Debian 11 (stable-non-free 11.2) na parte de Detectar Hardware de Rede aparece que está faltando firmware

Os arquivos de firmware que estão faltando: b43/ucode15.fw b43/ucode15.fw b43-open/ucode15.fw b43-open/ucode15.fw

Isso é num Intel Inspiron 1545, eu tinha instalado a versão padrão do Debian Stable mas aparecia a mesma coisa, e eu não tava conseguindo habilitar que programas non-free funcionassem (mesmo alterando o nano) pra que eu pudesse baixar o firmware que falta.

Alguma ideia de como resolver?

Olá @dedelinux tudo bem contigo?

Se você tem outra máquina funcionando, baixe a versão da ISO já com os drivers non-free inclusos, vai te polpar tempo de configuração depois.

https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/11.2.0-live+nonfree/

Se você não tem experiência com configuração do Debian, sugiro ler o excelente artigo do @KairanD sobre Debian Descomplicado.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Opa mano, tudo certo, e contigo?

Eu estou instalando a ISO que já vem com os drivers non-free, mas mesmo assim ainda aparece que faltam esses drivers, achei bem estranho não imaginei que teria problemas assim como tive quando instalei a versão “padrão” do stable.

Obrigado pelo artigo, vou dar uma lida nele :+1:

1 curtida

Esse modelo possui rede cabeada? Dado que você já está usando a mídia com os drivers “non-free” embutidos, não há necessidade de ativar nada na instalar posterior.

Apenas rodar uma atualização deveria ser o suficiente, você pode usar as dicas deste artigo sobre como levantar informações para identificar qual pacote você precisa instalar.

Fazendo uma pequena pesquisa no Google pelo nome dos pacotes, encontrei estas dicas em português. Teste e veja se resolve.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Rede-Wireless/Firmware-b43

:vulcan_salute:

Sempre instalei o Debian com a imagem deste link
Também tenho Dell e nunca tive problema com esta imagem. Ela detecta a placa Wi-Fi.

A instalação do Debian, mesmo a versão inclusa de drivers non free, sempre foi problemática na maioria das vezes na instalação via rede.

Pare de sofrer! Se vc quiser mesmo o Debian faça a instalação logo do live iso. Que essa vem completa. Até demais pro meu gosto!

a unica forma de resolver isso é fazendo thetering com seu celular, ou seja, conecte-o na sua rede doméstica, plugue-o na porta usb e escolha thetering. depois de instalado o debian, n se esqueça de instalar o firmware de sua placa. pode ser firmware-realtek, firmware-etc. mesmo as isos com pacotes non-free não detectam a placa, se o firmware não for free.

thetering

1 curtida

O pacote firmware-b43-installer e firmware-b43legacy-installer contem os drivers para placas da Broadcom, ele está incluso nos repositórios do Debian non-free e contrib, então e você tiver internet ou conseguir fazer thetering como mencionado por @acvsilva basta instalar um desses pacotes.

A melhor forma de ter certeza de q essa placa de rede funcionando é testar via live pendrive, usando a ISO non-free. Se detectar, instale essa ISO mesmo, caso não, terá q instalar manualmente.

Tenho um tablet/netbook (um daqueles aparelhos híbridos) Asus T100TAS. Já consegui ter instalações totalmente funcionais do Ubuntu, do Debian e do Manjaro nele, sendo que em todos os casos precisei fazer algum “tinkering”, pois o hardware é exótico e dá dor de cabeça, rs.

No caso do Debian, o primeiro problema foi o driver de wi-fi não detectado durante a instalação do sistema. O que fiz foi buscar o pacote .deb específico, que encontrei lendo isto: InstallingDebianOn/Asus/T100TA - Debian Wiki.

Para que o driver seja detectado e aplicado durante a instalação do sistema, não é necessário compartilhar a rede do celular ou qualquer coisa do tipo. Basta pegar outro pendrive, formatado em FAT32, e colocar o arquivo .deb ali. Quando iniciar com o pendrive de boot, ele vai detectar automaticamente o arquivo do segundo pendrive e instalar na fase de detecção de rede… Simples assim (às vezes precisa voltar e avançar novamente, porque pode levar um tempinho até ele reconhecer).

Você precisa saber qual é a placa de rede do seu notebook e, a partir disso, buscar o pacote .deb.

3 curtidas

Eu me surpreendi, pq eu usei primeiro o stable padrão e depois quando usei essa iso ainda não detectou :confused:

@dedelinux, tudo bem? Então, o Debian possui várias opções de download, sendo que a mais comum é a ISO netinstall. Eu recomendo você não usar essa ISO, mesmo que seja a non-free.

Recomendo você baixar a ISO completa para DVD. Na página de downloads aparece escrito “Imagem de instalação maior completa”.
É uma ISO com 4gb de tamanho, e inclui todos os pacotes, necessários para a instalação, incluindo os ambientes gráficos GNOME, KDE, XFCE, etc… O instalador é o mesmo da ISO netinstall. A diferença é que você não precisa de internet para instalar.

É esperado que durante o processo, seu hardware seja detectado e os pacotes de firmware necessários sejam instalados, e ao iniciar o sistema tudo esteja funcionando.

Obs.: Não confundir essa ISO com a Live Installer.

Aqui está o link direto para essa ISO (inclui o firmware non-free), se quiser testar:
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/current/amd64/iso-dvd/firmware-11.2.0-amd64-DVD-1.iso

Valeu!!! Só queria saber uma coisa, que programa você usa pra formatar USB em FAT32?

Eu não faço ideia qual a placa de rede do Inspiron 1545 mas consegui encontrar os .deb que faltam, tomara que agora vá kkkkk.

1 curtida

Uso o GNOME Discos. Ele é simples, fácil de usar e funciona bem. Se precisar fazer algo mais complexo, aí uso o GParted.

No caso do meu tablet/netbook, como existe apenas uma porta USB (economia porca da Asus), usei um cartão SD para colocar o driver .deb da placa de rede. É outra opção, caso seu notebook tenha leitor de cartão.

Teoricamente seria possível colocar o arquivo em outra partição no mesmo pendrive que você estará usando para boot, mas isso nunca deu certo comigo. Só funcionou quando coloquei em outro disco (cartão SD ou pendrive).

2 curtidas

Fechou, eu acho que vou formatar mesmo usando o GNOME Discos com um pendrive de sobra que eu tenho aqui, muito obrigado pela ajuda mano, se funcionar eu aviso aqui!

2 curtidas

se vai colocar uma iso no pendrive, basta criar com o etcher que ele já limpa tudo (acho que com ventoy tbm), não precisaria formatar antes

1 curtida

Pode não reconhecer de primeira na etapa de conectar na rede. Se isso ocorrer, volte uma etapa e avance novamente que irá funcionar. Com meu tablet/netbook foi sempre assim.

2 curtidas

Opa mano, eu tentei com o pendrive formatado em FAT 32 e não funcionou, por algum motivo não estava detectando…

Mas eu consegui instalar o Debian com rede cabeada. Não teria como eu instalar esses pacotes já a partir do Debian? Desculpa estar incomodando de novo kkk

1 curtida

Estranho não ter detectado… Tem certeza que o pacote .deb específico da sua placa estava presente?

Sim, você pode instalar os pacotes a partir do Debian. Primeiramente, verifique o meu tutorial, citado pelo @eddiecsilva acima, e instale os pacotes básicos e gerais de drivers, caso ainda não os tenha instalado.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.