Olá pessoal. Estou usando o Bazzite no meu i5 de quarta com 32 Gb, RTX e SSD. Percebo que o desempenho, uso de processador está um tanto quanto demasiado alto às vezes.
Quando usei o Nobara o alto consumo era ainda maior e mais recorrente. Já no Bazzite nem tanto, mas as vezes noto ocorrer. As vezes estou vendo shorts no YT e noto que, vez outra, o vídeo apresenta um certo gargalo.
A minha questão é o que poderia estar ocorrendo aqui?
No monitor de recursos aparecem estes processos como quem mais está consumindo CPU:
Se vc está usando o Firefox e quer saber se o suporte a aceleração de vídeo está habilitado é muito simples: digite about:support na barra de endereços e role até lá embaixo onde mostrará os codecs e quais estão com decodificação acelerada por GPU.
Então no FireFox eu configurei para usar Aceleração Gráfica quando disponível. Enfim… pode ser mesmo que meu i5 de uma década, praticamente, já esteja demasiadamente obsoleto.
Estou me organizando para trocá-lo por um AMD Ryzen mais atual, padrão DDR4/5 com mais núcleos, threads e uma tecnologia mais moderna (menor nanômetros). Talvez um RYZEN 5. É que memórias, hoje em dia (2026) estão demasiadamente caras.
Na tecnologia, informática, as coisas vão ficando obsoletas. Mas ainda tá dando pra usar. Vou seguir na meta da troca do conjunto, P/PM/RAM.
É eu fiz isso. Tive resposta semelhante. Mas no firefox, por exemplo, não parece ter tido melhora. Enfim… seguirei em frente. Eu estou achando o Bazzite muito estável em linhas gerais.
As vezes essa página do Firefox é um pouco confusão e não mostra verdadeiramente o que o sistema realmente suporta em questão de decodificação de hardware. Aqui mostra que suporte decodificação por hardware do codec AV1 mas eu sei que não tem.
Pessoal, sigo aqui usando o Bazzite, mas noto que o uso do processador, por vezes parece ser mais intenso. Longe de ser o que presenciei quando usei o Nobara. Mas, ainda sim noto uma certa oscilação e pico de uso do processador (CPU). A GPU parece não ser tanto exigida quanto o processador.
Um exemplo, quando estou a editar algo no Openshot as vezes sinto a máquina dar umas “engasgadas”.
Bem estou reportando estas coisas, porque sei que muitos ainda usam hardwares antigos como eu. E talvez estejam pensando em usar uma distro como o Bazzite. Ou esteja passando pelo mesmo que relato aqui. Então que saibam que isso não é isolado e parece, muito, estar ligado ao hardware nosso que já é bem defasado.
Por mais que tenha configurado meu sistema para que o consumo seja o mais equilibrado possível. A idade dele já pesa na balança.
Vejam que o simples fato de usar um navegador e o app do Spotfy abertos, simultaneamente, faz com que haja elevação do uso da CPU. De modo que, há depender do que esteja fazendo no navegador, como um simples abrir de nova aba, faça o áudio do Spotfy picotar.
Sinceramente não sei se, realmente, é meu hardware muito defasado ou sem tem problemas outros aqui. Visto que meu hardware, em sua época, seria considerado “gamer”, por ter uma placa mãe high end da ASUS, um processador Intel Core da linha K, 32Gb de RAM, SSD e uma GPU dedicada da linha Nvidia RTX.
Mas estes dias entrei no Windows 11 e notei que, nele, também acontece essas coisas “anômalas”. Então possa fazer sentido defasagem do hardware.
Bem, como dito na postagem acima, isso aqui fica como referência de que, talvez, hardwares como o meu já não sejam mais tão potentes, assim, para rodar sistemas operacionais atuais.
No Chrome, o Task Manager abre com “Shift+Esc” – e toda vez que vejo alto consumo de CPU, já sei que é um tal de “Subframe: Facebook” nas cabeças! – Ele dá mais de 100% de uso de CPU (1 núcleo inteiro, ou partes de vários núcleos).
Isso, sem eu ter aberto o Facebook, desde o boot! (faz dias que não entro no FB, no PCLinuxOS). – Eu tinha acabado de entrar no PCLinuxOS (1 minuto e 30 segundos) – e já apareceu esse “Subframe: Facebook”, abusando da CPU.
Pois é. Esse consumo me parece anormal. Eu nunca atualizei a BIOS da minha ASUS Z-97 A. Nem sei se tem atualização pra ela. Engraçado que se uso só o FF, por exemplo, o consumo do processador fica dentro do esperado. Mas se abro mais coisas tende a oscilar bem o consumo deixando o uso de CPU alto.
Sigo analisando e postando.
Quanto a um gerenciador de tarefas do Fire Fox, eu desconheço. Tem o do sistema. Mas não achei nada de esquisito, por enquanto não.