemplo.
Ela deve embarcar algo que termina gerando essa experiência ruim com outras distros.
Se fosse possível descobrir esse “algo” a mais na ISO dela, talvez desse até para tentar replicar no PopOs, mas é só chute mesmo.

1 curtida

@jridel o problema no Pop é que nem consigo chegar a consigar utilizar ele, pra tentar fazer algo. Ou trava antes mesmo de iniciar a ISO, e na vez que consegui instalar, ele freeza na tela de login, nem consigo fazer nada no terminal pra tentar “consertar” algo.

Eu atualizei essa versão da dell pro 24.04, porém o kernel fica no 6.1 aí é complicado muito antigo

Testa LUbuntu ou KUbuntu(PERA KKKKK)
ou o zorin os

Realmente um Kernel mais novo muitas vezes pode ser interessante para melhorar a performance e até detectar algo no hardware que antes não funcionava (como também pode fazer parar de funcionar rsrs).

Eu tenho um Dell mas ele já fez 5 anos. Fico pensando quando for trocar ele por uma maquina mais nova o dilema que vai ser para escolher tendo em vista as dificuldades com a NVidia e com alguns fabricantes também tendo problemas no reconhecimento de alguns itens.

Aqui eu estou no Opensuse Tumbleweed no Kernel 6.10.5-1 (antes estava com o Kubuntu 24.04) e pretendo ficar nele mesmo rsrs.

@brunot eu formatei minha máquina ontem mesmo, já precisava fazer o processo pois instalei o fedora 40 nele para estudar, estou agora com o fedora 40.

Vou enviar em anexo aqui algumas fotos que tirei da configuração de minha BIOS do notebook, talvez possa te ajudar.

@Gabriel_Hespanhol e ai, como ta sendo no Fedora? Alguma dificuldade?

Até o momento tudo certo, já utilizei o fedora na versão 37 até a versão 39, sempre me dei bem com ele.

Coloquei no G15 para testar com NVIDIA, até o momento funcionando 100%.

Aqui o fedora nem da boot kkkk que doideira esse notebook mano…

Pessoal, consegui achar a solução para usar o Pop!_OS no Dell G15 5530
Depois de pesquisar muito em fóruns, achei em alguns gringos o pessoal relatando que esse notebook especifico tem algum problema com os kernels mais novos, alguma instrução especifica que faz ele ficar congelando e travando.
Então eu consegui um link no reddit de uma ISO do Pop com o Kernel 6.6 que funcionou perfeitamente nele:
https://iso.pop-os.org/22.04/amd64/nvidia/37/pop-os_22.04_amd64_nvidia_37.iso
Com essa ISO eu consegui formatar e usar normalmente, e para evitar dele atualizar o Kernel e eu cair no mesmo problema de novo, eu segui esse tutorial: Reddit - Dive into anything
Onde ele continua atualizando normalmente o Kernel e etc., mas eu deixei uma entrada fixa no systemd-boot com o Kernel 6.6, então mesmo que ele atualize, sempre vou ter a opção de bootar usando o Kernel que funciona. Se em alguma atualização pra frente o notebook voltar a funcionar normalmente, só é passar a usar o kernel mais novo.

Acho que a mesma ideia vale pra quem quer usar outras distros, procurar versões da distro que usem o kernel 6.5 ~ 6.6 (essas versões funcionam bem, pois são as versões que vem no Ubuntu 22.04 LTS e são suportadas oficialmente pela Dell) e deixar ela fixa.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.