Desistindo do POP OS

Hoje venho aqui desabafar um pouco, sou desenvolvedor e venho usando o novo POP OS com o cosmic na minha maquina principal desde o seu lançamento e só Deusa sabe quantas vezes precisei reparar o sistema e corrigir erros manualmente por conta de problemas após atualizações. Hoje cansado disso depois de um grande problema com o virtualbox (uma das minhas principais ferramentas de trabalho) depois de uma atualização resolvi mudar de sistema. Após tanto tempo de uso não sabia qual sistema usar, eu podia ir para o novo Ubuntu mas não gosto muito dos snaps que eles tentam forçar a usar, pensei no Zorin que tambem sempre foi uma boa distro mas que no passado acabei deixando de lado por conta de incompatibilidade. Então finalmente depois de muito tempo pensando com a minha maquina de trabalho parada resolvi instalar o bom e velho Mint, e sabe a quela sensação de segurança q eu não tinha com o POP OS voltou ,nada quebra tudo funciona corretamente até o problema que eu tinha com a temperatura da CPU desapareceu.

Agora sigo feliz e contente com o meu bom e novo Mint. Deixo esse tópico aberto para vcs comentarem um pouco se já tiveram o mesmo problema que eu.

6 curtidas

E daí cara, tudo blz?

Eu tb já tentei usar outras distribuições, e sempre volto para o velho, estável e previsível Mint…

Tinha o Mint instalado e faz uns 2 dias instalei o Zorin, mas não me adaptei, estou pesando muito seriamente a voltar novamente para o Mint, que é o meu barco salva vidas, que sempre funciona e nunca tenho nada a reclamar.

1 curtida

E aí @Marlon, tranquilo?

Tava sofrendo com um bug chato no Ubuntu 26.04 (se quiser ver, tá aqui). Já fazia tempo que eu queria sair da rotina e testar outro DE.

Testei o Mint, mas cansei da base Ubuntu.

Aí veio a ideia do BigLinux… só que meu ranço com KDE é tão grande que não consegui nem dar uma chance.

Fuçando mais, descobri que tem versão baseada no Manjaro/Arch, igual o original - mas rodando Cinnamon — o mesmo do Mint. Foi paixão na hora.

Sistema estável, leve, bonito, sem frescura e ainda lembra bastante o GNOME. Pra quem passou anos nesse pingue-pongue Ubuntu-Fedora, isso faz diferença demais.

E vocês, já testaram o BigLinux com Cinnamon? Como foi a experiência? :eyes:

O Ubuntu 26.04 LTS tá top, uso em dois notebooks e não tive nenhum problema.
Sobre os snaps, existem, mas você não é obrigado a usar. Eu mesmo tenho os apps todos em flatpak com exceção apenas do vscode (que tem flatpak, mas eu quis usar o snap).
Cada um usa a distro que quiser e boa, mas essa do Ubuntu te forçar a usar snap não é real.

3 curtidas

Sim, tive diversos problemas com Pop.

Diferente de você que usa o PC como ferramenta de trabalho, eu uso como entretenimento. Na pressa, na ignorância e na ilusão de algo “comercial” seria uma melhor escolha, optei pelo Pop para gaming.
No começo foi bacana, até começarem os problemas… Problemas esses que aumentaram após a atualização. Janelas não abriam corretamente, problemas com mouse, teclado.
Alguns problemas eram por falta de bibliotecas, codecs etc, que eu entendo, não é a proposta vir com esse nivel de compatibilidade, mas outros eram terriveis.

No geral não vejo como uma distro ruim, muito pelo contrário, excelente. Mas algumas decisões de desenvolvimento, acabam pecando. E tenho minha parcela de culpa, não pesquisei e fui pelo achismo. :joy:

quando eu mencionei os snaps no ubuntu, eu sei que não obrigatórios mas eu precisaria levar um tempo bem grande trocando os aplicativos de snaps por aplicativos deb ou flat