Debian Desktop em 2021

olá, sou novo no fórum, e algo que a muito tempo me faz pensar é: “Ainda tem gente que usa o debian?”. Não me refiro ao uso em servidores, nesse ramo a distro não vem tendo muitos problemas, mas pelo que vi nesse fórum, o número de pessoas que usa esse sistema como daily driver, parece ter diminuido bastante. Porque?

1 curtida

O Debian pode não ser tão popular quanto o Ubuntu, mas eu acho que muita gente ainda usa ele. E muitas distribuições atuais, incluindo o Ubuntu usam ele como base. Temos que considerar também que às vezes a impressão que a gente tem não retrata a realidade. Sugiro dar uma olhada nesse vídeo que o Dio usa um método para fazer uma estimativa da popularidade das distros:

Eu estou usando o Debian 10 Buster com Gnome, adoro a simplicidade desse sistema.

3 curtidas

Um Debian Testing não deve em nada a um Ubuntu LTS por exemplo. Inclusive essa seria uma alternativa a quem não deseja ficar preso aos “pacotes antigos” da versão Stable.

2 curtidas

Muitos baixam a ISO nonfree e usam normalmente, me disseram que se eu pegar a ISO do testing tempos antes do lançamento e trocar o nome da versão por testing, vira praticamente um Rolling Release (nunca testei).

Tipo isso:

deb Index of /debian testing main contrib non-free
deb-src Index of /debian testing main contrib non-free

deb http://security.debian.org/ testing/updates main contrib non-free
deb-src http://security.debian.org/ testing/updates main contrib non-free

1 curtida

Estou usando no momento o Debian 10 Stable em 3 máquinas no momento e está atendendo bem.

Eu uso atualmente, passeí um tempo no Devuan (um fork do Debian só que sem systemd).

Um Stable pode virar um Testing alterando o source.list como você cita, mas só fora do período de congelamento (entre o lançamento das versões Stable).

PS: Pra quem não conhece, a ISO nonfree nada mais é do que uma ISO mantida pelo próprio Debian com os firmwares não livres.

2 curtidas

quem quiser usar repositórios contrib e non-free

pode fazer isso também:

Para acrescentar os repositórios contrib e non-free no Debian , você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;

Passo 2. Use o comando abaixo para adicionar os repositórios contrib e non-free;

sudo sed -i ‘s/main/main contrib non-free/’ /etc/apt/sources.list

Passo 3. Depois, atualize o gerenciador de pacotes com o comando;

sudo apt update

Passo 4. Use o comando abaixo para atualizar o sistema;

sudo apt upgrade

Passo 5. Finalmente, reinicie o sistema para efetivar qualquer mudança feita pela atualização;

sudo reboot

2 curtidas

A base de usuários que preferem Debian no desktop é bem grande. Infelizmente, a filosofia do projeto em relação ao conteúdo não livre acaba afetando a experiência de instalação em alguns hardwares, pela falta dos drivers proprietários na mídia “padrão”.

Eu neste momento, jogo, trabalho e edito vídeos no Debian SID. :wink:

:vulcan_salute:

8 curtidas

Como é a estabilidade do Debian Sid ? Sempre quis dar uma testada no debian, mas preciso de ambiente estável pra trabalhar. O Debian Stable tem pacotes muitos antigos, o Testing e o Sid ouço falar que são estáveis também, mas tenho medo de quebrar alguma aplicação que preciso.

O Sid é mais estável que qualquer versão do Windows, pra vc ter ideia.

2 curtidas

Uso Debian Buster com desktop Mate, consultar a Wiki do Debian para dúvidas sempre é interessante, o sistema todo é redondo, sem surpresas

2 curtidas

O Debian SID é tão estável quanto a média das rolling releases do mercado, quebrar ou não vai depender muito do que você instala na distro.
Em anos usando Debian, o sistema nunca “quebrou sozinho”, mas já quebrei ele fuçando onde não devia ou instalando pacotes externos sem tomar os devidos cuidados.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Não sou usuário de Rolling Release, mas se fosse tentar alguma o Sid definitivamente seria a minha opção. Vou deixar a indicação do canal Debian Brasil no YouTube, interessante para quem se interessa na distro.

3 curtidas

É que tenho um pouco de trauma com o Arch, adoro a distro, mas já tive problemas após atualizações em momentos que precisa muito do meu computador. Desde então só uso Ubuntu LTS ou Mint e nunca tive nenhum problemas.

Mas dei uma pesquisada e da pra ter uma versão mais recente do Firefox no Debian Stable os outros aplicativos já uso como flatpak ou snap então não faz diferença, acho que vou de Stable mesmo. Valeu!

1 curtida

Por acaso, é a distro que estou usando nas últimas 3 semanas, ou talvez mais.

No momento é a que consegui tornar mais produtiva, lado a lado com o MX Linux.

Geralmente e por causa do desinteresse do pessoal em ficar configurando detalhes demais kkkk
Como a distro e uma caixa de surpresas acaba afastando o pessoal por causa de diversos fatores… Incluindo desde o retrocesso gracas a filosofia ate o fato de ter um repositorio menor do que as distros que se baseiam no mesmo, sem falar que perder tempo tendo que ler um “manual”/wiki e dose

quem não quer usar o sid com medo de quebrar pode fazer isso aqui :point_down:

Linux dicas e suporte: Debian Bullseye (Testing híbrido).