Tem uma máquina aqui em casa com um Core i5-4670K. Mesmo com Windows 11 funciona bem.
De fato tem algo estranho aí. Meu laptop de trabalho tem um Core i7-3537U, que é bem mais fraco, e funciona liso com qualquer distro Linux.
Tem uma máquina aqui em casa com um Core i5-4670K. Mesmo com Windows 11 funciona bem.
De fato tem algo estranho aí. Meu laptop de trabalho tem um Core i7-3537U, que é bem mais fraco, e funciona liso com qualquer distro Linux.
Pois é eu to achando que pode haver algo aqui…
É baseado no fedora.
O fedora inicia com vários serviços.
Tem que ver se precisa ou não.
Outra coisa.
Tem swap? Qual? Tem swappiness configurado?
O ideal seria forçar ao máximo com valor 1.
Pode ser interessante usar zram?
E zram configurado com 50%. Não mais do que isso.
Veja o link
Tem certeza que é a CPU mesmo? Será que não é memoria RAM, ou outra coisa?
Tenho 32Gb (4x8Gb). Eu acho que é meu processador defasado.
Qual que é o seu processador exatamente? Testa alguma outra distro e vê os problemas continuam. O seu hardware é bom, acredito que o problema seja relacionado ao software.
Até o final do ano passado estava com um i5 de quarta geração e 8GB de RAM. Usava normal e não percebia engasgos. Estava com Opensuse Tumbleweed. Aí troquei por um i7 também de quarta geração devido à mainboard e coloquei mais 8GB. O ganho foi incrível.
Eu testaria outra distro. Faz uns 20 anos que não uso o Fedora, mas naquela época eu achava ele meio pesadão.
Outra coisa, como está a compatibilidade das suas memórias? São todas iguais? De mesma velocidade?
Como está seu agendador do kernel?
Rtx é o que amd, intel ou nvidia?
Info
4590K
E sim em outras distros não anda bem também não. Ainda não testei com o Cachy. Mas o que já rodei aqui não anda 100% não.
Eu usava Big Linux e sai dele justamente porque começou a apresentar congelamentos esporádicos.
Sim todas iguais, mesma frequência. Eu percebo é que o uso do processador anda mais intenso.
RTX é Nvidia e Kernel está no 7.
É um processador 4/4, então quando algo usa CPU, vai subir o uso normalmente porque não tem muito para onde distribuir o uso. Mas não era para dar gargalos ou travamentos.
Levando em consideração que é sda
Qual a saída do comando
cat /sys/block/sda/queue/scheduler
Eu ainda testaria outra distro. Tente uma da base Arch.