Após realizar downloads de arquivos grandes, o sistema congela completamente ou às vezes desliga; e não responde a comandos. O travamento ocorre tanto em navegadores quanto em ferramentas de linha de comando como wget.
Passos para reproduzir
Iniciar download de arquivo - qualquer tamanho (via navegador ou wget).
Aguardar conclusão.
O sistema congela ou desliga e não é possível interagir.
Ambiente de teste
Versão do sistema: Ubuntu 26.04 LTS (Resolute Racoon)
CPU: Intel Skylake (Xeon E3, 3.70 GHz)
Memória RAM: 16 GB
GPU: Integrada Intel (legacy)
Armazenamento: SSD Crucial
O que já foi tentado
Reinicialização do sistema.
Atualização de pacotes.
Teste em diferentes navegadores.
Verificação de logs do sistema.
Pedido à comunidade
Alguém já enfrentou esse problema? Existe alguma correção ou workaround conhecido para evitar o travamento após downloads?
Adendo:
Não sei se isso seria de grande valia, mas quando ele desliga aparece uma mensagem em cinza no canto esquerdo superior da tela, que diz algo, seguido de “no irq handler”.
No meu sistema, o que eu observo é que as transferências de arquivos grandes formam cache de ram e utilizam a swap (vejo isso no app monitor do sistema), mas não chega a travar.Tenho 20gb de ram e configurei a swappnes em 10. Por default ele deve estar em 60( qdo a ram chegar em 40% ele usa swap). Deixando em 10 , quando a ram chega a 90 % ele passa a usar swap. pode ser isso.
O que você diz por aquivo “grande”?
Estou usando o Ubuntu 26.04 LTS em dois notebooks diferentes, já baixei isos com mais de 6GB e deu tudo certo, não tenho tido esse tipo de problema.
Então, quando eu digo “grande”, eu quero dizer qualquer arquivo que faça o sistema congelar. isso só acontece com arquivos de mais de 2MB, ou seja: quase nada.
E o interessante é que isso acontece com qualquer navegador ou terminal.
Olá, amigo. Estou enfrentando o mesmo problema ao atualizar o Ubuntu para a versão 26.04, Dell Intel Core i7-9750H × 12, NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti. Ao realizar download pelo Brave ou Firefox, o sistema congela e e preciso forcar a reinicializacao.