Na foto acima, o vifm (com preview com o icat), o vim com a config do i3 e o newsboat com o feed do diolinux. Abaixo o cmus com um script que exibi as músicas, e permite controla-lo via cmus-remote, direto da polybar.
Estou bastante tentado a migrar para o Sway, então, nesses últimos dias, estou me dedicando a escolher bons aplicativos de terminal.
O Cmus me conquistou logo de cara — achei muito bonito e tranquilo de usar. Já o gerenciador de arquivos foi um ponto de dúvida. Cheguei a testar o Superfile e achei visualmente ótimo, mas acabei achando meio complicado, com teclas demais para decorar.
Outro detalhe que eu estava considerando (e que talvez muita gente ache uma bobagem ) é o gerenciamento de lixeira. Não encontrei nada sobre isso na documentação do Superfile, nem em outros como o lf. Aí, olhando o seu post, pesquisei sobre o vifm e gostei bastante: a navegação é mais intuitiva, as teclas são fáceis de memorizar e, de bônus, ele ainda tem suporte à lixeira.
Para player de vídeo escolhi o mpv, e para leitura de PDF estou testando o Zathura, que também me pareceu excelente.
Sobre IDE, estava dando uma olhada no LazzyVim, mas confesso que acho difícil decorar tantas teclas e comandos. Estou procurando algum vídeo ou conteúdo que mostre o uso dele na prática, no desenvolvimento de um projeto real. A maioria dos vídeos que encontro fica só no básico — como instalar, configurar e usar os comandos principais (copiar, colar, sair, abrir painel lateral etc.).
No demais esses dias estava lendo um post do Fabio Akita aonde ele está bastante empolgado em usar o Omarchy 2.0, ele deu a dica desse link que tem uma listagem de aplicações TUIs bem interessantes:
Bom dia @tijolaum, eu uso Hyprland a um tempo já. Legal sobre o Cmus, mas eu vou te falar, pro meu uso eu prefico o Termusic, ele é bem legal de mecher. Sobre o Superfile e o nvim, cara, relaxa, quando eu comecei no nvim tbm, e mt chato se acostumar com as keybins, mas quando vc acostuma, não quer mais largar de jeito nenhum. Eu tive q voltar pro VSCodium por alguns motivos, e não aguentei, instalei plugin de vim mode nele. É mt rápido de se gerenciar. Sobre a lixeira no superfile, eu não gerencio nele, eu uso a trash-cli, é bem util. Sobre o Omarchy mano, se eu fosse vc, não iria não, eu sei que a tentação é grande, mas é meio estanho pra grande maioria das pessoas. Eu uso o Arch Hyprland, usando esses dotfiles GitHub - end-4/dots-hyprland: uhh questioning the meaning of dotfiles. To com o ranger (e o Dolphin de vez em quando) agr pq o Superfile não tem suporte as cores ANSI do terminal, e meu kitty usa as cores baseadas no wallpaper.
Usei um bom tempo o sway como wm principal, acho que fiquei uns 8 meses direto nele. Tá bem redondo já. Tem só que acostumar com as diferenças entre o x11 e o wayland. No mais, as configs são as mesmas co i3.
Gosto bastante do cmus, acho a simplicidade dele bem legal. Uso desde que migrei para window managers.
Eu curto bastante o vifm. Esse modo dois painéis dele me agrada bastante. No mais, os atalhos dele são os mesmos do vim, então se souber o básico do vim consegue se virar de boa nele. Já testei o ranger, lf e nnn e o vifm foi o que mais me agradou. Achei mais simples e intuitivo que os outros e esse modo de visualização de duas janelas ao mesmo tempo me agrada bastante. Porque é prático para copiar e mover arquivos e é útil para ver múltiplas pastas ao mesmo tempo.
Nunca usei o Omarchy, mas, pelo que sei, é uma distro feita por um dev famoso (do ruby on rails) que criou uma distro com as suas preferências em cima do hyprland. Confesso, já usei o hyprland por uns 4 meses, e ele não me interessou muito não. Achei mais beleza que utilidade. E aqueles efeitos me cansaram um pouco depois de um tempo.
kkkkk pior que depois que você se acostuma a usar mais o teclado, fica até difícil usar muito mouse. Hoje em dia, até no navegador eu uso atalhos de teclado, por habito mesmo. Alias, em todo canto eu fico procurando atalhos pra usar, cê vai ficando viciado nisso hahahah
Eu acho interessante esses teclados split, só não sei se conseguiria me adaptar a um.
Demora acostumar? Sim, demora. Mas sério mano, e tão eficiente, mas tão eficiente, Q da raiva de quando tem Q usar o mouse, quando eu vou codar e tranquilo, vom motions e a melhor coisa Q tem. Mas da uma raiva quando preciso usar o gimp, kkk
Achei ele bem leve, e gostei dele ser mínimo com apenas as funções básicas de um gerenciador. Mas e o que mais me conquistou foi que ele é muito fácil de expandir e com as configurações bem simples e muito fácil de entender.
Por fim de tando testar os gerenciadores, como vocês falaram anteriormente eu já estou me acostumando em decorar os atalhos.
Consegui integrar ele com o trash-cli, assim quando clico delete ele move os arquivos para a lixeira.
O lf é um bom gerenciador de arquivos, é mais simples do que o vifm ou o ranger (que ele se diz inspirado), mas é bem rápido e simples de usar. Cheguei a testar ele por um tempo.