Que bom que você lembrou disso! É altamente recomendável usar o NVENC.
Não, no caso, o ponto de montagem é digamos como se fosse as letras de discos do Windows (C, D, E, etc.). O que você tem agora são 2 pontos de montagem: /
e boot/efi
. O que eu propus é que você acrescente um terceiro que seria para o /home
. Na sua instalação atual, seu /home
se encontra dentro do /
pois você não especificou no momento da instalação que queria uma partição separada para isso.
A vantagem de se ter o /home
separado é de poder migrar de distro sem se preocupar em perder seus arquivos pessoaos, pois o /
é quase como se fosse um disco C: do Linux, e o /home
como um disco D:.
1 curtida
Sai mês que vem, também é uma opção, recomendo também.
1 curtida
Tbm posso confirmar que a maior parte dos meus jogos performam melhor no Linux ou performam igual ao Windows, eu uso o Ubuntu e acho a performance bastante satisfatória.
2 curtidas
Eu tive resultados melhores no Ubuntu que no Manjaro.
2 curtidas
Há quem diga que o Arch que é mesmo o “brabo” do desempenho por ser muito puro e modular, enfim, não é a toa que a Valve fez o SteamOS baseado nele.
2 curtidas
Se o jogo for de fora da loja a Steam não inicia o gamemode, nesse caso ele deve ser iniciado manualmente por linha de comando.
gamemoded -r
2 curtidas
O Arch sai em primeiro em muitos benchmarks.
2 curtidas
O Manjaro é bom, mas pra mim ainda é muito “inchado” de coisas, é que sou adepto do minimalismo.
1 curtida
Eu já prefiro que o sistema venha com todas as ferramentes que eu preciso, isso me poupa de ficar procurando, e no meu caso o Manjaro era meio bugado e a performance não era muito boa.
1 curtida
siiim !
agora ta mt bom !
Sobre as distros: Eu ainda nao escolhi uma de fato… ja brinquei mt com as derivadas de Debian/Ubunto…
Manjaro eu nao tive uma boa experiencia mas foi em 2017/18…
Manjaro me chama muita a atencao pelo desing, gosto bastante do desing dele e do Deppin…
Bom,vou testar o Arch em dual boot ja que meu problema foi resolvido e conforme a experiencia for aumentando, eu decido a distro…
Obrigado pela Ajuda !
2 curtidas
Eu usei o Manjaro por vários meses, eu migrei pro Linux ano passado, a minha experiência com Manjaro tbm não foi muito boa, eu já presenciei diversos problemas no Manjaro:
- Bugs
- Lentidão e travamentos
- Performance ruim em jogos
- Screen tearing
- Pamac congelando e crashando
- Atualizações de Flatpak que não existem
- Bluetooth deconectando
- Som distorcido
Eu não recomendo nenhuma distro que se atualiza com frequência, eu recomendaria uma distro LTS que só recebe atualizações de segurança, as únicas distros que eu indico são:
- Ubuntu
- Linux Mint Cinnamon
2 curtidas
Então, como deve saber, o Arch é instalado em modo texto; ele tem um assistente de instalação que é o comando archinstall
. Já o Arch Linux GUI é um projeto separado que traz essa instalação com modo gráfico.
1 curtida
É… estou usando faz 6 meses e tudo anda bem, se tiver algum receio @Anderson_Batista, use com o kernel LTS.
Mesmo com kernels LTS o Manjaro não performou bem pra mim, o kernel sequer fazia diferença, os outros problemas que eu mencionei tbm persistiam independente do kernel.
Interessante notar que o SteamOS 3.0, que opera no Steam Deck, é justamente baseado em Arch e com modelo rolling release, que atualiza com frequência. Nas palavras dos próprios desenvolvedores da Valve, sistemas LTS não seriam capazes de atender, da melhor forma possível, aos múltiplos melhoramentos necessários para tornar o sistema cada vez mais adequado e rápido para a execução de jogos. Por isso a base LTS da época das Steam Machines foi descartada como opção.
Para o público focado nesse tipo de uso, sistemas rolling release tendem a ser mais interessantes, embora nada impeça o uso de sistemas LTS.
É importante notar também que o Manjaro não atualiza o kernel automaticamente (depende da intervenção do usuário) e inclusive mantém uma lista bem extensa de versões. E que a atualização do kernel pode ser muito interessante para ganhos com relação a fatores como compatibilidade e desempenho em jogos.
Quanto à sua experiência com o Manjaro, naturalmente pode ocorrer. Não necessariamente um sistema que funciona bem para uma pessoa funcionará bem para outra, ainda mais ao considerar variações de hardware. Prova disso é que o sistema que você recomenda - o Ubuntu - me trouxe uma experiência inferior às outras distros que usei, com exceção do Fedora.
Grande parte dos jogos tende a sofrer uma ligeira perda de desempenho devido à camada de compatibilidade. Contudo, como a variação é pequena, boa parte das pessoas não perceberia diferença considerável ao comparar com o Windows em termos de experiência. Alguns jogos rodam com performance bem abaixo, outros com performance acima do Windows.
1 curtida
Distros rolling release atraem gamers pela proposta de kernel e drivers atualizados, essas distros prometem proporcionar performance superior, no entanto eu tive resultados melhores no Ubuntu comparado ao Manjaro.
O meu Manjaro performava mal independente de qual kernel eu usasse.
Desculpem por nao responder ontem, fui limitado pelo forum por ser novo mas aqui esta a resposta final!
Seria injusto com @kevinlucasilva e @KairanD nao citar os dois na solucao entao vou marcar esta resposta como solucao
A configuracao sugerida pelo @KairanD no OBS e reforcada pelo @kevinlucasilva foi mais que suficiente para resolver o problema, mesmo assim optei por testar o Manjaro ( nao tentei o Arch, quem sabe futuramente).
Conforme falado pelo @kevinlucasilva , por ser uma distro com atualizacoes mais constantes, poderia ser melhor e no caso do meu pc, funcionou muito melhor que o Ubuntu, chegando bem proximo ao desempenho que eu tinha no Windows.
Outra coisa que nao considerei foi a resolucao do meu monitor, no Windows eu forcava a resolucao 1920x700 ou 768 … mas no Linux esta me causando queda de desempenho nos jogos entao estou usando a original do monitor de 1366x768.
Agora estou com problemas para Instalar o Lol mas ja foge desse topico hahaha
No mais, Obrigado pela ajuda de todos
4 curtidas
Obrigado por retornar com a conclusão do caso. 
Sobre a instalação do LoL, sugiro dar uma olhada aqui mesmo na ferramenta de pesquisa do Fórum, pois essa é uma dúvida que já vi aparecer algumas vezes. 
1 curtida
Ahh sim !
Olhei superficialmente mas aparentemente nao tem a minha dúvida… nao é bem na instalaçao, é pós… o jogo nao esta saindo do client para a partida, parece um problema especifico de Manjaro/Arch com a configuraçao do Wine… mas mais tarde vou olhar com mais calma