Destino do openSuse

Para tentar resumir o que busco, digo que procuro uma distro para usuário avançado, mas que não tenha o enfoque no desenvolvedor de sistema. Apenas quero uma boa distro onde eu não precise sair resolvendo manualmente uma pá de dependências e instalação de módulos no kérnel, e por aí vai. Uma distro que seja voltada a instalação de programas, que tenha o ambiente gráfico preparado para isso. Que não venha preparada para instalação de serviços de rede como squid, iptables, bind, mysql, daí por diante. Isso eu faço nos servidores. Não preciso disso num desktop.

1 curtida

Antes de mais nada, pessoal, muito obrigado a todos por disporem de seu tempo tentando me ajudar.

1 curtida

Isso tem de monte - Mint, Zorin, Manjaro, MX Linux, Feren, Pop, Reborn, Regata, Tiger e lá vai um longo etc. (Ah, se quiser matar a saudade do Unity, tem uma spin do Ubuntu com ele, kkkkk)

1 curtida

@Vicente se você procura uma distro ‘super’ estável e pronta para uso, o Linux Mint Debian Edition pode ser a ideal.

2 curtidas

Mas que procedência tem essas que voce citou que ofereça a segurança e tranquilidade de que não vá descontinuar do dia pra noite ou alterar tudo sem aviso prévio?

O Debian é uma distro voltada para servidores. Além disso as ultimas versões não foram satisfatórias. O Diolinux fez um vídeo exclusivo falando sobre isso.

Não exatamente, o Debian se propõe a ser uma distro ‘universal’.
Além disso o Linux Mint é totalmente focado em Desktops.

Eu não vi o vídeo, mas poderia me dizer o que não está satisfatório? Uso desde a versão 9 e não percebi grandes defeitos desde entçao.

1 curtida

Acho que vc ainda não entendeu. Eu quero uma distro que passa longe de servidores. Por isso Debian, RHEL, etc, estão fora de cogitação.

mas em nenhum momento eu sugeri uma distro para você. Estava respondendo o @ruanelivelton18.

De qualquer forma muitas destas distros tem versões não dedicadas a servidores, a RH tem RHEL Workstation exatamente para computadores de escritório e tal.

2 curtidas

Mint, Zorin, Pop e Manjaro tem empresas no suporte. As demais são comunitárias. Mas é aquilo, no “mundo FOSS” há quem sobreviva e quem não, empresa ou não empresa. Tem distros “de um homem só”, inclusive, que eram tidas como mortas mas estão ativas, como o Slackware. E isso de ser empresa suportando quer dizer pouqusíssimo, vide o Windows Phone ou a inconstância da Google

3 curtidas

Na verdade a fonte é a própria RedHat:

Existe diferença entre se preocupar com algo que “vira a mesa” a cada 6 meses e querer algo sem mudanças, o KDE Neon traz várias mudanças e nem por isso sair quebrando API e ABI como se fossem algo escrito “me quebre”… Essa história de querer que os devs refaçam as coisas de tempos em tempos aparentemente não está dando certo, se não o pinguim teria pelo menos uns 10% de market share, não é possível que seja coincidência que todos os projetos independente de ser Linux ou não que tem algum sucesso tenha alguma tendência em preservar ABI e API

1 curtida

Não é bem por aí, Debian tem uma versão pra servidores, não é para servidores, o mesmo se aplica a RHEL e *Suse

1 curtida

É gratuito? Até onde eu sei ele tem um custo mensal de suporte.

Não sei se é impressão minha, mas vcs estão mais radicais do que eu naquilo que defino como distro estável, ao ponto de quaaase me criticarem por eu querer isso.

Acho que é impressão sua, estabilidade é um espectro e cada um tem suas preferências. Eu pelo menos não tenho nada contra o gosto de ninguém.

Talvez o problema é que você não está conseguindo ser muito claro sobre o que você quer. E por estar sendo vago, cada um está deduzindo sua visão de distro que se encaixa no que você diz.

Outra possibilidade é que você esteja idealizando um sistema super perto do upstream e super long term support de altíssima estabilidade, o que não existe.

2 curtidas

Certo, tentarei ser mais claro.
Eu queria uma distro com é hoje o opensuse leap, mas que não se tornará uma versão test, como está prometendo a equipe de desenvolvimento do alp do suse.
Outra coisa, quando falo que não quero uma distro para desenvolvedor, eu quero dizer os desenvolvedores de sistema linux, não de programas ou programadores no geral.

Eu acho que você ainda está sendo vago porque não existe “linux de desenvolvedor de sistema, programas ou programadores no geral”. Mas enfim, honestamente eu ainda acho que RHEL por exemplo é o mais perto do que você idealiza. Afinal o Leap está para o Enterprise da mesma forma que o CentOS estava para o RHEL. Da mesma forma o RHEL assim como o SUSE Enterprise tem menos chance de tomar o caminho que o Leap vai tomar e o CentOS tomou.

3 curtidas

Eu vi que não fazia sentido no que vc falou no final aí esperei um pouco, pra responder. kkk
Pois é, vc está certo. Inclusive eu usei o CentOS por muitos anos.

Sim hehehe, mas enfim agora que tem RHEL oficialmente grátis, não vejo porque não… Testa vê o que você acha do RHEL Workstation.

1 curtida

Existem vários pontos que podem ser discutidos sobre o conceito de estabilidade, mas, atualmente tenho testado o BigLinux e acredito ser uma das poucas distros centradas no usuário (mesmo que o mantenedor do projeto diga o contrário).

:vulcan_salute:

1 curtida