[DICA] Office 365 no Linux (ou quase)

Não, você não está ficando louco nem leu de forma errada. Para os que não sabem, o pacote office mais famoso do mundo recebeu uma versão web em setembro de 2018, agora apelidado Office 365 Online. Mas então, qual o intuito deste tópico? Bom, por muitas vezes vejo usuários novos e, até mesmo usuários mais antigos, perguntando qual a “Melhor Suite Office para Linux?”. Muitos podem pensar de bate pronto no LibreOffice ou OnlyOffice. Mas e se você pudesse usar o MS Office, sem custos, sem Wine no Pinguim (até mesmo no macOS e Windows)? Lhes apresento o MS-Office-Electron, desenvolvido pelo usuário do Github agam778, este projeto visa trazer comodidade do programa Online, mas sem a necessidade de abrir o seu navegador de escolha e ir até a URL.

Como sabemos que o Microsoft Office é um serviço pago, eles também têm uma versão web gratuita aqui.

Para aquelas pessoas que não podem pagar a assinatura do Microsoft Office, ou não querem pagar por isso, ou gostam da versão web, o MS-Office-Electron é o aplicativo que você precisa.

MS-Office-Electron é o aplicativo no qual a versão Web do Microsoft Office é encapsulada em um aplicativo multiplataforma com o Electron. E todos os Serviços do Microsoft Office funcionarão gratuitamente.

Link para o repositório → GitHub - agam778/MS-Office-Electron: A Microsoft Office Online Desktop Client made with Electron. Free of Cost.

Como instalar? Bom, se você é um usuário do Manjaro, ou qualquer Arch based, basta abrir o pamac-gui e buscar pelo pacote de mesmo nome ou utilizar o yay;
Usuários de distros com base no Debian/Ubuntu ou Fedora e openSUSE (base .rpm), o desenvolvedor disponibilizou .deb’s e .rpm’s, como ilustra a figura a seguir:

Obs: usuários de bases distintas, como o Solus, não se preocupem, existe também em Snap e tar.gz :smiley:

Execução do Excel

Importante: como se trata de um wrapper da versão Online do Office, tenha em mente que não é possível executar e nem criar macros VBA e sua interface é simplificada. Mas, para os que possuírem uma licensa educacional ou empresarial, é possível utilizar Office Scripts

4 curtidas