Deepin 20 chegando!

:laughing:

9 curtidas

Conte-nos o resultado se possível e nos deixe algumas dicas, principalmente com os repositórios oficiais caso precise alterá-los.

4 curtidas

Se minha net ajudar vou testar hehe; gosto do Deepin, mas nunca mais utilizei aqui. Testei o UbuntuDDE que tem tudo pra se tornar maior que a distro “mãe” Deepin, mas fico na torcida para o Deepin crescer independente de sua origem chinesa. Atualmente todos os projetos que acompanho usam Qt hehe; DDE, LXQt, UKUI e lógico meu Plasma5 (KDE). O lado Qt da força tá bem servido!

4 curtidas

Alguém faça um vídeo testando-o por gentileza.

4 curtidas

Testei aqui numa maquina virtual. A única diferença grande que notei foi a mudança do menu de opções.

4 curtidas


Testei numa máquina virtual fraquinha, visualmente tá muito bonito (como sempre hehe); e apesar de não curtir muito dock, achei que a disposição atual fica elegante, e funcional. Menu tradicional no canto mesmo, os apps ao centro, configurações de rede e bateria, junto de calendário no outro canto. Gostei. E o painel de controles ficou mais simples, tal como vejo a tendência de todos *exceto no KDE kkkk.

9 curtidas

A tendência tem sido esta, simplificar ao máximo as configurações, painéis de controle cada vez mais simples e práticos. Acima o do Deepin 20 e abaixo do Ubuntu Kylin 20.04 (UKUI 3.0) que parece muito com o do Windows.

7 curtidas

Curioso é que apesar do visual o Deepin é sempre leve para o nível de seus efeitos.

3 curtidas

Vão me chamar de KDE Lover mas desde que o Deepin veio pro lado Qt da força e mais agora, com o Kwin; só teve melhorias.

5 curtidas

Verdade @Tosca16, o painel de configurações do sistema do plasma é de longe o mais completo/complexo/confuso :rofl::joy::rofl:, mas na versão 5.17 e 5.18, recebeu pequena melhorias (muito pontual e superficial), deixando-o mais organizado e coerente. O DDE usa muito pouco do que o Kwin tem a oferecer, na minha opinião o melhor WM. :heart_eyes:

3 curtidas

Eu sou user KDE, não troco minha interface por nada hehe; mas tenho que concordar que o centro de configurações do Plasma ainda tem muitas opções e menus, fora isso, apenas o Discover, me decepciona, sendo nem de perto uma central de apps bonita e intuitiva. Uso o Manjaro porque o Neon nunca rodou bem na minha máquina, e pela preferência minha por rolling release.

3 curtidas

Ola a todos ! Quando a recém lançada distro UbuntuDDE, no momento ainda em estágio Beta, virar flavor oficial do Ubuntu e adotar este DE do Deepin V20, vai ser matadora ! Por enquanto, não vou de Deepin V20, fico no Ubuntu 20.04. :joy:

1 curtida

Se notei bem, parece que o LibreOffice substitui o WPS Office com padrão (pré-instalado).

2 curtidas

Para esta nova versão do deepin v20 é preciso alterar o espelho? Alguém saberia me dizer qual é?

Para sudo apt update aparece a seguinte mensagem:

E: Release file for https://community-packages.deepin.com/deepin/dists/apricot/InRelease is not valid yet (invalid for another 8h 26min 44s). Updates for this repository will not be applied.
E: Release file for https://cdn-package-store6.deepin.com/appstore/dists/eagle/InRelease is not valid yet (invalid for another 1h 8min 21s). Updates for this repository will not be applied.

Traduzido:

E: O arquivo de liberação para https://community-packages.deepin.com/deepin/dists/apricot/InRelease ainda não é válido (inválido por mais 8h 26min 44s). As atualizações para este repositório não serão aplicadas.
E: O arquivo de liberação para https://cdn-package-store6.deepin.com/appstore/dists/eagle/InRelease ainda não é válido (inválido por mais 1h 8min 21s). As atualizações para este repositório não serão aplicadas.

1 curtida

Sim, o Discover é outro que tem recebido melhorias nas ultimas versões do Plasma, mas está longe do ideal, não tem a mesma qualidade e estabilidade dos demais softwares do ecossistema KDE. :pensive:

3 curtidas

Engraçado, o que eu já vi de críticas ao GNOME por causa disso… :eyes:
Parece que o jogo virou :laughing:

4 curtidas

O problema do Gnome ao meu ver era não o simples fato de simplificar as coisas, mas a limitação por padrão em configurar coisas simples, e a não inclusão por padrão de ferramentas que todo mundo praticamente fazia o uso. Já no KDE, que utilizo, reclama-se da poluição visual com muitos menus, opções já a mostra; particularmente prefiro o pecado pelo excesso que pela omissão, mas entendo que pra quem não está habituado perde-se sim, nas inúmeras configurações do sistema.

3 curtidas

Tentei utilizar o Discover no Neon, pra vê se por lá era utilizável; já foi pior, mas mesmo hoje, é um dos apps mais lentos, bugados e esteticamente feios, de todo ecossistema Plasma (KDE). No Manjaro vira e mexe tento instalar pra dá uma olhada, mas agora com o novo Pamac (que fui relutante mas voto vencido, já que gostava do Octopi; e mais agora com o Bauh para gerenciar appimage, flatpak, aur e snap, nem sinto falta do discorver kkk).

3 curtidas

Fiquei usando ontem, em um notebook mais antigo, funcionou muito bem com os efeitos de transparência desativado, ativo apresentou lentidão (devido a limitação desse note mesmo).

Tentei instalar todos os aplicativos que uso em produção e não tive grandes problemas, encontrei mensagem de pacote quebrado ao tentar instalar o Chrome, mas foi facilmente contornado instalando o pacote pendente.

O pessoal do telegram reclama de lentidão no servidor de atualizações, não achei lento para mim (não mudei, deixei o padrão mesmo).

Inicia com mais de 1gb de RAM, tanto com quanto sem transparência.

Esse note não tem placa hibrida para testar, mas ví que no grupo o pessoal conseguiu instalar o drive 440

Instalei o pacote de ícones papirus para fazer um teste (sudo apt install papirus-icon-theme) puxou uma versão bem antiga, acabei removendo, dei mole e removeu tudo… até a DDE*, ou seja, tive que reinstalar tudo.

No geral, por estar em beta, tem algumas coisas para lapidar, mas atendeu bem, nos testes que fiz.

O que mais me incomodou foi o visual mesmo, os cantos extremamente arredondados, mas isso é algo que a própria equipe admite que está exagerado e que contornarão. Achei o gerenciador de arquivos muito poluído também, parece que tentaram dar uma repaginada, mas pecaram no excesso.

Vou aguardar. O que me atraia no Deepin é o que me afasta dessa nova versão: o layout (senti falta do painel de controle característico também).

3 curtidas

Aconteceu o mesmo aqui, mas um “sudo apt install -f” resolveu.
Acho que esta versão foi focada em telas grandes. Tenho a sensação de que tá tudo muito grande, tomando boa parte da tela. Para mim, que tenho um notebook de 12" (1366x768), ficou tudo muito grande. Diminui as fontes para 11 e melhorou o conjunto.
Uma coisa que me incomodou muito foi o layout do file manager. Os ícones das pastas não diminuem muito e colocaram uma “moldura” ao redor das pastas, que não sei para que serve, além de ser de mal gosto.
Gostei do painel de controle. Não uso muito depois de configurado, então, tanto faz o layout dele.
Além do Chrome, não tive problemas com mas nenhum programa. Flatpak e Appimage (os formatos que uso) têm total compatibilidade.
Um “bug” que encontrei foi com relação a aplicativos Flatpaks que ficam na tray, como o Remmina e Alguns players da Nuvola. Eles estão duplicando os ícones na tray.
Outra coisa que me desagradou MUITO foi a retirada dos cantos ativos. Usava muito mesmo.

De resto, achei muito rápido, não travou ou congelou nenhuma vez, boot em pouco menos de 10 seg (ssd), base Debian 10 Buster e Kernel 5.3 bastante sólidos.
Enfim, ajeitando esses pequenos “poréns” no layout, acho que ficaria matador. Mas não sei se vão mexer nisso à essa altura.


3 curtidas