[Dica] ZYP, o "AUR Helper" do openSUSE

Para um usuário que veio da base Archlinux/Manjaro, provavelmente vai pensar que o Build Service do openSUSE é uma espécie de AUR. O papel do Build Service não é esse mas acaba por trazer algumas facilidades que são sim similares ao AUR. Primeiro, lá tem quase tudo, incluindo pacotes que não são para o openSUSE. Segundo, o build é todo feito na nuvem e não localmente como é feito com os PKGBUILDs do Archlinux, então só precisa baixar o pacote e instalar. Geralmente isso é feito através do próprio openSUSE Software pelo navegador, com o 1-Click Install. Mas e se desse para pesquisar por esses pacotes direto do terminal, como é feito com AUR Helpers famosos do Archlinux como Yaourt, Pacaur e Yay? Pois bem, isso existe.

Um usuário chamado Simonizor criou o Zyp, uma espécie de Helper mas com foco no openSUSE Software e Build Service. Caso um determinado pacote não esteja nos repositórios ativos, o Zyp automaticamente procura no Build Service por algum repositório que o contenha e depois lista os repositórios que oferecem esse pacote, mostrando também qual é a versão.

Por se tratar de repositórios de usuários, acaba lembrando um pouco os PPAs no Launchpad. É necessário ativar o repositório para baixar o pacote, apesar do Zyp dar a opção de manter ou não o repositório após a instalação do pacote.

Mas com tantas similaridades, alguns pontos precisam ser mencionados. O Build Service não promove a estabilidade relativa que vários pacotes no AUR possuem, então é necessário prestar atenção em quais pacotes serão instalados e de qual repositório. Se na próxima atualização acontecer um Vendor Change, pode afetar a estabilidade de alguns programas ou até do sistema inteiro.

Mas e aí? O que acharam? Sabiam da existência do zyp? Já estavam usando ou preferiam ir pelo YaST com os .ymp? Comenta aí

8 curtidas

Se eu soubesse disso na época que usava OpenSUSE, capaz de que eu nunca tivesse largado ele pelo Arch. Fui puxado principalmente pelo AUR e pelos helpers.

Bem, eu não tenho certeza quanto tempo o zyp está por aí. Mas pelo menos juntou algumas das várias coisas que gosto no Ubuntu e Arch em um lugar só. Provavelmente por isso não vou sair do openSUSE Tumbleweed

esse repositório comunitário tem tudo? to testando aqui numa VM e não to achando o chrome ou Brave.

O Build Service não é um repositório comunitário tipo o AUR. Foi o que eu disse desde o início. Ele é comparável mais ao Launchpad do que o AUR. E não. Se comparar o AUR com o Build Service, realmente o Build Service tem menos coisas. Mas considerando que o Brave tem um repositório oficial para o openSUSE, nem precisa estar no Build Service. É só ir no site deles e seguir as instruções. Agora sobre o Chrome, é só baixar o RPM e instalar.

Te dizer @ryu_ketsueki. tu estás cada vez mais me puxando pro lado openSUSE da força.

3 curtidas