Oioi, eu venho a bastane tempo testando distros linux mas parece que nunca consigo parar quieta em um, ano passado fiquei um tempo testando mas infelizmente nenhuma rodava bem, o elementary travava muito o ubuntu esquentava muito e parecia q a gpu ficava a 90% com youtube aberto no firefox, o mint n abria direito, sempre dava problema ( exceto as distros em arch mas na época preferiri n optar por uma distro arch ) dai acabei voltando pro windows mesmo, atualmente to no windows 11.
Mas ja entendo de bastante coisas de linux tanto pelos testes quanto pelos vídeos do diolinux e resolvi voltar a testar novamente, dessa vez as distros estão com menos problemas, ubuntu rodando muito bom, o mint ta muito bom tbm, mas sempre da algum congelamento especifico as vezes, o ubuntu tem uma saturação estranha no modo xorg, mesma coisa do pop os, q alem dessa saturação q n tem no mint, tbm n consigo instalar sem sempre aparecer erro no instalador ( unica distro q testei q da erro no instalador ) e isso me vem fazendo sempre pular de distro e isso realmente cansa, eu gostaria muito de ficar em uma distro linux, ja q windows ultimamente só vem dando problema de lentidão e travamentos, só q no windows é tranquilo pq mesmo sendo mais lento, demorando pra inicializar, eu ainda me sinto avontade la, talvez por não ter mais opções talvez?
Desculpa se é repetitivo, mas realmente isso cansa, ja me tiro muitos fins de semana e tempo q eu poderia ter investido em outra coisa e as vezes acho q talvez seja melhor só ficar no windows mesmo, acham q eu deveria ignorar o q as pessoas falam e só cair de cara num endeavour ou manjaro? ou um debian/ubuntu mesmo até ou o mint, tipo, não tenho problemas com interfaces, linux eu tenho conhecimento legal mas seria legal tbm se a distro n ficasse exigindo tanto como um arch da vida onde tem q por tudo do zero, eu acho que se a distro facilita mais a vida, melhor! ( talvez tenha sido mais um desabafo esse post tbm ksksks desculpa o texto enorme )