Devuan 4 stable lançado!

O sistema operacional “Devuan” chegou na sua versão estável 4 “Chimaera”, baseado no Debian 11 sem systemd.

https://files.devuan.org/devuan_chimaera/Release_notes.txt

8 curtidas

Acabei de instalar o Devuan 4, como segundo sistema de meu notebook principal. Seu instalador é próprio, chamado Refracta, e não é dos mais amigáveis para quem ainda sabe pouco de distros. Mas o site do Devuan tem instruções claras de como usá-lo no modo via sessão live, netinstall ou offline, acompanhadas de imagens das janelas e caixas de mensagens.

Diferentemente do Debian, o Devuan se instala com software proprietário. Fiz a instalação a partir da live, que põe no computador o Devuan em XFCE “original de fábrica” e com uma boa seleção de programas. Não sei se é pelo fato de prescindir do systemd, mas o Devuan 4 XFCE é mais leve que o Debian 11 XFCE — o “free -h” e o htop indicam um consumo de RAM entre 350 Mb e 430 Mb logo após o boot, abaixo uns 100 Mb ou mais do que é verificado no Debian.

Vale dizer: o Devuan já vem com o Refracta Snapshot, que é uma ferramenta muito interessante, na linha do MX Snapshot, que pega uma imagem do sistema conforme foi modificado em nosso computador e a converte numa ISO instalável. Só que o MX Snapshot é pensado para só funcionar no MX Linux, enquanto o Refracta Snapshot pode servir a qualquer sistema de base Debian.

Também vale dizer: o Devuan também tem sua versão Testing, a 5, chamada Daedalus.

4 curtidas

Fiz apenas 3 instalações (Xfce e MATE; e depois o KDE ainda em fase de teste), de Novembro 2017 a Fevereiro 2018, por isso não lembro as coisas com muita exatidão (teria de recuperar as fotos e capturas de tela da época); e além disso, muita coisa pode ter mudado nesses anos todos.

A impressão que tive na época é que o Refracta instala no computador uma cópia exata da sessão Live – com as configurações feitas na sessão Live. – Por experiência, concluí que era melhor fazer aquelas configurações desde antes de iniciar a sessão Live (acho que havia opções já no boot da Live).

Depois de pensar na sugestão do @Rodrigo_Chile sobre o SolydK, hoje acordei pensando no Devuan…

Acho que tenho 1 partição disponível… Tenho sim. Ora, se tenho!

EDIT: - RefractaOS.

1 curtida

Tenho utilizado o irmão arch do Devuan, Artix, funcionando lindamente com s6 init a uns 6 meses. Desktop Cinnamon

2 curtidas