DELL com Ubuntu de fábrica, já usou?

Boa noite pessoal, gostaria de saber a experiência de vocês com Ubuntu fornecido pela DELL, recentemente comprei um DELL G3-3590 e minha primeira experiência não foi muito boa.

Quem acompanha o Youtube do DIO já viu ele reclamar de vários sistemas que não fazem boa escolha de softwares, a DELL manda seu sistema bem enxuto (ponto positivo), só não entendi porque mandam com Chromium e Google Chrome instalado o mesmo software duplicado.

O sistema vem “CRU” assim com o original, pouquíssimo polimento, pra falar a verdade só os drivers e um app da DELL. Minha primeira impressão foi que pegaram o ubuntu enfiaram aí e pronto. A primeira execução tinha muito software para atualizar, teve vários erros de chaves de autentição, tive que desativar uma central da DELL pois não funcionava (era um bug temporário, 3 semanas depois resetei e já funcionou, só a chave do Google Chrome tive que instalar).

Não gosto dos sistemas de fábrica que vem cheios de softwares e complementos que só pesam, mas no caso do linux poderiam ter um cuidado de melhorar a interface um pouco, organizar os atalhos que ficam na barra de aplicativos, colocar um Wallpaper da DELL.

Por fim surgiu um problema no audio (parou de funcionar) que inicialmente não consegui identificar, ao resetar para o padrão de fábrica funcionou, porém ao atualizar e reiniciar (sem instalar nada, só atualizar) parou de funcionar o som. Agora quando liga aparece a janela de Report com o erro "Crash: software-properties-gtk crashed with KeyError in getitem(): “The chache has no package named ‘oem-fix-audio-intel-dmic’” acredito estar relacionado.

Na minha opinião falta muito para que o sistema fique no nível “usuário básico”, coisas simples como ser vendido com software atualizado por exemplo, até a bios tinha atualização para ser feita, não custava dedicar um pouco para melhorar o ecosistema.

Comentem o que acham e se tiverem uma ideia de solução para o erro acima me avisem por favor.

Farei um print do sistema antes e depois de personalizado para dar ideia de melhorias.

1 curtida

Comprei um notebook da Dell que vinha com o Ubuntu 16.04. Veio com um bug que impossibilitava a conexão com Wi-Fi, sorte minha que eu tinha um cabo de rede largado aqui em casa e consegui atualizar o sistema, o que acabou consertando o problema.
O problema foi o tanto de gente reclamando nas avaliações do site que o notebook veio sem poder conectar na internet e tiveram que pagar alguém pra formatar e instalar o Windows. Dell e Canonical fizeram um belo desserviço com esse modelo.

1 curtida

Cansei de tentar resolver os problemas, instalei o Mint Cinnamon e está tudo funcionando bem até o momento. Incrível como vem de fábrica com problemas.

kkkkk eu também fiquei só algumas horas mexendo nele, já que nunca tinha tido muito contato com o Unity e queria saber como era o Gnome (atualizei do 16.04 ao 18.04 ou 18.10, não lembro direito ). Depois cansei e instalei o Manjaro.

Outra coisa que me incomodou foi que deixaram 1TB pra /. Podiam ter separado a /home ou então deixado uns 500GB pra uma partição de dados. Aí formatei e deixei do meu jeito.

1 curtida

Eu durei mais tempo, mais ou menos uns 15 dias. Formatei e instalei o mint cinnamon. Não me agradei em nada o geito que a Dell deixa as partições, sem uma home separada num hd de 1tb. Futuramente, vou substituir o hd por um ssd e instalar o arch, só coloquei o mint para ver como ele está. Usei ele por um bom tempo antes de migrar para o arch.

1 curtida

O meu notebook veio com o Ubuntu 14.04 ou o 16.04 LTS, nao lembro, foi a pior sensação de ver um produto Dell com tamanha falta de acabamento. Mas isso vem mudando, depois da pressão da comunidade e dos parceiros comerciais q utilizam, a Dell começou a distribuir com o Ubuntu 18.04 LTS mais atualizado e parece q todos esses problemas “foram resolvidos”.

Fiz um post novo mostrando a conversa que tive com o suporte, depois olha lá e reponsde o que acha.

https://plus.diolinux.com.br/t/pense-2-vezes-antes-de-comprar-dell-com-linux/16236

Por estar sendo tratado por um outro tópico, esse esta sendo fechado para não gerar respostas duplicadas.

1 curtida