Depois de 8 anos mais ou menos decidi trocar a pasta térmica e

Depois de uns 8 anos mais ou menos decidi trocar a pasta térmica, e por fim, fazer uma limpeza no computador. A limpeza não ficou este tempo todo.

1 ano mais ou menos a última limpeza.

Claro que o computador mudou até na performance.

Preguiça é terrível…
Daqui há um 1 ano, se continuar com este computador, faço novamente.
Não vou deixar este tempo todo.

Quanto tempo vocês não fazem uma limpeza no pc?

4 curtidas

Nem ideia, até pq desmontar notebooks da Dell é uma desgraça… mas tem um cabo flat ali no armário esperando pra entrar no lap aqui, aí vou aproveitar e explorar o amiguim pra ele limpar o bicho aqui

4 curtidas

Dependendo do notebook é chato desmontar mesmo.
Mas depois de um tempo pode ser necessária a limpeza.

1 curtida

Tou caçando tempo e coragem para limpar e trocar a pasta térmica de meu notebook :man_facepalming: :joy:

Estava desde 2015 sem fazer limpeza no meu PC eu limpava o básico (GPU, RAM e HD) levei ele no dia 17 e também troquei a pasta térmica (da branca, para a de prata) agora estou sentido o PC mais “leve” respondendo mais rápido, o cara disse q tirou muita terra e poeira da fonte, tava MUITO tempo mesmo sem limpar, vou manter limpo, vê em quanto tempo se faz uma limpeza e vou mantendo.

não sei exatamente mas menos de 1 ano eu tenho certeza
a primeira limpeza que esse computador viu desde que foi comprado foi só depois de 6 anos de uso

Gente depois de quanto tempo de uso tem que fazer essa limpeza no note pra tirar sujeira e trocar a pasta?

Uso computador desde 1986, e naquele tempo nem existia ventoinha.

Acho que tive vários problemas de aquecimento, mas foi só em 2015, que comecei a tomar consciência disso. ─ Pelo menos, foi a primeira vez que me perguntei “qual a temperatura máxima”. ─ Por incrível que pareça, não fazia a menor ideia do assunto.

E foi ali, que tirei a máquina de baixo da mesa, coloquei em cima da mesa, e retirei definitivamente as chapas laterais. ─ Não sei quantas vezes ele ficou entupido de poeira, ou a ventoinha começou a falhar, e eu simplesmente não percebia, porque ele estava fechado, e escondido lá embaixo.

Foi por isso que, em 2016, percebi imediatamente, quando a ventoinha da Fonte simplesmente parou. ─ Me afastei do computador por meia hora, quando voltei já percebi de imediato, e parei tudo, para me dedicar ao assunto.

Foi ali que, ─ além de manter o gabinete aberto, e bem à vista, ─ também passei a usar Psensor, Xsensors, e logo depois adotei o Conky.

Por isso, em 2018, percebi o aquecimento, logo que começou a se tornar permanente, ─ e percebi que a sujeira já estava muito (mas muito, mesmo) acumulada.

Sabe-se lá, quantos “problemas” já tive, por décadas ─ e eu não “entendia”, porque não estava consciente (nem via) da “sujeira”, nem usava ferramentas para monitorar o sistema de modo racional.

No nosso meio, o Conky parece que foi “moda”, numa época, depois “saiu de moda”. ─ Atualmente, até parece ter poucos desenvolvedores, o que é ruim, pois a crescente complexidade de hardware merecia um esforço muito maior. Mas, “saiu de moda”…

Não entendo esse “comportamento de manada”. ─ Minha formação sempre me orientou mais para as “funções” do que para a “aparência”.

Da última vez que foi trocar a pasta térmica, na hora de puxar o cooler, o processador saiu, e metade dos pinos ficaram na placa, Adeus Core i7 4690, descanse em paz.

1 curtida

Sobre a questão da pasta, depende da qualidade dela. Se você usar uma pasta de baixa qualidade, há um ressecamento que tende a ocorrer relativamente rápido e o desempenho cai. Se você usar uma pasta de boa qualidade, esse efeito não ocorre: o ressecamento demora tanto que o desempenho se mantém e a troca fica condicionada à retirada do dissipador para limpeza.

O meu desktop eu limpo uma vez por ano, já que é fácil abrir e limpar. Não troco a pasta todas as vezes, mas apenas quando acho necessário retirar o water cooler. Já o notebook eu limpo uma vez a cada dois anos ~ dois anos e meio e troco a pasta ao remover o dissipador.

A melhor pasta que conheço e utilizo é a Cooler Master Master Gel Maker Nano. Contudo, ela subiu muito de preço. Atualmente, dá para encontrar pastas de ótima qualidade, como a Artic MX-4 e a Deepcool Z5, por um preço relativamente baixo. Você compra um tubo e usa por bastante tempo.

Acredito que você possa estar confundindo o modelo do processador, não? Pois a Intel utiliza o sistema LGA (Land Grid Array). Não vejo como um processador Core i5 4690 (ou Core i7 4790), socket LGA 1150, poderia ser removido junto com o cooler, já que existe o bracket de metal prendendo o processador pelas laterais justamente para impedir que isso aconteça. Além disso, em um sistema LGA, não há pinos no processador, já que todos ficam na placa-mãe. O processador tem apenas contatos.

Isso poderia ocorrer no sistema PGA (Pin Grid Array), muito utilizado pela AMD. Nesse sistema, os pinos ficam no processador e não há um bracket segurando o processador, que fica preso apenas por pressão nos próprios pinos. Para evitar o problema, basta rodar um teste de stress pouco antes de começar a manutenção, pois a pasta térmica fica mais flexível. Além disso, o correto é fazer leves movimentos circulares, no sentido de girar o cooler, após soltá-lo, rompendo uma eventual colagem da pasta térmica. Na linha Ryzen, creio que apenas os Threadripper adotam LGA ao invés de PGA (excetuando-se processadores soldados, é claro).

A Intel já adotou o sistema PGA antigamente. Contudo, com o grande volume de vendas, teve dificuldade de manter o controle de qualidade. Ao remover os pinos do processador, empurrou a responsabilidade pelo controle de qualidade dessa parte tão frágil para os fabricantes de placa-mãe (e por isso placas-mãe Intel são geralmente acompanhadas daquele protetor de plástico para o socket).

1 curtida

Antigamente tinha o desktop em cima da mesa. Depois passeis vários anos sem desktop, apenas com notebook.

Quando montei meu desktop atual eu tive um cuidado especial para escolher um gabinete que tivesse filtro de poeira e mais ventiladores insuflando ar do que exaustores (mais ventiladores soprando pra dentro do gabinete do que pra fora). Isso garante uma pressão positiva de ar filtrado dentro do gabinete. Estou com ele montado quase 4 anos e está bem limpo internamente, pois a cada mês faço a limpeza dos filtros do gabinete, mesmo estando ele embaixo da mesa.

Já a pasta térmica só troquei uma vez na verdade quando troquei o cooler…

Comprei minha workstation Dell Precision T3600 de segunda-mão em 23/11/2017. Nunca desmontei para limpar. Nem pretendo. As temperaturas estão okay e eu deixo o fancontrold com uma configuração bem conservadora. Tenho ainda um ThinkPad X200 que eu peguei de segunda-mão em 04/07/2016. Nunca desmontei para limpar. Funcionando perfeitamente e sem temperaturas estranhas.

Costumava limpar meu PC a cada 3~4 meses, hj eu limpo e troco a pasta térmica uma vez ao ano, mais especificamente quando entro de ferias no trabalho, fora isso não costumo abrir o gabinete. Ha uns anos atras eu comprei um gabinete da Corsair o Obsidian 550D com 5 fans de 140 também Corsair, ele é completamente fechado alem filtros ant-poeira também a tampas para evitar ruido, fico abismado com o tanto de poeira que acaba entrando internamente, mês passado tive que abri-lo para ver um ruido que vinha de uma das fans, havia tanta poera em uma delas na que fica na parte superior que deu problema em seu eixo e tive que desliga-lo.

Costumo fazer só uma limpeza básica com secador pra remover algumas sujeiras, mas nada tão extravagante para uma limpeza mais profunda. Não troco a pasta térmica a mais de anos, talvez uns 8 ou 9, por aí (o que já me dá medo de puxar o cooler e o processador vir junto, rs).

Porém já estou com a ideia de dar uma limpeza geral e com intenção de vender. Falta-me apenas força de vontade para começar o processo.

Agora que vc falou, tem razão, o processador que aconteceu isso foi um AMD, (não que mude o resultado kkkk), eu achei ele e tirei uma foto2021-01-20-114055
2021-01-20-114037

O 4690 foi que usei para substituir depois de trocar a placa mãe.

Um detalhe, eu comprei essa máquina já montanda para minha empresa, ou essa pasta térmica que veio nele era muito, mais muito ruim, os os caras me colaram ele, porque até hoje não consegui remover, usei uma chave de fenda, e cheguei a entortar o cooler e ele não saiu.

1 curtida

Os meus eu tinha de limpar todos os dias por eles serem “open case”, mas era rápido, só passar o plumero em cima deles e nos vãos, questão de minutos. Já a pasta térmica eu subistituia de no máximo 6 em 6 meses. No meu laptop, eu limpo a superfície dele todos os dias com um pano levemente com água e outro com álcool leve e depois toda hora com pano seco, pois meus dedos ficam muito oleosos em pouco tempo, isso significa que eu tenho de lavar as mão direto também. Já o interior do laptop ae complica pois ele quebra os pinos conforme vai abrindo e fechando, então de 1 em 1 ano talvez. Eu ainda irei transformar meu laptop em “open case”, pois ele é um “desktop” disfarçado de “laptop”, nunca sai da mesa :joy: :sweat_smile:

Depende…
Como está o notebook?
Esquentando muito?
Um pouco lento?

Normalmente notebook suja menos…
Tenho um de mais de 10 anos que nunca limpei…
Mas ele já está com problema…
Até mesmo de baterias…

Se esta td funcionando não precisa mexer…

Eu juro que estava esperando algo assim:

Depois de 8 anos decidi trocar a pasta térmica e…

Entortei os pinos do processador, o que eu faço time?

4 curtidas

Só centralizar com cuidado para não quebrar.

Eu limpo a cada 6 meses, mas faz uns 2 anos que ando procrasticando, empurrando para 8 meses (ou 12 meses).

Eu já não tenho mais saco para ficar abrindo meu gabinete para limpar, estou preferindo pagar 180 reais a cada 12 meses para uma assistência de confiança limpar.