Hoje venho aqui desabafar um pouco, sou desenvolvedor e venho usando o novo POP OS com o cosmic na minha maquina principal desde o seu lançamento e só Deusa sabe quantas vezes precisei reparar o sistema e corrigir erros manualmente por conta de problemas após atualizações. Hoje cansado disso depois de um grande problema com o virtualbox (uma das minhas principais ferramentas de trabalho) depois de uma atualização resolvi mudar de sistema. Após tanto tempo de uso não sabia qual sistema usar, eu podia ir para o novo Ubuntu mas não gosto muito dos snaps que eles tentam forçar a usar, pensei no Zorin que tambem sempre foi uma boa distro mas que no passado acabei deixando de lado por conta de incompatibilidade. Então finalmente depois de muito tempo pensando com a minha maquina de trabalho parada resolvi instalar o bom e velho Mint, e sabe a quela sensação de segurança q eu não tinha com o POP OS voltou ,nada quebra tudo funciona corretamente até o problema que eu tinha com a temperatura da CPU desapareceu.
Agora sigo feliz e contente com o meu bom e novo Mint. Deixo esse tópico aberto para vcs comentarem um pouco se já tiveram o mesmo problema que eu.
Eu tb já tentei usar outras distribuições, e sempre volto para o velho, estável e previsível Mint…
Tinha o Mint instalado e faz uns 2 dias instalei o Zorin, mas não me adaptei, estou pesando muito seriamente a voltar novamente para o Mint, que é o meu barco salva vidas, que sempre funciona e nunca tenho nada a reclamar.
Tava sofrendo com um bug chato no Ubuntu 26.04 (se quiser ver, tá aqui). Já fazia tempo que eu queria sair da rotina e testar outro DE.
Testei o Mint, mas cansei da base Ubuntu.
Aí veio a ideia do BigLinux… só que meu ranço com KDE é tão grande que não consegui nem dar uma chance.
Fuçando mais, descobri que tem versão baseada no Manjaro/Arch, igual o original - mas rodando Cinnamon — o mesmo do Mint. Foi paixão na hora.
Sistema estável, leve, bonito, sem frescura e ainda lembra bastante o GNOME. Pra quem passou anos nesse pingue-pongue Ubuntu-Fedora, isso faz diferença demais.
E vocês, já testaram o BigLinux com Cinnamon? Como foi a experiência?
O Ubuntu 26.04 LTS tá top, uso em dois notebooks e não tive nenhum problema.
Sobre os snaps, existem, mas você não é obrigado a usar. Eu mesmo tenho os apps todos em flatpak com exceção apenas do vscode (que tem flatpak, mas eu quis usar o snap).
Cada um usa a distro que quiser e boa, mas essa do Ubuntu te forçar a usar snap não é real.
Diferente de você que usa o PC como ferramenta de trabalho, eu uso como entretenimento. Na pressa, na ignorância e na ilusão de algo “comercial” seria uma melhor escolha, optei pelo Pop para gaming.
No começo foi bacana, até começarem os problemas… Problemas esses que aumentaram após a atualização. Janelas não abriam corretamente, problemas com mouse, teclado.
Alguns problemas eram por falta de bibliotecas, codecs etc, que eu entendo, não é a proposta vir com esse nivel de compatibilidade, mas outros eram terriveis.
No geral não vejo como uma distro ruim, muito pelo contrário, excelente. Mas algumas decisões de desenvolvimento, acabam pecando. E tenho minha parcela de culpa, não pesquisei e fui pelo achismo.
quando eu mencionei os snaps no ubuntu, eu sei que não obrigatórios mas eu precisaria levar um tempo bem grande trocando os aplicativos de snaps por aplicativos deb ou flat