Dicas para permanecer em uma distro?

Oioi, eu venho a bastane tempo testando distros linux mas parece que nunca consigo parar quieta em um, ano passado fiquei um tempo testando mas infelizmente nenhuma rodava bem, o elementary travava muito o ubuntu esquentava muito e parecia q a gpu ficava a 90% com youtube aberto no firefox, o mint n abria direito, sempre dava problema ( exceto as distros em arch mas na época preferiri n optar por uma distro arch ) dai acabei voltando pro windows mesmo, atualmente to no windows 11.

Mas ja entendo de bastante coisas de linux tanto pelos testes quanto pelos vídeos do diolinux e resolvi voltar a testar novamente, dessa vez as distros estão com menos problemas, ubuntu rodando muito bom, o mint ta muito bom tbm, mas sempre da algum congelamento especifico as vezes, o ubuntu tem uma saturação estranha no modo xorg, mesma coisa do pop os, q alem dessa saturação q n tem no mint, tbm n consigo instalar sem sempre aparecer erro no instalador ( unica distro q testei q da erro no instalador ) e isso me vem fazendo sempre pular de distro e isso realmente cansa, eu gostaria muito de ficar em uma distro linux, ja q windows ultimamente só vem dando problema de lentidão e travamentos, só q no windows é tranquilo pq mesmo sendo mais lento, demorando pra inicializar, eu ainda me sinto avontade la, talvez por não ter mais opções talvez?

Desculpa se é repetitivo, mas realmente isso cansa, ja me tiro muitos fins de semana e tempo q eu poderia ter investido em outra coisa e as vezes acho q talvez seja melhor só ficar no windows mesmo, acham q eu deveria ignorar o q as pessoas falam e só cair de cara num endeavour ou manjaro? ou um debian/ubuntu mesmo até ou o mint, tipo, não tenho problemas com interfaces, linux eu tenho conhecimento legal mas seria legal tbm se a distro n ficasse exigindo tanto como um arch da vida onde tem q por tudo do zero, eu acho que se a distro facilita mais a vida, melhor! ( talvez tenha sido mais um desabafo esse post tbm ksksks desculpa o texto enorme )

3 curtidas

Seja bem vinda. Eu sou uma pessoa que sempre testo novas distros e isso comecou a me incomodar recentemente. Indicaria voce testar o Debian 12 ou um Big Linux que eh baseado no manjaro. Essas sao as que achei melhores aqui na minha maquina.

5 curtidas

Olá @Miriam , bem-vinda!

Seria útil fornecer mais informações sobre seu hardware para ajudar o pessoal entender a causa desses problemas que você vem tendo com o Linux nele e poder propor soluções… Dê uma olhada neste tópico (você pode até usar uma distro no modo live para executar o comando e postar a saída aqui, ou algum programa que mostre informações de hardware no Windows…).

Assim como o @robsonpc, eu também recomendo dar uma olhada no Debian 12, que foi lançado recentemente e é uma distro muito boa, conhecida por sua estabilidade. Apesar de não ser a escolha mais indicada para “novatos”, mas como você disse que já tem certo conhecimento em Linux… GNOME e KDE são os ambientes mais populares, e estão disponíveis no instalador, além de outros. Escolha o que lhe agradar mais, e boa sorte!

2 curtidas

Olá Miriam. Seja bem-vinda! Já passei por isso tb. No meu HP 246 G6, Mx Linux deu certo e depois o Fedora. Hoje uso a Spin do Fedora com KDE. Mas recomendaria o Big Linux (distro brasileira) muito tranquila de usar, fácil de instalar coisas e tem o sistema de web apps. Acho que você vai gostar. Mas acho que, como foi dito acima, o hardware pode explicar pq das incompatibilidades nas instalações das outras distros.

1 curtida

Qual o problema com o wayland para você querer usar o xorg no Ubuntu?

No geral @Miriam , o linux é para rodar em todo tipo de hardware, porém alguns precisam de um ajustes, as vezes você da sorte de a própria equipe responsável pela distro fazer por você, porém não são todos os tipos de driver que são assim, sem falar que os periféricos são complexos porque além de ter uma variedade, existem ainda uma variedade de revisões dos mesmo. O melhor a se fazer é focar em uma distro, identificar o seu hardware e procurar soluções sobre alguns bugs que tem em relação a eles.

No Windows também tem estes bugs, a diferença é o seu poder econômico que faz com que a quantidade de gente envolvida no projeto seja enorme, encontrando uma solução rapidamente. Isso quando não é a própria fabricante do periférico que não corrige e lança a correção. Este mesmo empenho das fabricantes não existe no lado pinguim da coisa, salvo algumas raras exceções.

1 curtida

Tem hardware que parece “alérgico” às distribuições de Linux, pelo menos na forma como as distros vêm configuradas e ajustadas por padrão…

Se o Ubuntu e suas derivações estão dando problema, é possível que haja soluções; mas, se o equipamento roda bem sob outra base — no caso, Arch —, o caminho mais prático está apontado.

O Arch em si é exigente na pós-instalação; mas derivações como Endeavour OS, Arcolinux, Manjaro e Mabox facilitam a vida do usuário. O BigLinux, que hoje se baseia no Manjaro, facilita ainda mais.

Entendo sua frustração em busca da distribuição Linux perfeita, mas ela não existe. Se você estiver disposto a dedicar um pouco mais de tempo e esforço, dê outra chance ao Arch Linux. Com o Arch, você tem controle sobre a construção do seu próprio sistema personalizado. A instalação é mínima e você pode escolher manualmente os pacotes e configurações que deseja. essa abordagem pode ser viciante, pois você se torna mais envolvido no sistema e pode ajustá-lo às suas preferências específicas.assim vc para de trocar de sistema toda hora kkkk

1 curtida

@Miriam

É assim mesmo para quem não conhece Linux, tem que ir testando até encontrar uma distro que lhe sirva.

Pode testar distros leves baseadas no Ubuntu como o Body Linux ou o antiX que são bem rápidas ao carregar e se usar. A primeira aceita plugin de segurança bancário e a segunda não ou tem-se grande dificuldade nisso.

Aqui uso o Body Linux a anos nas máquinas que tenho que são muito antigas do início da era 64 bits até com 2GB de RAM e HDs SATA ou IDE. Ainda que baseada no Ubuntu é bem diferente deste.

O Bodhi Linux é a derivação do Ubuntu mais leve que conheço; mas o AntiX não se baseia no Ubuntu: deriva diretamente do Debian.

O AntiX não adota o systemd, que os plugins bancários exigem. O AntiX é levíssimo (e excelente para uso direto do pendrive), mas tem umas chatices, como se instalar sem Lixeira e sem reconhecimento de partições NTFS (ao menos era assim há até pouco tempo).

@Sergio_H

Te agradeço por essas informações mais precisas.

Li em um fórum gringo que estariam levantando a possibilidade de conseguir deixar o plugin ativo se pusessem os processos core e warsaw na inicialização do antiX pois consegue-se instalar ele só não fica plenamente ativo.

Acho o antiX mais leve ainda que o Body mas é bem espartano para se configurar qualquer coisa nele.

1 curtida

Seja muito bem vinda Miriam. Estou testando distros a pelo menos 10 anos mas a que mais me agradou foi o Arch, aprendo muito com ele, é uma distro muito boa e olha que sou um iniciante, isso mesmo que vocês leram sou iniciante. Posso dizer que gosto gosto de colocar a mão na massa mas nem sempre foi assim. Ja fiz coisas erradas nas distros que com um pouco de pesquisa conseguiria resolver e outras vezes (a maioria) fui pela cabeça dos outros e como sabermos “quem anda pela cabeça dos outros é piolho”, hoje estou feliz no eu Arch com hyprland que aprendi a instalar com tentativas e erros. Segue os prints do meu Arch com Hyprland.

2 curtidas

Você se baseou no SolDoesTech ou foi do zero?

PS: Ficou muito top.

Obrigado amigo Pio. Fiz na unha depois de ver por cima um video. fiz da seguinte forma:

1: Instaleio Arch pelo archinstall com instalação minima ou seja sem nem uma DE.

2: Depois de instalado instalei o Kitty para poder instalar o Hyprland.

3: Depois de instalei o Hyprland eu usei o ( git clone https://github.com/JaKooLit/Hyrpland-v3 ) é um script. Tem q instalar o yay ou paru (fica da escolha do fregues) depois é so seguir o tutorial.

Se for notebook e tiver placa híbrida INTEL/NVIDIA, pra mim só o linux MINT MATE funcionou de boas.

Bom, escolher uma distro para ficar é algo complicado, mesmo quando se está começando. Analise seu caso. Caso tenha um computador moderno e queira jogar, recomendo uma base Arch para extrair desempenho (Arch, Endeavour, cachyOS), mas se quiser estabilidade (não que base Arch seja instável, muito pelo contrário), se quiser um sistema tranquilo, eu recomendo o Debian.

Após escolher a distro, é importante você não cair no famoso “dependency hell”, que pode ser evitado usando Flatpak e essas coisas. O que estou fazendo no meu Debian é dando preferência ao Flatpak e AppImage, estou evitando os famosos .deb e assumo que tem sido muito bom. Até agora, não tive problemas (que eu me lembre) relacionados a dependências e tudo mais. Foram poucos problemas, mas que são solucionados de forma fácil e sem estresse. Até o momento, essa tem sido minha instalação mais duradoura, e pretendo que ela continue aqui por mais de 1 ou 2 anos.

Claro, tem a parte das interfaces. Bom, se quiser algo bonito, o KDE é uma boa opção, junto com o XFCE e até o cinnamon, se quiser algo leve, eu recomendo o LXQT (estou usando atualmente), é leve e com um pouco de customização fica bem bonito também.

Tudo que disse é baseado nas minhas experiências durante esse período em que estou usando linux, pode ser diferente com você mas acredito que as dicas devam te ajudar a escolher e até lidar com o sistema, e uma dica que acho importante que é: Não aplique os conhecimentos do windows no linux, é melhor reaprender a fazer.

1 curtida

Este projeto é muito semelhante ao do SolDoesTech, olhando agora eu não sei qual dos 2 que criou.

Porém no SolDoesTech existe uma V4 que tem um botão que ao clicar, ele troca os temas para as versões anteriores, se quiser dar uma conferida, segue os links:

1 curtida

bregada as recomendações!

ss, eu acabei esquecendo de comentar, é um notebook com video integrado da amd, é um ryzen 5 com vega 8 10 de ram e 2 de vram!

na época que usei ele dava uns problema com uns aplicativos, mas tirando isso acho q nenhum

sobre o hardware em si, faz sentido, mas isso como disse talvez fosse problema mais dos sistemas mais antigos não sei dizer.

um medo que tenho do arch é só os pacotes tipo o chrome que teria de baixar de flatpak ou do AUR, mas não sei se seria seguro baixar apps que tenha informações assim do flathub ou do AUR, ( tbm tem problema que eles podem quebrar o sistema e eu n sei como evita isso ), mas acho que só testando pra ver se realmente!

eu to considerando tentar o arch mesmo! com archinstall acredito que va amenizar mesmo a instalação!

faz bastante sentido kkkkkkk.

eu na vdd prefiro usar as mais “normais”, seria meio que desperdiço usar um linux leve num pc que supostamente é pra aguentar ksksksk, como eu tinha dito, era mais um problema das distros baseada no ubuntu, eu testei ele novamente nesse fim de semana e ta muito melhor do que antes, só que os icones e as customizações não são muito do meu agrado ( quem dera fosse só isso, ele fica dando erro o tempo todo sem nem dizer o que deu erro, quando vo atualizar o sistema tbm da erro ent só sai :c ) o mint funcionou muito bem tbm só que sei la, acho que talvez o arch seja uma boa não só pelos updates mas tbm por poder ter a opção de por outras DE caso necessario sem perder os arquivos ou trocar de sistema!
ah mas obg pelas recomendações! talvez eu va por eles num computador mais antiguinho que tem aqui em casa, ele ta rodando kubuntu mas acho que jaja ele n vai aguentar mais kakaka.

obrigada! e obg todos pelas mensagems de boas vindas :smiley:
kakakaka, que bom bom! iniciante e conseguiu usa o arch isso é ótimo!
( alias, achei bem bonito a customização! )

ss é integrada mas é amd e radeon ( vega 8 )!

Obg pelas respostas pessoal, vou tentar o arch por um tempo pra ver se ele funciona bem no notebook tanto pro dia a dia como pros joguinhos!
Qualquer coisa eu crio um novo post aqui!

1 curtida

O Chrome é um dos pacotes mais baixados do AUR, ou seja, deve ser muito fiscalizado por usuários que sabem programar. A grande dúvida em termos de segurança no AUR estão nos pacotes menos conhecidos.

Sobre a quebra do sistema: eu sempre usei o AUR e nunca tive nenhum problema de quebra de sistema, no máximo o que pode acontecer é não instalar o pacote, ou caso acontece uma atualização de alguma dependência, pare de funcionar até lançarem uma nova versão com patch para este problema. Tudo isso relacionado apenas ao aplicativo e não uma “quebra” generalizada do sistema.

PS: Atualmente estou com 48 pacotes do AUR e sistema 100%

1 curtida

Não posso falar sobre o AUR, porque nunca usei; mas flatpak via Flathub pode ser verificado quanto à origem, se comunitária ou dos próprios desenvolvedores.

1 curtida

ah certo! brigada a dica!

ah ss, ótimo saber que os apps em si não quebram o sistema!

Eu to com o arch no meu computador principal no momento, ta bem fluido com o gnome! muito fluido mesmo!

Alias, desculpa toda essa bagunça de distro e tals, mas vocês estão dando uma ajuda e tanto ^^