Recentemente postei aqui sobre o Linux Ubuntu que vinha com os notebooks DELL. Os que responderam diziam não gostar, e algumas pessoas relataram problemas.
Desculpe se é um pouco chato este tema, mas gostaria de um local para desabafar a raiva .
Entrei em contato com o suporte pois uma atualização no driver de som fez com que o mesmo parasse de funcionar, veja o diálogo final que tive com a empresa (Obs.: dados sensiveis ocultados):
Luiz A (3/30/2020, 9:49:51 AM): Olá, obrigado por contatar o suporte técnico Dell. Meu nome é Luiz. Por favor, informe o nome do titular da compra 2 Telefones com DDD. Está com o equipamento em mãos?
Danilo (3/30/2020, 9:50:19 AM): Danilo…
Danilo (3/30/2020, 9:50:25 AM): Sim, em mãos
Danilo (3/30/2020, 9:50:54 AM): Bom dia, gostaria de saber como solicito a devolução do equipamento?
Luiz A (3/30/2020, 9:50:57 AM): A etiqueta de serviço que deseja atendimento é [TAG]?
Danilo (3/30/2020, 9:51:12 AM): Não, é: [TAG]
Luiz A (3/30/2020, 9:51:58 AM): O equipamento da tag [TAG] chego a menos de 7 dias ?
Danilo (3/30/2020, 9:52:07 AM): Não
Luiz A (3/30/2020, 9:53:03 AM): Qual seria o motivo da devolução do equipamento ?
Danilo (3/30/2020, 9:53:36 AM): Deixe te explicar, foi liberada uma atualização de dricer na central: dell.archive.canonical.com que compromete o sistema de som, ao tentar contato com suporte o mesmo disse que não faz este suporte.
Danilo (3/30/2020, 9:53:54 AM): Completou ainda dizendo que preciso pagar pelo suporte especializado
Luiz A (3/30/2020, 9:54:54 AM): Quando você atualiza o equipamento para de funcionar o som e isso?
Danilo (3/30/2020, 9:55:02 AM): Sim
Danilo (3/30/2020, 9:55:34 AM): Já restaurei 3 vezes o software de fábrica para descobrir que o problema é este driver.
Danilo (3/30/2020, 9:55:44 AM): No caso o notebook veio com Linux Ubuntu
Luiz A (3/30/2020, 9:56:33 AM): Vou verificar algumas informações a respeito disso so um momento
Danilo (3/30/2020, 9:56:44 AM): Ok
Luiz A (3/30/2020, 10:02:31 AM): Só mais um momento por gentileza
Danilo (3/30/2020, 10:02:35 AM): Ok
Luiz A (3/30/2020, 10:07:30 AM): Senhor onde informaram que o serviço e pago?
Danilo (3/30/2020, 10:07:53 AM): No suporte avançado, liguei no 0-800 970- 3355
Luiz A (3/30/2020, 10:10:49 AM): Compreendo, que assim, as politicas descritas nos termos de garantia, o Linux e um software free e com isso ele não e atendido pelo suporte básico.
E a lei do consumidor, troca só dentro dos 7 primeiros dias que o equipamento chegou, apos isso não e possível seguir com a troca
Danilo (3/30/2020, 10:12:01 AM): Mas comprei o equipamento que não funciona, como fica? Instalado com SO de fábrica
Luiz A (3/30/2020, 10:15:37 AM): Conforme informado acima o linux e uma plataforma gratuita e ele não e atendido pelo suporte básico. o Suporte avançado pode analisar o sistema e configura lo para que funcione de forma adequada
Danilo (3/30/2020, 10:15:40 AM): Quem é que mantem os drivers de: Index of /updates?
Danilo (3/30/2020, 10:16:23 AM): O suporte avançado não quer resolver, faço o que, sento choro?
Luiz A (3/30/2020, 10:20:19 AM): Eu verifique que o senhor entro em contato em atendimento no mesmo problema no equipamento [TAG], em registro diz que o analista do suporte avançado oferto serviço de acompanhamento de instalação do software e atualização de todos os componente o foi recusado pelo senhor no
Danilo (3/30/2020, 10:21:15 AM): Claro que recusei, queria me cobrar.
Danilo (3/30/2020, 10:21:52 AM): É fácil ganhar dinheiro assim, libera atualização com problemas para vender o suporte, foi isto que entendia.
Danilo (3/30/2020, 10:23:02 AM): *entendi
Luiz A (3/30/2020, 10:23:39 AM): Esse sao os procedimentos.
Danilo (3/30/2020, 10:24:40 AM): Certo. Vou validar as informações com um advogado. Obrigado