Ola !
Eu ando flertando com linux faz um tempo, sempre vou e volto entre ele e o Windows mas cada vez mais fico pelo linux entao decidi tentar forçar um pouco mais a minha estadia no mesmo.
A minha dúvida esta relacionada ao desempenhos dos jogos.
Eu sei que devido a maioria dos jogos não ter um suporte nativo, existe uma queda de rendimento natural mas é possível mensurar em % essa perda?
Tenho essa dúvida porque em Windows, jogando F1 2020 (Por exemplo), conseguia jogar o mesmo em High sem problemas, mesmo gravando tela com OBS. Já em Linux, consigo rodar em gráficos médio (algo que eu esperava) mas ao tentar gravar tela, sou forçado a jogar o game em low e ainda sim, corro o risco de travar em alguns momentos.
É possível manter o jogo com gráficos nivel médio e gravar tela sem problemas ou realmente esta certo o que esta acontecendo?
Ja me sugeriram o Dual boot, mas recentemente tive uma experiencia ruim de pegar um virus no pc, consequentemente tive minha conta do YT invandida e foi uma complicaçao ter ela de volta…
Claro que o linux também esta sujeito a virus como qualquer outro sistema e a possibilidade é menor e enfim… eu gostaria mesmo de ficar com um unico sistema e se possível, que nao seja o windows (não por rancor nem nada, mas eu gosto mais do Linux).
Uso:
Ubunto
Processador - FX6300
Placa: GTX 1050 TI
8GB de RAM
Creio que não pois existem variáveis que influenciam como:
hardware
kernel
versões do drivers/Mesa
versão do Proton/Wine
Por outro lado, essa compatibilidade está em constante evolução, e ocorre que há jogos que apresentam desempenhos até melhores que no Windows mesmo não sendo nativos de Linux (o que é bizarro), e a distro que melhor permite instalar pacotes mais recentes e é tida que tem melhor desempenho por isso é o Arch e seus derivados.
Eu recomendo dar uma olhada num canal chamado Bero Tech que faz benchamarks, inclusive, ele tem um comparativo Windows vs Linux jogando F1 2020. Ele utiliza na maioria dos comparativos Arch e derivados, versões recentes de drivers/Mesa, diferentes versões do Proton (como o GE) e diversas opções de kernel, o que pode ser mais fácil de conseguir usando o AUR.
Obrigado pela resposta !
Dei uma olhada no comparativo que ele fez e realmente a queda é proximo dos 20 FPS.
O hardware dele é superior ao meu (acredito, faz tempo que nao me atualizo sobre placas e CPU)… Isso me leva a crer que meu problema talvez seja o processador, pois sem o OBS a queda é parecida com o comparativo que ele fez na casa dos 20 FPS, o que levaria o game de high para medio…
Será que existe algo que possa ser feito para que eu consiga gravar a gameplay sem tanta perda?
Eu tentei instalar o gamemode e o CPUFreq, mas por algum motivo que desconheco, nenhum dos dois apps ficam ativos na barra de tarefas… o CPUFreq ainda ficou com app instalado entao consigo abrir e configurar, ja o gamemod nao…
Então, esse vídeo do F1 2020 é do ano passado e o hardware dele atual já é outro, e, como disse, a compatibilidade vem melhorando (Proton, drivers, Vulkan, etc.). Eu tenho notado nos vídeos recentes dele que os comparativos do Windows e Linux vem tendo pouca diferença e há casos que o Linux ainda supera. Enfim, talvez essa diferença do F1 2020 seja menor usando pacotes mais recentes.
Talvez usar uma distro como Arch ou Manjaro e se beneficiar em usar pacotes mais recentes, ou talvez aguardar o Ubuntu 22.04 que deve trazer isso. Se quiser testar o Arch e instalar mais facilmente, recomendo o Arch Linux GUI.
Bem, para o GameMode funcionar você deve colocar no executável desktop o parâmetro gamemoderun (ex.: gamemoderun dolphin ou gamemoderun pcsx2) e nas propriedades de um jogo da Steam gamemoderun %command%. Já o CPUFreq não usei ainda.
Eu recomendo outra ferramenta que costumo usar que é o MangoHud, e para configurá-lo o GOverlay.
Manjaro eu tentei usar em 2017/18 mas tive muitos problemas com drivers e bugs( talvez por inexperiencia)
Também tive esse mesmo problema com o Pop_OS ja no pendrive bootavel… passei por tres apps para fazer o boot e quando instalou na maquina, apresentou diversas falhas
Tanto para Manjaro quanto para Arch é possivel instalar os jogos da mesma forma que no Ubunto?
Eu obtei pelo Ubuntu no momento pela facilidade de entender e instalar os pacotes … nao sei se é impressão, arquivos .deb ou relacionados parecem muito mais fáceis pra mim
Se eu optar por trocar a distro, é possível fazer isso sem perder os arquivos baixados? Tenho 2 HD’s e um SSD. A distro esta no SSD e coisas relacionada ao sistema, somente um jogo esta no SSD, o restante esta nos HD’s… se eu trocar a distro, consigo aproveitar esses jogos?
Sim. O que muda é o gerenciador de pacotes, que é o Pacman ao invés do APT, e, no Manjaro existe a ferramenta gráfica chamada Pamac (ele é tipo o Synaptic) que permite instalar pacotes do AUR (repositório da comunidade do Arch, é como se fosse um grande PPA do Ubuntu), onde há uma infinidade de pacotes disponíveis, como o MangoHud e GOverlay que citei. Além disso, você pode usar normalmente lojas como a do KDE Plasma (Discover) e do Gnome (Gnome Software).
Caso sua instalação atual tenha sido feita com a home separada (ou seja, com a home numa partição separada), basta colocá-la como a home da instalação futura e especificar no instalador para NÃO formatá-la.
Agora, se a home está dentro do /, você pode mover a home para uma partição separada e aí fazer a instalação como disse antes; ou apenas fazer backup e fazer a nova instalação (que de preferência deve ser com a home separada para facilitar uma migração).
Abra o Gparted e mande um print de todos os seus discos, só para eu dar uma analisada no seu particionamento.
Provavelmente, sim, depende também se fala de jogos da Steam, emuladores, Wine, etc., mas, em geral, sim.
Entendi! Bom, se os drivers forem melhores, nao vejo problema em trocar a distro… Tenho receio apenas de ter problemas que nao consiga resolver no meu nivel, como o Pop_OS que nao instalava corretamente…
Segue imagens
SSD - Aqui esta a distro, lancadores (Steam, Lutris, etc) e Um jogo (LOL). Optei por deixar esse jogo no SSD por demorar mais para abrir
Bem, como pode ver na coluna Ponto de montagem, sua instalação tem apenas o / (e o /boot/efi é a partição de inicialização), ou seja:
Movendo a home você poderá manter as configurações que já tem como de interface, personalização, navegador, etc., ou fazer a 2º opção (que eu prefiro) de fazer backup, reinstalar com a home separada e restaurar o backup. Enfim, você quem sabe.
No HD1, os jogos poderão ser reconhecidos na nova instalação, basta especificar local que estão:
O HD2 “tá dando sopa” então? Bem, você tem o SSD de 120GB que é onde instalaria o sistema (/); o HD de 300GB é onde instalou o jogos da Steam (mas que também poderia ser o de outros instaladores como o do LOL); se você não for usar o Windows e for fazer a instalação com a home separada, o HD2 de 500GB pode ser então a sua home.
Se quiser também pode inverter: mover os jogos da Steam para o HD2 que tem mais espaço e usar o HD1 como home, enfim, tem várias possibilidades.
Vai dar um trabalho fazer isso tudo, mas vai ficar 10, aí, num futuro, se quiser talvez mudar de distro, é só formatar o SSD (/) e definir o ponto de montagem da home na nova instalação. Se não tiver muita experiência com particionamento ou como usar o Calamares (instaldor do Manjaro e Arch Linux GUI), é só dizer.
Bom, acho que vou tentar o Arch… estou sempre buscando distros mais amigáveis e sempre tenho algum tipo de problema… vou tentar uma distro mais “crua” … lembro que em 2017/18 quando usei Debian, quase nao tive problemas…
Se não for muito abuso, poderia me tirar mais uma dúvida?
Fiquei confuso sobre o ponto de montagem… se fosse dividir o nivel iniciante em 3 eu diria que estou no 2 e meio kkkk
Quando você diz para mover o ponto de montagem, seria realizar uma partição para um dual boot?
ou seria uma forma de desativar mesmo o ubuntu e caso escolha retornar, seja mais tranquilo voltar usando a home desativada?
Bom, com vai ser trabalhoso e durante a semana eu trabalho , irei fazer um dual boot instalando no SSD ou no HD que esta sobrando (preciso só entender o ponto acima sobre a home), realizar os testes e ver como vai funcionar… se der certo, eu faço uma instalação limpa no fim de semana
Ele usa GTX, eu não acredito que a Nvidia não usa o driver mesa como recurso para implementação do OpenGL e Vulkan, acredito que ela disponibiliza a propria versão dela dessas API.
Já o Nouveau usa o Mesa3D para implementar as APIs OpenGL e Vulkan.
Nouveau é um driver desenvolvido pela comunidade, ninguem conhece mais o hardware que a propria fabricante, use a da fabricante e o Nouveau você vai usar quando o suporte de driver da Nvidia acabar para a sua GPU.
O driver Nouveau tende a apresentar desempenho bem abaixo do driver proprietário da Nvidia (em placas bem antigas e com suporte a reclocking, contudo, pode não ser tão ruim). No geral, você deve evitá-lo se quiser o melhor desempenho.
Para a sua GTX 1050Ti, use sempre o driver proprietário mais atual da Nvidia, fornecido nos repositórios oficiais de sua distribuição de preferência.
Obrigado, Conforme respondi o KairanD, acabei testando por curiosidade mas o game nem abriu… vou testar o Arch pra ve se consigo algum ganho de desempenho
Para quem procura sempre o melhor desempenho, distribuições que mantêm pacotes mais atualizados têm sim suas vantagens, uma vez que tendem a receber melhorias mais rápido.
Contudo, eu ainda recomendaria que você utilizasse o sistema que mais gosta, independentemente de qual seja. Diferenças de desempenho, em geral, tendem a ser bem pequenas entre distros em termos de taxa de FPS em jogos.
Eu aqui migrei para o GNU/Linux “de uma vez” faz um tempo. Eu uso ele para me conectar com meus amigos, trabalhar e… Jogar, é claro. E estou muito satisfeito. Sendo bem sincero, nem chego a ficar quantificando diferenças de desempenho para comparar com o Windows, porque considero que a experiência em si tem sido bem semelhante, a ponto de eu não conseguir diferenciar qual sistema estaria usando. Minha placa de vídeo acaba sobrando, contudo, e isso pode influenciar no fato.
O principal problema para jogos em distros Linux ainda gira em torno da incompatibilidade de alguns títulos, devido principalmente à presença de anti-cheats. Contudo, isso tem melhorado bastante e, a cada dia, mais jogos se tornam compatíveis. Tenho bastante coisa na minha conta Steam e é raro encontrar algo que não funciona de primeira. Eu uso o Manjaro KDE.
Eu vim para o Linux sabendo dos problemas e onde achar soluçoes… Abri o post porque achei muito estranho a queda de desempenho quando estou gravando tela… claro, é esperado uma queda de desempenho sim mas + de 50% quando comparado com o Windows, eu achei muito estranho…
Quanto a escolha da distro, desde 2018 que foi a ultima vez que mexi, vivo tentando escolher uma … na época, a distro que mais me agradava era o Deppin OS mas não jogava jogos como F1 2020 e LoL…
Nessa nova tentantiva estou tentando um meio termo de beleza, facilidade de manunteçao e compatibilidade… Manjaro e Arch é muito convidativo pelas atualizaçoes… estava meio que com receio de tentar…
Cara, funcionou e muito bem !
No benchmark do jogo saiu da media de 35 FPS para 65 FPS… agora sim esta fazendo sentido… sem gravar ele roda perto dos 80FPS com graficos médios… o benchmark do F1 constuma representar bem a jogabilidade (nao pude testar jogando ainda)
Tentei forçar um benchmark com graficos altos mas nao foi… terá que ser entre médio e baixo mesmo…
Muito obrigado !
Mas ainda fiquei curioso com o Arch, acredito que vou fazer um dualboot e testar
Estava tendo um impacto tão pesado no desempenho enquanto você estava gravando porque o codificador do OBS estava jogando a carga toda para cima do seu processador, rs. Agora está usando corretamente a placa de vídeo.
Se você quiser testar outras distros por curiosidade, vá em frente. É sempre legal para o aprendizado. Eu mesmo já testei um bocado de coisa.
Se quiser algo com os benefícios da base Arch, mas mais fácil de usar, eu certamente recomendaria o Manjaro KDE. Tenho usado há meses e foi a melhor experiência que tive com distros Linux até agora.