Bom, gente, faz tempo que não abro um tópico, mas eu já consultei alguns amigos (daqui, o @KairanD e o @RuKsu) e me parece que a situação é preocupante…
Faz umas semanas que o meu lap guerreiro, um Dell Inspiron com um i3 de 3ª geração, 8 GB de RAM DDR3, ssd de 240 e hdd de 500 (fabricado em 2014) andava chato pra ligar. Ocasionalmente, ao invés de aparecer a logo da Dell e a indicação de teclas de BIOS e bootloader (f2 e f10), ficava em tela preta, mas com os leds indicadores de energia e hd piscando. O jeito era desligar na marra e religar que logo voltava.
Mas de uns 3 dias pra cá a situação se agravou em muito. Começou com o grub do Garuda (que eu deixo como principal, por ser btrfs) “sumindo” com a entrada do Manjaro. Fui verificar na bios após um sudo update-grub e olha só: a entrada do Manjaro tinha sumido. Um detalhe é que faz uns meses a BIOS se trancou, sendo impossível recuperar o grub segundo os tutoriais mais comuns. O jeito era recolocar a entrada do Manjaro direto pela BIOS, criando uma nova entrada. Eu fucei em tudo quanto é lugar e não achei como destravar.
Agora a situação é grave. O lap só liga depois de muitas tentativas em tela preta. Na última, só sobreviveu o Windows Boot Manager. Refiz as duas entradas e voltou tudo. Mas ligar anda um parto. E os grub de uma distro não enxergam a outra - ou seja, o grub do Manjaro só enxerga a ele mesmo e ao Windows. O mesmo no Garuda: só ele e o Windows.
Tanto o @KairanD quanto o @RuKsu me recomendaram trocar a pilha da BIOS; moleza, abri, comprei uma por R$ 10 e feito. Não adiantou de nada. Alguma ideia do que seria? Tenho duas hipóteses:
BIOS corrompida: seria comprar outro chip com a BIOS já gravada e pedir a um técnico para soldar na placa mãe (já cotizei, custa uns R$ 25 + frete + mão-de-obra)
Placa-mãe morrendo: se for isso, talvez seja mais interessante comprar outro lap de segunda mão, mas ainda preciso cotizar os preços
Eu tenho um notebook do mesmo modelo e com idade similar, alguns anos atrás ele apresentou os mesmos sintomas, até que finalmente parou de vez.
No meu caso, foi verificado que a placa-mãe estava com defeito e foi necessário trocá-la.
Minha sugestão é enviar o equipamento o quanto antes para uma empresa de confiança, dependendo do problema, um reparo pode resolver antes do estrago ficar grande demais.
Isso aconteceu com um note antigo aqui. Lenovo bem antigo de 2014/2015, e para mim quando eu refiz a bios funcionou e ta comigo até hoje rodando um Mintzão.
Outra informação que pode ser pertinente: o note não tem bateria, assim não posso usar hibernação, daí suspendia. Mas ele acabava desligando ocasionalmente. Mas não desliga sozinho - consegui dar boot nele agora e estou escrevendo este post do Manjaro (que não reconheceu o Garuda no boot, mais uma vez)
Idade: as químicas que mantém os dados 0 e 1 guardados nos transistores dos circuitos lógicos tem vida util, dizem que umas dezenas de anos se ela não é alterada. Os circuitos lógicos “permanentes” chamam o BIOS Default. Mas se eles não conseguem mais segurar dados então, xiii não tem como ligar o pc, eles são os responsáveis por iniciar a máquina. Regravando como o @Vnp disse, com Gravadores de EEPROM pode resolver, pois pode também ser por energia estática, que alterou a posição dos 0 e 1 dos circuitos lógicos “permanentes”. Por isso não é recomendado tocar com os dedos direto nas perninhas dos chips. Se bagunçar com os 0 e 1 da parte permanente, só gravador de EEPROM na causa. As vezes flash também pode resolver.
Bateria do BIOS: Também entra a vida util dela mas desta vez ela serve para segurar os dados dos circuitos lógicos do BIOS que temos a permissão de alterar. Mas se da pani ae, então o BIOS default entra em ação. Por isso as entradas do Manjaro, Garuda, Windows podem ter sumido pois a bateria ficou fraca, não segurou os dados, os circuitos lógicos não conseguiram seguir e chamaram o Default.
Não sou um engenheiro eletrônico , mas acredito que estas podem ser as causas malucas deste problema que varios já passaram.
Em resumo, descarga eletro estática e vida util podem estar sendo os vilões ae. Relembrando evitem tocar os terminais com os dedos sem antes certificar que estão bem isolados. A primeira impressão, “Isso nunca vai acontecer…” mas quando acontecer…
Geralmente a DELL fornece um formato em .RCV (formato de recuperação da BIOS), só não sei exatamente se seria a mesma forma que atualizar (botar num pendrive fat32 e abrir o BIOS Update no menu de boot).
Você pode também tentar resetar a BIOS para “BIOS Defaults” ou “BIOS Factory”. Porém, a NVRAM vai sair vazia (entradas de boot sumirão) e configurações como o PTT/TPM (Windows 11 que o diga) e Secure Boot serão (provavelmente) desativados/ativados; só reconfigurar dnv
Um dos problemas começou justamente nisso: eu tive, em algum dado momento, que resetar para default e nisso as distros não tiveram mais acesso à UEFI, sendo necessário recriar as entradas manualmente via BIOS/Firmware. Isso me faz ter a desconfiança que tem algo errado, já que ela pode se proteger impedindo gravação…
PS: acho que pode ser mais sério que apenas BIOS. Agora a tela começou a dar umas piscadas… capaz de ser a placa mãe indo inteira pro saco (mas só a tela do lap, o monitor externo HDMI continua firme)
Eu tentei isso… a questão é que na maioria das vezes nem chega a eu poder escolher o pendrive como opção de boot, já que nem tela de BIOS aparece em 90% das vezes em que ligo
Putz… Minha mãe tem este mesmo note desde 2012/13 +/- e até hoje tá funfando (capenga e cheio de bad blocks, mas funfando)
Sobre a tela, pode ser a BIOS tbm que tá reconhecendo bem mal a entrada flat ou um dano físico no cabo flat…
Tente restaurar a bios; caso não funcione, aí pode ter ido pro saco msm