De X11 a Wayland: extinção em massa de WMs?

Com o Wayland se firmando como novo padrão, e projetos de distros já cogitando abandonar o X11, teremos nos próximos anos uma multidão de window managers caindo no limbo? O que será de icewm, awesome etc.?

Lembrando que o Wayland transfere para os códigos dos compositores e window managers muitas funções que eram assumidos pelo Xorg, o que torna o trabalho de programação dos WMs muito maior.

O vídeo a seguir, do canal Karla’s Project no YouTube, faz uma síntese da questão:

Este tópico não deixa de dar continuação a outro:

Esse artigo explicou muito bem, como tentaram fazer tudo no x11 e falharam, pra isso hoje as coisas estão divididas entre portais, pipewire, wayland…

3 curtidas

Não há julgamento de valor na afirmação, OK?

Serve apenas para indicar que o desenvolvimento de compositores e window managers no Wayland é mais trabalhoso.

A perspectiva, portanto, é de não termos tanta variedade de WMs como no X11.

Ademais, já temos críticas às críticas à afirmação “Wayland breaks everything”…

Ainda bem que tem o sway para substituir com maestria o i3wm. Agora o awesome não tem um igual para wayland, na minha opinião o twm mais completo. Outro que deixaria sdds seria o bspwm, simples de configurar e usar. Mas como o mundo linux demora para ter um mudança tão significante como a extinção do xorg, acho que ainda teremos mais alguns anos pela frente de “sobrevivência” dos twm do x11, tempo necessário para estabelecer o Wayland e deixar os twm bem mais estáveis e inovadores como por exemplo o Hyprland

1 curtida

Bom, vou falar da perspectiva de quem pouco ou quase nenhum conhecimento profundo sobre o assunto e mesmo sobre linux. Uso quase que exclusivamente só twm desde que os descobri. O que falarei aí pra baixo se baseia única exclusivamente na minha experiência como usuário. E de um usuário que resolveu se forçar a usar exclusivamente o sway por 6 meses para ver no que dá (to quase no terceiro).

Acho que isso faz parte do processo de transição do X11 para o Wayland. Muito projeto legal vai ficar pelo caminho, é triste mas faz parte. Essa transição, ao que parece vai ser bem lenta. To até com a sensação de que ficará igual ao ano do desktop no linux, todo a ano a gente vai ter “esse é o ano do wayland”.

Sobre os wm/twm em si, no estado atual da coisa, existe um verdadeiro abismo no wayland. Tem o sway e o resto. E a experiência ainda tá bem longe do que se tem com um wm/twm no X11. O hyprland talvez seja o que esteja mais avançado depois do sway. Mas, confesso, não entendo o hype em cima dele, como se diz: “só tem beleza e nada faz”. Isso tudo é até esperado, afinal só agora que o wayland tem sido um pouco mais adotado. Em relação a programas, digo o mesmo, ainda são bem poucas as alternativas. E, por fim, um ponto que as vezes me incomoda, é que as documentações ainda são meio desorganizadas e algumas eu achei bem fracas.

Com exceção do sway, o que mais sinto falta no wayland são wm’s que fazem o básico bem feito e, se você quiser, te dão opções bem mais avançadas. Como o i3wm/sway. Ou o caso do bspwm que faz o básico com poucos recursos muito bem feito.

Alguns projetos, com certeza, ficaremos sem alternativa, infelizmente. O bspwm acho que é um exemplo, e olha que tem tempo que não sai uma release nova. Ele tem uma simplicidade que é genial, em meia hora você tem um ambiente pronto e nunca mais precisará mexer, ele bem básico, porém, simplesmente funciona. E outras opções como fluxbox ou openbox, simplesmente não existem alternativas usáveis no dia a dia ainda.

Existem vários projetos em andamento de wm/twm para wayland, como: dwl (inspirado no dwm), hyprland, river (em teoria um misto de dwm com bspwm), newm, qtile, sway, swayfx (fork do sway para adicionar efeitos, bordas etc.) e cagebreak (inspirado no ratpoison ), são os que consigo lembrar agora. Todos estão em estado de desenvolvimento ainda. Até tem projetos de stacking em andamento, mas são muito iniciais ainda, não dá pra instalar e usar tranquilamente no dia a dia.

Como disse aí pra cima, isso é parte de um processo de transição entre tecnologias. Projetos novos vão nascer e projetos antigos, infelizmente, ficaram pelo caminho. A grande questão é, pelo andamento da carruagem, nada será a curto prazo. O xfce, por exemplo, só terá versão compatível (tão usando o wlroots) em 2025 e a grande maioria dos wm/twm ainda estão em fase de desenvolvimento, é tudo meio cru no wayland. Um exemplo é a waybar, a principal barra (até bem parecida com a polybar) que volta e meia adiciona algum recurso básico de outras barras disponíveis no X11, exatamente porque ainda tá meio crua. Isso só será resolvido com o tempo e com a adoção do wayland por mais usuários.

P.S: olhando a wiki do Arch, tem esse link com uma lista de wm’s para wayland.
P.S²: não consigo escrever pouco, me desculpem :upside_down_face:

3 curtidas

O vídeo indicado, do Karla’s Project, mostra que os desenvolvedores do Awesome não pretendem trabalhar numa versão para o Wayland, e que os responsáveis pelo icewm e pelo Herbsluftwm tampouco pretendem.

Há a menção ao Way-cooler, um projeto da comunidade de fãs do Awesome proposto como alternativa para adoção do Wayland, mas parece que está parado.

1 curtida

vc já respondeu a questão: se o wayland exige reescrita da WM, se não forem reescritas não usarão o mesmo. mas “abandonar o X” n significa q ele n existirá. certamente aparecerá alguma distro com X por padrão, mesmo no reinado do way.

mas n fique muito esperançoso. esse domínio demorá ainda. o wayland ainda está iniciando e tem muita coisa pra mudar.

2 curtidas