Dicas para um bom linux num celeron

Prezados,

Eu faço faculdade de T.I, preciso estudar programação e estou atualmente com um notebook que tem um Celeron de 1.1ghz e 4gb ram, programo em java e estou querendo botar uma distro linux nele, poderiam me ajudar com algumas dúvidas?

1. Qual distro recomendariam? Andei pesquisando e estou inclinado a usar a KDE Neon

2. Qual IDE vocês recomendariam que rode melhor num notebook assim?

3. Quais programas vocês recomendam pra alguém que está começando no universo linux e terá um bom desempenho nesse notebook?

Se tiverem mais alguma dica para dar além dessa agradeço muito também!

1 Curtida

1- Definitivamente alguma com XFCE, recomendo dar uma olhada no PepperMint;
2- IDE eu diria o NetBeans, caso precise montar interface gráfica de forma fácil e rápida, caso ao contrario, eu iria de Visual Studio Code mesmo;
3- Isso é relativo.

2 Curtidas

Penso que economizar RAM seja importante, então ou você vai de LXQt ou de Xfce.

Por causa do processador, uma distro que você pudesse montar certinho, seria bom. Arch Linux, me parece legal. Não querendo nada rolling-release, vai de Ubuntu ou até Fedora.

1 Curtida

O mlk é novo no Linux e já indicar o Arch?

3 Curtidas

Pensei na leveza, no installers. Mas é melhor não usar mesmo.

Vai de Ubuntu.

1 Curtida
  1. Sobre a distro, eu acho que qualquer uma com XFCE rodaria melhor do que o KDE Neon nessa máquina, por exemplo o Linux Mint XFCE ou Zorin OS Lite.
  2. Sobre a IDE, eu já usei o NetBeans e o Eclipse mas eu não acho elas muito leves. Se você não precisa de recursos mais avançados, nem precisa mexer com interface gráfica, tem o Geany, que não é bem uma IDE completa mas é bem leve e suporta código em Java.
  3. Quanto aos programas, depende. Que tipo de programas você precisa, o que você vai fazer?
1 Curtida

Chegando ao Mundo Linux?
Distros “de entrada” e adequadas a computadores mais modestos costumam ser o Linux Mint XFCE, o Zorin OS Lite, Xubuntu ou Lubuntu.
Nas edições LTS (ou seja, com suporte de longo período).

1 Curtida

Já usei o KDE Neon em um celeron com 4GB de ram e rodou super bem, sem problemas mesmo com alguns jogos pesados, é uma boa escolha e recomendo usar o KDE Connect, tem na playstore e ajuda muito

KDE Connect

1 Curtida

O KDE 5.xx tem evoluído em leveza e economia de recursos. Já usei a distro Q4OS com o KDE Plasma padrão num notebook com 2 Giga de RAM, e fluiu bem. De todo modo, dá para deixar o ambiente gráfico mais leve que no padrão.

1 Curtida

Eita, olha o hopp querendo bater na minha porta. XD

Como o @JG22 disse no #2 post, o KDE (ou Plasma, como quiser chamar.) até roda bem em um Celeron de 4gb de ram, eu mesmo estou usando ele com um desempenho até que favorável, Mas pra rodar ainda melhor é bom ir com Xfce mesmo, você que escolhe.

2 Curtidas

Lubuntu LXQT sem o compton, melhor impossível

2 Curtidas

Pensei mais em programas no geral, tipo, inves do chrome pra navegador que puxa muito, teria algum melhor?

Atualmente eu uso o Brave e o Firefox, sendo que o Firefox é meu principal. Os dois tem um consumo parecido aqui na minha máquina, que eu acho aceitável, mas eu sinto que o Firefox é mais rápido, não sei se é por conta do costume rsrs
Recentemente eu também cheguei a testar o Falkon, que é um navegador do KDE. Ele é bem mais leve que os outros.

1 Curtida

O Chrome tem recursos só dele, que muita gente considera fundamentais. Se não for o seu caso (parece que não), sugiro uma dobradinha de Firefox com Brave ou Vivaldi. Só não recomendo o Falkon porque ainda não o usei, mas sei de vários elogios a esse navegador.

1 Curtida

Num 847? Com HD ainda por cima? Acho difícil

Usei e ainda uso em um celeron 3865U

Como vc é iniciante vá logo de Lubuntu ou Xubuntu. Vai ser mais fácil configurar seus ambientes de desenvolvimento nessas distros.

3 Curtidas

Ah ta explicado… Esse modelo da dois do 847 kkkk

PuppyLinux, Q4OS, Antix, DebianDog, FatDog64, Sparky, tem vários. Sugiro ver essa série que é com um processador ainda mais limitado:

1 Curtida

Eu iria de Q4OS pelo perfil descrito por você: simples, leve e que procura replicar as experiências do Windows XP e KDE 3.

1 Curtida