SolydXK: eis um sistema inicialmente baseado no LMDE (Linux Mint Debian Edition), e que mantém o “sabor” desse sistema em XFCE e KDE Plasma — pois, hoje, o LMDE só está disponível em Cinnamon.
Sua versão oficial ainda está calcada no Debian 10, Buster, mas há ISO disponível da versão ligada ao Debian 11, Bullseye. O Solyd já chegou a se basear no Debian Testing, mas desde 2015 adota o Stable — por conta desse passado, equivocadamente, há fontes que afirmam ser o Solyd uma distro rolling release.
Projeto de um holandês, Arjen Balfoort, com apoio de comunidade.
Comecei a testar em live a versão XFCE baseada no Debian 11. É bem organizada e vem com boa coleção de programas para configuração e manutenção do sistema e instalação de pacotes. Lembrou-me o Linux Lite, pela curadoria cuidadosa de aplicativos. Mas não vi sinal do Linux Mint. Não há o Mintstick, nem loja de aplicativos, nem outras facilidades típicas do Mint. O navegador padrão é o Firefox ESR, tal qual no Debian.
Se o Solyd deixou para trás seus “laços” com o LMDE, vai precisar de mais para competir com outras distros derivadas direto do Debian, como Bunsenlabs, SparkyLinux e MX Linux, que oferecem vários diferenciais na experiência de uso.
Já tive Devuan (stable), agora tenho MX Linux (stable) Bullseye (2 anos mais novo!) e estou satisfeito com ele. – Então, nenhum motivo para testar ou instalar +1 “debian”. – Ok, vi que existe uma ISO “ligada” ao Bullseye, mas se não for a ISO “principal”, não inspira tanta confiança.
Também fiquei com essa impressão. A história da distro, contada no primeiro link (texto) é muito vaga, um tanto confusa, e meio sem conteúdo concreto. – Não vi nada que o distingua de outros “debians”, se já não é mais LMDE.