eu venho do mundo Windows, então não se irritem se a falha for minha.
tenho 56 anos e sempre trabalhei com o Windows, usei pouca coisa do Linux… de tanto assistir aos vídeos do canal eu resolvi testar o Linux novamente.
testei várias distros e optei pelo Zorin… estava tudo indo bem até eu atualizar o Pyhton para versão 3.10 (até aqui tudo bem) e tentar remover o Python 3.8 (aqui começa o problema).
eu fiz isso 3 vezes, sempre instalando o Zorin novamente… ao remover o pthton 3.8 via terminal, não sei se há outra forma, o Zorin ficava “comprometido”, até o Firefox sumiu e eu não conseguia mais logar nele.
usei a última versão do Zorin e o comando que eu executei foi esse:
sudo apt-get --purge remove python3.8
Eu gostaria de tentar novamente, alguém poderia me ajudar informando o que eu fiz de errado eu remover o Python 3.8??
Alguns componentes do Zorin/Ubuntu dependem do Python para funcionar. Se você desinstalar a versão que vem no sistema, vai levar muita coisa junto, e acabar quebrando o sistema. Se por algum motivo você precisa da versão mais recente do Python, você pode baixar no python.org e manter as duas versões sem problemas…
Agora, se você tiver interesse em usar uma distro que por padrão já venha com a versão mais recente do Python e outros softwares, recomendo o Arch Linux, ou o Manjaro que é mais user friendly.