Dell Inspiron 3421 não quer dar tela de boot

Bom, gente, faz tempo que não abro um tópico, mas eu já consultei alguns amigos (daqui, o @KairanD e o @RuKsu) e me parece que a situação é preocupante…

Faz umas semanas que o meu lap guerreiro, um Dell Inspiron com um i3 de 3ª geração, 8 GB de RAM DDR3, ssd de 240 e hdd de 500 (fabricado em 2014) andava chato pra ligar. Ocasionalmente, ao invés de aparecer a logo da Dell e a indicação de teclas de BIOS e bootloader (f2 e f10), ficava em tela preta, mas com os leds indicadores de energia e hd piscando. O jeito era desligar na marra e religar que logo voltava.

Mas de uns 3 dias pra cá a situação se agravou em muito. Começou com o grub do Garuda (que eu deixo como principal, por ser btrfs) “sumindo” com a entrada do Manjaro. Fui verificar na bios após um sudo update-grub e olha só: a entrada do Manjaro tinha sumido. Um detalhe é que faz uns meses a BIOS se trancou, sendo impossível recuperar o grub segundo os tutoriais mais comuns. O jeito era recolocar a entrada do Manjaro direto pela BIOS, criando uma nova entrada. Eu fucei em tudo quanto é lugar e não achei como destravar.

Agora a situação é grave. O lap só liga depois de muitas tentativas em tela preta. Na última, só sobreviveu o Windows Boot Manager. Refiz as duas entradas e voltou tudo. Mas ligar anda um parto. E os grub de uma distro não enxergam a outra - ou seja, o grub do Manjaro só enxerga a ele mesmo e ao Windows. O mesmo no Garuda: só ele e o Windows.

Tanto o @KairanD quanto o @RuKsu me recomendaram trocar a pilha da BIOS; moleza, abri, comprei uma por R$ 10 e feito. Não adiantou de nada. Alguma ideia do que seria? Tenho duas hipóteses:

1. BIOS corrompida: seria comprar outro chip com a BIOS já gravada e pedir a um técnico para soldar na placa mãe (já cotizei, custa uns R$ 25 + frete + mão-de-obra)

2. Placa-mãe morrendo: se for isso, talvez seja mais interessante comprar outro lap de segunda mão, mas ainda preciso cotizar os preços

Ayuda, pliz!

5 curtidas

E aí @Rodrigo_Chile tudo bem contigo?

Eu tenho um notebook do mesmo modelo e com idade similar, alguns anos atrás ele apresentou os mesmos sintomas, até que finalmente parou de vez.

No meu caso, foi verificado que a placa-mãe estava com defeito e foi necessário trocá-la.

Minha sugestão é enviar o equipamento o quanto antes para uma empresa de confiança, dependendo do problema, um reparo pode resolver antes do estrago ficar grande demais.

:vulcan_salute:

5 curtidas

Estou nisso - e pesquisando placas-mãe no Mercado Livre. Variam entre 600 e 1000 reais

1 curtida

Isso aconteceu com um note antigo aqui. Lenovo bem antigo de 2014/2015, e para mim quando eu refiz a bios funcionou e ta comigo até hoje rodando um Mintzão.

1 curtida

Trocou o chip da BIOS ou regravou?

1 curtida

Regravei,ai nunca mais deu esse problema.

A ferramenta para isso está cerca de 50 reais,so que dependendo do modelo você pode sofrer para achar a bios correta.

1 curtida

A ROM está no site da Dell:

https://www.dell.com/support/home/pt-br/drivers/driversdetails?driverid=jmhnv

2 curtidas

interessante a dell deixar facil a ROM, ralei muito para achar para a lenovo,até hoje a lenovo é chata para isso.

1 curtida

Outra informação que pode ser pertinente: o note não tem bateria, assim não posso usar hibernação, daí suspendia. Mas ele acabava desligando ocasionalmente. Mas não desliga sozinho - consegui dar boot nele agora e estou escrevendo este post do Manjaro (que não reconheceu o Garuda no boot, mais uma vez)

Sábado ele deve ir pro conserto…

1 curtida

Ok,boa sorte com o note… não sei de mais nada que fosse ajudar…

1 curtida

Eu penso que so for os circuitos lógicos do BIOS:

Idade: as químicas que mantém os dados 0 e 1 guardados nos transistores dos circuitos lógicos tem vida util, dizem que umas dezenas de anos se ela não é alterada. Os circuitos lógicos “permanentes” chamam o BIOS Default. Mas se eles não conseguem mais segurar dados então, xiii não tem como ligar o pc, eles são os responsáveis por iniciar a máquina. Regravando como o @Vnp disse, com Gravadores de EEPROM pode resolver, pois pode também ser por energia estática, que alterou a posição dos 0 e 1 dos circuitos lógicos “permanentes”. Por isso não é recomendado tocar com os dedos direto nas perninhas dos chips. Se bagunçar com os 0 e 1 da parte permanente, só gravador de EEPROM na causa. :rofl: As vezes flash também pode resolver.

Bateria do BIOS: Também entra a vida util dela mas desta vez ela serve para segurar os dados dos circuitos lógicos do BIOS que temos a permissão de alterar. Mas se da pani ae, então o BIOS default entra em ação. Por isso as entradas do Manjaro, Garuda, Windows podem ter sumido pois a bateria ficou fraca, não segurou os dados, os circuitos lógicos não conseguiram seguir e chamaram o Default.

Não sou um engenheiro eletrônico :joy: :sweat_smile:, mas acredito que estas podem ser as causas malucas deste problema que varios já passaram.
Em resumo, descarga eletro estática e vida util podem estar sendo os vilões ae. Relembrando evitem tocar os terminais com os dedos sem antes certificar que estão bem isolados. A primeira impressão, “Isso nunca vai acontecer…” mas quando acontecer… :no_mouth:

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

Geralmente a DELL fornece um formato em .RCV (formato de recuperação da BIOS), só não sei exatamente se seria a mesma forma que atualizar (botar num pendrive fat32 e abrir o BIOS Update no menu de boot).

Eles tem um artigo ensinando a recuperar (tem vídeos em inglês):
https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-br/000132453/how-to-recover-the-bios-on-a-dell-computer-or-tablet

2 curtidas

se vc tirar os hds a situação fica igual?

1 curtida

Sim, mesma coisa. Se tirar tbm as memórias, ele apita 2x, normal. Se fosse vídeo, creio que apitaria (mas não tenho certeza, o vídeo é onboard)

1 curtida

Você pode também tentar resetar a BIOS para “BIOS Defaults” ou “BIOS Factory”. Porém, a NVRAM vai sair vazia (entradas de boot sumirão) e configurações como o PTT/TPM (Windows 11 que o diga) e Secure Boot serão (provavelmente) desativados/ativados; só reconfigurar dnv :wink:

Um dos problemas começou justamente nisso: eu tive, em algum dado momento, que resetar para default e nisso as distros não tiveram mais acesso à UEFI, sendo necessário recriar as entradas manualmente via BIOS/Firmware. Isso me faz ter a desconfiança que tem algo errado, já que ela pode se proteger impedindo gravação…

PS: acho que pode ser mais sério que apenas BIOS. Agora a tela começou a dar umas piscadas… capaz de ser a placa mãe indo inteira pro saco (mas só a tela do lap, o monitor externo HDMI continua firme)

1 curtida

isso, e tenta dar boot, sem os hds, com um pendrive linux live

2 curtidas

Eu tentei isso… a questão é que na maioria das vezes nem chega a eu poder escolher o pendrive como opção de boot, já que nem tela de BIOS aparece em 90% das vezes em que ligo

1 curtida

Putz… Minha mãe tem este mesmo note desde 2012/13 +/- e até hoje tá funfando (capenga e cheio de bad blocks, mas funfando)
Sobre a tela, pode ser a BIOS tbm que tá reconhecendo bem mal a entrada flat ou um dano físico no cabo flat…

Tente restaurar a bios; caso não funcione, aí pode ter ido pro saco msm :confused:

2 curtidas

Cabo flat é novo, foi trocado tem 2 meses

2 curtidas