[DICA] Como alterar tamanho dos ícones do painel - Linux Mint XFCE

Primeiramente bom dia, boa tarde ou boa noite. Frequento o fórum há algum tempo, porém não sou muito de interagir, então peço perdão caso eu cometa algum erro no post.
Bom, sou usuário do Linux Mint (em exclusivo na versão xfce) há mais ou menos 1 ano. E uma coisa que sempre me incomodou bastante no Mint xfce são os ícones do painel que possuem uma inconsistência no seu tamanho.

Por exemplo, nessa imagem mostra como o tamanho dos ícones vêm por padrão:

É notável a inconsistência. Sim, é possível mudar o tamanho dos ícones nas configurações do painel, mas isso ainda causa outra inconsistência (pelo menos na minha opinião). Colocando os ícones com um tamanho de 16px, por exemplo, o painel ficaria assim:

Os ícones da tray ficam consistentes com um tamanho igual, o que resolveria o problema, porém os lançadores e o menu ficam extremamente pequenos. E de modo geral, as pessoas estão acostumadas a ter do lado esquerdo os ícones dos aplicativos que mais utilizam no dia a dia em um tamanho grande e do lado direito (tray do sistema) ter ícones menores como é no Windows. Por isso busquei encontrar uma forma de solucionar esse “problema” e encontrei, inclusive aqui mesmo no fórum, outras pessoas que também se incomodavam com isso (Ícone de som grande - Painel Mint Xfce e Ícones de "Rede", "Atualizações" e "Relatórios" Grandes - Painel Mint Xfce). Estes posts me ajudaram a começar a solucionar parte do problema, mas não todo. E após bastante tempo quebrando a cabeça tentando resolver esta questão, eu finalmente consegui uma forma de deixar o painel um pouco mais consistentes. Então vamos ao que interessa.

Para começar, você precisa criar um arquivo chamado gtk.css no seu diretório home (~/.config/gtk-3.0/) você pode fazer isso pelo gerenciador de arquivos ou pode executar o seguinte comando no terminal: touch ~/.config/gtk-3.0/gtk.css

Antes de alterar este arquivo, eu recomendo que você deixe os ícones do painel configurados com o tamanho automático como vem por padrão. Clique com o botão direito sobre o painel > painel > preferências do painel > aba aparência e selecione “ajustar tamanho automaticamente”. Isso servirá para os ícones dos lançadores e do menu ficarem com o tamanho adequado caso você mude a altura do seu painel.

Feito isso, abra o aquivo gtk.css que você criou e cole o esquema css abaixo:

#pulseaudio-button image { -gtk-icon-transform: scale(0.85); }
#xfce4-notification-plugin image { -gtk-icon-transform: scale(0.6); }
#xfce4-power-manager-plugin image { -gtk-icon-transform: scale(0.7); }

/XApps/
#xfce-panel-toggle-button image { -gtk-icon-transform: scale(0.6); }

Isto irá alterar somente o tamanho dos ícones da tray do painel (ícone de notificação, bateria, áudio, rede, atualização).

Algumas observações.
Obs1.: O parâmetro scale() é quem vai mudar o tamanho dos ícones individualmente. Os valores que estão aí, por exemplo, scale(0.85) são os valores que eu utilizo com a minha configuração do painel. Você pode mudar esses valores para deixar os ícones com o tamanho que lhe agrade, só não exagere nos valores. Note que todos os valores que eu uso não passam de 1, os valores irão depender muito da altura do seu painel (tamanho em linhas), se seu painel for baixo demais colocar um valor grande dentro do scale() vai fazer partes do ícone “fugir” do painel.

Obs2.: A segunda parte do esquema css é referente aos XApps do linux mint, os quais irão alterar os ícones de rede, atualização e outros que ficam ocultos.

Obs3.: Na tray do sistema os XApps do mint são agrupados como uma lista (da esquerda para a direita) e não como aplicativos individuais, ou seja, o mesmo ID (#xfce-panel-toggle-button) serve para todos os aplicativos e toda alteração feita afetará todos os aplicativos a menos que você altere cada um deles de forma induvial.
O tamanho dos ícones também dependerá do tema de ícones que você esteja usando. No meu caso eu uso o tema Papirus, e ele deixa o ícone de wi-fi menor do que os demais, por isso foi necessário adicionar uma nova linha a minha configuração para alterar o tamanho do ícone de wi-fi de maneira individual.
Com isso, a minha configuração adicional foi: #xfce-panel-toggle-button:nth-child(1) image { -gtk-icon-transform: scale(0.8); }
O parâmentro :nth-child(1) é responsável por pegar o primeiro elemento da lista dos XApps, pois como eu falei antes, eles são agrupados em uma lista. E no meu painel o ícone de wi-fi vem primeiro do que o ícone de atualização. E com esta configuração adicional todos os ícones do XApps ficam com um tamanho de 0.6, mas o ícone de w-fi fica com um tamanho de 0.8 fazendo eles ficarem com um tamanho igual.

No fim meu painel ficou dessa forma:

Ícones consistentes e alinhados :grinning:.

Feita sua configuração, você pode salvar o arquivo. E logo em seguida basta executar o comando xfce4-panel -r no terminal para reiniciar o painel e ver como ficou a sua configuração. Caso precise alterar novamente basta abrir o arquivo novamente, fazer as alterações necessárias, salvar o arquivo e novamente executar o comando xfce4-panel -r no terminal.

É isso, tentei explicar da melhor forma possível e espero que isso ajude alguém que também sofra com a mesma situação. Abraços!

3 curtidas