Pense 2 vezes antes de comprar DELL com Linux

Recentemente postei aqui sobre o Linux Ubuntu que vinha com os notebooks DELL. Os que responderam diziam não gostar, e algumas pessoas relataram problemas.

Desculpe se é um pouco chato este tema, mas gostaria de um local para desabafar a raiva :rage:.

Entrei em contato com o suporte pois uma atualização no driver de som fez com que o mesmo parasse de funcionar, veja o diálogo final que tive com a empresa (Obs.: dados sensiveis ocultados):

Luiz A (3/30/2020, 9:49:51 AM): Olá, obrigado por contatar o suporte técnico Dell. Meu nome é Luiz. Por favor, informe o nome do titular da compra 2 Telefones com DDD. Está com o equipamento em mãos?
Danilo (3/30/2020, 9:50:19 AM): Danilo…
Danilo (3/30/2020, 9:50:25 AM): Sim, em mãos
Danilo (3/30/2020, 9:50:54 AM): Bom dia, gostaria de saber como solicito a devolução do equipamento?
Luiz A (3/30/2020, 9:50:57 AM): A etiqueta de serviço que deseja atendimento é [TAG]?
Danilo (3/30/2020, 9:51:12 AM): Não, é: [TAG]
Luiz A (3/30/2020, 9:51:58 AM): O equipamento da tag [TAG] chego a menos de 7 dias ?
Danilo (3/30/2020, 9:52:07 AM): Não
Luiz A (3/30/2020, 9:53:03 AM): Qual seria o motivo da devolução do equipamento ?
Danilo (3/30/2020, 9:53:36 AM): Deixe te explicar, foi liberada uma atualização de dricer na central: dell.archive.canonical.com que compromete o sistema de som, ao tentar contato com suporte o mesmo disse que não faz este suporte.
Danilo (3/30/2020, 9:53:54 AM): Completou ainda dizendo que preciso pagar pelo suporte especializado
Luiz A (3/30/2020, 9:54:54 AM): Quando você atualiza o equipamento para de funcionar o som e isso?
Danilo (3/30/2020, 9:55:02 AM): Sim
Danilo (3/30/2020, 9:55:34 AM): Já restaurei 3 vezes o software de fábrica para descobrir que o problema é este driver.
Danilo (3/30/2020, 9:55:44 AM): No caso o notebook veio com Linux Ubuntu
Luiz A (3/30/2020, 9:56:33 AM): Vou verificar algumas informações a respeito disso so um momento
Danilo (3/30/2020, 9:56:44 AM): Ok
Luiz A (3/30/2020, 10:02:31 AM): Só mais um momento por gentileza
Danilo (3/30/2020, 10:02:35 AM): Ok
Luiz A (3/30/2020, 10:07:30 AM): Senhor onde informaram que o serviço e pago?
Danilo (3/30/2020, 10:07:53 AM): No suporte avançado, liguei no 0-800 970- 3355
Luiz A (3/30/2020, 10:10:49 AM): Compreendo, que assim, as politicas descritas nos termos de garantia, o Linux e um software free e com isso ele não e atendido pelo suporte básico.
E a lei do consumidor, troca só dentro dos 7 primeiros dias que o equipamento chegou, apos isso não e possível seguir com a troca
Danilo (3/30/2020, 10:12:01 AM): Mas comprei o equipamento que não funciona, como fica? Instalado com SO de fábrica
Luiz A (3/30/2020, 10:15:37 AM): Conforme informado acima o linux e uma plataforma gratuita e ele não e atendido pelo suporte básico. o Suporte avançado pode analisar o sistema e configura lo para que funcione de forma adequada
Danilo (3/30/2020, 10:15:40 AM): Quem é que mantem os drivers de: Index of /updates?
Danilo (3/30/2020, 10:16:23 AM): O suporte avançado não quer resolver, faço o que, sento choro?
Luiz A (3/30/2020, 10:20:19 AM): Eu verifique que o senhor entro em contato em atendimento no mesmo problema no equipamento [TAG], em registro diz que o analista do suporte avançado oferto serviço de acompanhamento de instalação do software e atualização de todos os componente o foi recusado pelo senhor no
Danilo (3/30/2020, 10:21:15 AM): Claro que recusei, queria me cobrar.
Danilo (3/30/2020, 10:21:52 AM): É fácil ganhar dinheiro assim, libera atualização com problemas para vender o suporte, foi isto que entendia.
Danilo (3/30/2020, 10:23:02 AM): *entendi
Luiz A (3/30/2020, 10:23:39 AM): Esse sao os procedimentos.
Danilo (3/30/2020, 10:24:40 AM): Certo. Vou validar as informações com um advogado. Obrigado

3 curtidas

Claro que isso tudo é absurdo e merece uma ação jurídica, sem dúvida.
Mas, para não ficar com seu notebook parado ou sem som, instala uma versão mais recente do Ubuntu ou mesmo outra distro prá ver se funciona bem.
Mesmo que funcione, não desista do processo jurídico. No Brasil isso é um calvário, mas as empresas (principalmente as grandes) sabem disso e se aproveitam disso.
Trabalho num canal Dell e recomendo Dell a todo mundo. De todos que já usei é. pelo menos para mim, a melhor opção. Mas esse tipo de coisa é inaceitável.

3 curtidas

Não entendi o que é?

Lamentável, pretendo comprar um Dell G3 assim que levantar algum dinheiro e por conta da diferença em preço eu quero pegar justamente a versão com o Ubuntu. Bom saber desses problemas antes de comprar.

Considerando a sugestão do @lfmoreno, como fica o posicionamento da Dell acerca da instalação de outros SO? Dá pra pegar com Ububtu de fábrica e trocar a distro ou até mesmo instalar o Windows sem ter dor de cabeça com suporte depois?

2 curtidas

Por incrível que pareça eu ja tive mais problemas com a DELL do que a CCE, o modelo que tinha da DELL tem a famosa chapinha que desprende e dá curto nos componentes e sem falar que ele esquenta muito por conta do projeto mal feito, vou nem falar dos drivers. Já o meu da CCE só deu problema depois de 5 anos e foi só uma fan que parou de funcionar e to com preguiça de trocar.

3 curtidas

“Quem é que mantem os drivers de: Index of /updates

Ou altera o source.list colocando os repositórios padrão ou instale uma outra versão do Ubuntu direto do site da Canonical. Já tive problemas com notes DELL que veio com Ubuntu, o touchpad parou de funcionar apos uma atualização.

1 curtida

O suporte (garantia) extendida ou não são obrigados a dar. Caso o equipamento tenha um problema de hardware (eu entendo software também) eles devem dar garantia. A vantagem da DELL é o suporte a domicílio (vão no seu local fazer o reparo da garantia). Instalei o Linux Mint, tá mais rápido que o Ubuntu original. Talvez quando sair o 20.04 eu migre. Instalar o Windows não é problema, já que o suporte é completo (todos os drivers no site e funcionando :joy:).

A parte de software é mais complexa, visto que é realizado por terceiros, mas no meu entendimento o software tem que ser compatível, para isto existem os drivers, tornar o SO compatível com o hardware. no entando não funciona a garantia da DELL no caso do Linux.

3 curtidas

Entendo, perguntei para DELL pois queria saber se são eles que mantém ou se é a Canonical que atualiza estes repositórios, mas provavelmente deve se a DELL que mantem o repositório.

Instalei o Mint 19.3 para testar e funciona, porém o microfone do sistema não. No entando configurei este PPA para instalar o driver aí que descobri o problema, pois depois de instalar o som parou de funcionar assim como no Ubuntu. O negócio é não atualizar o Driver pois ele está com problemas já que a versão que vem com o notebook está tudo funcionando.

2 curtidas

Pior que agora tem note dell vindo com um cooler porcaria que simplesmente trava em pouco tempo de uso.

2 curtidas

Sempre gostei de DELL, meu notebook até hoje era o XPS L502x com i7 e tela fullhd, som JBL sem comparação, porém 5 anos depois já era o som e no Brasil não tem peças e lá fora é muito caro.

1 curtida

Quando ele chegou deu umas 2 travadas monstras que não mudava nem o led do capslook. Mas depois de atualizar melhorou. Acho que erra algum software bugado, pois o 18.04 tinha ums problemas no início. Na semana passada é que bugou o audio, então acho que é atualização liberada recentemente.

1 curtida

Pois é, se a própria Dell que mantêm o repositório então não deveria cobrar ou ter algum custo adicional para suporte, se uma atualização deu errado foi com software deles e esse tipo de problema e mais comum do que se imagina.

O certo seria a Dell manter os repositórios padrão do Ubuntu.

1 curtida

Isso ou dar um suporte digno ou corrigir rápido

1 curtida

Pior que eu concordo com a Dell. O computador é vendido com o sistema instalado mas não há suporte para o sistema operacional em si. Entendo os repositórios deles como um bônus. O produto não apresenta defeito de hardware, então não se justifica devolução ou assistência técnica.

No Linux, o usuário é seu próprio suporte. Se quiser suporte especializado precisa pagar, e é assim que as empresas como Red Hat ganham dinheiro.

Se você for usuário avançado, pode tentar consertar ou manter algum pacote na versão antiga. Se não for tão avançado, pode tentar instalar outras distribuições para ver se alguma funciona bem com as opções padrão.

2 curtidas

Quando meu meu G3 chegou ele travava completamente depois de alguns minutos ligado com o driver da Nvidia, tive que instalar o 19.10 pra resolver.

1 curtida

Não é, o SO é a camada que abstrai o hardware, mas para isto precisa dos drivers que fazem a comunicação SO e HW, as empresas que desenvolvem os equipamentos precisam criar estes drivers, imagina a Microsoft criando driver de tudo que é equipamento, infinidade webcams, impressoras, placas de vídeo.

O que o mercado faz é a padronização para que o SO consiga ter um driver mais abstrado.

No caso do Windows as empresas criam o driver e disponibilizam. Antigamente tinha driver até de monitor, hoje isto é genérico para todos devido a padronização.

No caso do Linux eles conseguem implementar bem todos estes recursos, mas ainda sim depende da empresa que criou o recurso liberar o driver que funcione em determinada plataforma. Assim como nas caixas dos diversos produtos vem escrito “Compatível com: Win XP, 7 8, 8.1, 10”, isto é, garantem que testaram o produto e criaram todas as condições para funcionar nestes equipamentos, as vezes tem atulização de driver para corrigir eventuais problemas, mas ainda sim precisa da empresa que criou o dispositivo tratar de torná-lo compátivel com SO ou equipamento ao qual foi feito.

1 curtida

O que é mais absurdo nessa história é que já instalei Linux em diversos computadores, todos sem suporte de fabrica a Linux, e funcionou perfeitamente. Já cheguei a usar Linux num Surface Pro da Microsoft e funcionou. Mas ai, como é que um computador que vem com Ubuntu de fabrica pode dar esses defeitos, é inadmissível.

1 curtida

É porque a DELL usa alguns hardwares que são incompatíveis ainda, dependendem de alguém ir lá e fazer o Driver correto.

1 curtida

Vale lembrar que isso não ocorre só com Linux, Windows também… depende do atendente

1 curtida

No site deles, na hora da venda, é bem específico quanto ao suporte básico ser apenas de hardware. O driver, embora toda explicação que você fez, continua sendo software.

Não sou advogado, mas minha opinião sobre uma ação contra a Dell é que será infrutífera. O argumento deles é simples e fácil de entender, você tinha opção de ter o suporte esperado mas não optou na compra. Seu argumento envolve mais dificuldade de compreensão, além de envolver um terceiro elemento (o fabricante do hardware em si, que não acredito ser a dell), complicando a cabeça de um possível juiz de pequenas causas que venha a ver o seu processo. Se fosse com o Windows eles iriam te empurrar pro suporte do Windows.

1 curtida